Técnico Abel Ferreira segue testando alternativas no ataque do Palmeiras
05.03.2022 - 13h45
O atacante tão esperado pela torcida do Palmeiras ainda não chegou. Enquanto o clube estuda opções no mercado, o técnico Abel Ferreira vem fazendo diferentes testes para compensar a ausência de um 9 matador.
Abel Ferreira (E) e o auxiliar técnico Andrey Cebola (D) com o troféu da Recopa Sul-Americana 2022 (Foto: Conmebol) |
Desde a reta final da temporada passada, Rony vem sendo utilizado como um atacante móvel. Jogando mais avançado, o atleta oferece velocidade para atacar a linha defensiva do adversário. Na temporada atual, o jogador marcou um gol e deu duas assistências em 10 jogos disputados.
Porém, nas últimas semanas, Abel chegou a utilizar Raphael Veiga como falso 9. O meia consegue abrir espaço com seus recuos e auxilia na armação das jogadas. O técnico português chegou a falar em entrevista coletiva que a função de Veiga não mudou, mesmo atuando mais avançado na fase defensiva. Nesse modelo de jogo, Rony volta a atuar como ponta.
Contra a Inter de Limeira, pelo Paulistão, Abel fez outro teste: escalou Rafael Navarro e Deyverson juntos no ataque. Em um 4-2-3-1, com Navarro mais recuado, o time ganha em jogo aéreo e presença ofensiva. Em compensação, perde em armação e velocidade.
É de conhecimento público que o Verdão segue em busca de um atacante titular. Recentemente o clube fez uma proposta ao Flamengo por Pedro, mas o negócio não foi adiante. José Manuel López, do Lanús, está sendo monitorado.
Eduard Atuesta, do Palmeiras, em ação na final da Recopa Sul-Americana, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco/SEP) |
O colombiano Eduard Atuesta ainda vive sob fase de adaptação no Palmeiras, variando bons e maus jogos. Mesmo assim, o meio-campista lidera em número de desarmes neste Paulista.
Pelo Footstats, Atuesta possui 10 roubadas de bola, em seis partidas disputadas pelo Paulista. Uma média de 1,67 por partida. Esse dado ganha ainda mais relevância tendo em vista que o jogador é conhecido prioritariamente, por ter alguma qualidade técnica. Alguns torcedores inclusive, criticam o meia de não colocar a intensidade necessária para atuar na equipe de Abel Ferreira.
Danilo e Zé Rafael aparecem logo atrás no quesito, com oito desarmes cada um. O modelo de jogo do treinador português preza por volantes marcadores, com capacidade de recuperar bolas em zonas intermediárias do campo.
Atuesta teve participação importante na decisão da Recopa Sul-Americana contra o Athletico-PR, com assistência para o gol de Danilo, marcado no fim do duelo. O lance começou justamente, de uma roubada de bola do colombiano, no campo de ataque.
Reserva nas última duas partidas, Atuesta pode surgir como novidade na escalação dos titulares, contra o Guarani de Campinas, no próximo domingo a tarde.
- Próxima Partida: Palmeiras vs Guarani │Paulista 2022 - 10ª rodada │ 06 de março, domingo ás 16h00 horas, Allianz Parque (Transmissão: Record TV, Paulistão Play e Premiere)
Comentários