Em entrevista, após a conquista da Recopa Sul-Americana, Weverton falou sobre o momento atual do Palmeiras


03.03.2022 - 19h49
Depois do bicampeonato da Libertadores de America, do Brasileiro e da Copa do Brasil, o goleiro Weverton comemora o título da Recopa Sul-Americana com o Palmeiras.

O goleiro Weverton em ação na partida de volta da Recopa Sul-Americana, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco/SEP)

Em entrevista ao Jogo Aberto, da TV Bandeirantes, o goleiro falou sobre a grande fase do clube alviverde, e como o método de trabalho do técnico Abel Ferreira vem contribuindo para isso.

“A gente tem vivido momentos muito especiais dentro do clube, é difícil continuar vencendo, porque existem muitas equipes boas, mas temos fome de vencer. O Abel estabeleceu um lema: ‘fazer o que é preciso fazer e não o que a gente quer para continuar vencendo’. E é isso que estamos fazendo, dando sempre o melhor dentro de campo”, falou o goleiro do Palmeiras.

“Hoje, eu tenho que entender que a minha função vai além de ser só um goleiro. O Abel sempre fala que a missão dele é passar as informações para nós, mas a gente tem que ser um treinador dentro de campo, para conseguir resolver os problemas no jogo”, completou.

Weverton também ressaltou o protagonismo vivido pelo Palmeiras nos últimos anos e como a experiência vem ajudando em momentos decisivos.

“Quando chegamos agora em decisões temos mais tranquilidade, o que antes a gente não tinha. O mais importante é que o Palmeiras vai continuar brigando por títulos e sendo protagonista”, afirmou.

Além disso, o goleiro da Seleção Brasileira comentou sobre o domínio do Palmeiras diante do Athletico-PR, no jogo de volta da final da Recopa Sul-Americana.

“Eu não gosto de não ter tanto trabalho, porque fazendo as defesas você fica mais ligado no jogo. Porém, ontem, eu pouco trabalhei, porque o Palmeiras fez uma partida com muita intensidade e realmente não deu chances para o adversário”, concluiu.


Na decisão da Recopa, o time de Abel Ferreira teve diferentes protagonistas para vencer o Athletico-PR. Autor do gol que abriu o placar em uma cobrança de falta precisa, Zé Rafael foi uma das peças fundamentais na final.

De acordo com as estatísticas da Footstats, o camisa 8 palmeirense, além do gol, finalizou três vezes, deu duas assistências para finalização, acertou 34 dos 37 passos que tentou, acumulou um desarme e um drible, e sofreu três faltas.

Além de Zé Rafael, outro que se destacou foi o volante Danilo. Cria da base palmeirense, o jogador marcou o gol do título aos 43' minutos no 2º tempo, com assistência de Atuesta, que tinha acabado de sair do banco de reservas. Em todo o jogo, Danilo fez uma finalização no gol, deu duas assistências para finalizações, fez 29 passes certos, um desarme e duas interceptações, segundo dados da Footstats.


A Recopa também, foi o 5º título conquistado pelo Alviverde no Allianz Parque. Inaugurada neste atual formato em 2014, o Allianz Parque já registrou o seu primeiro título conquistado em 2015, o da Copa do Brasil, sobre o Santos, nos penais; depois em 2016, o Alviverde garantiu o Brasileiro em vitória por 1-0 sobre a Chapecoense em 27/11. 

A terceira conquista foi em cima do arquirrival, SCCP, em 08 de agosto de 2020, em decisão por penalidades; já a quarta foi a Copa do Brasil 2020, cuja final fora disputada no início de 2021, teve como adversário o Grêmio, e o Verdão venceu por 2 a 0 com gols de Crias da Academia (gols de Wesley e Gabriel Menino).

  

Além dos quatro títulos que o Palmeiras conquistou no Allianz Parque, levantou também a taça do Brasileirão 2018, na última rodada daquela edição, contra o Vitória. Entretanto, o título foi, de fato, consumado uma rodada antes, contra o Vasco da Gama, no São Januário. 

Além disso, o título desta noite reforçou outra estatística favorável do Verdão em decisões: das cinco finais de mata-mata disputadas no Allianz Parque (ou seja, a segunda de eventuais jogos de ida a e volta), quatro foram vencidas pelo Palestra: além da Recopa, houve a Copa do Brasil 2015 e 2020, e o Paulista 2020 – ficou com o vice apenas no Paulista 2018, em jogo marcado por arbitragem polêmica. 

Houve ainda, outras duas disputas de finais na arena, mas que não foram os jogos de volta decisivos (e sim os de ida): contra o Santos, pela final do Paulista 2015 (venceu por 1-0 em casa) e diante do São Paulo, pela final do Paulistão 2021 (empatou sem gols no duelo de ida, no Allianz Parque).

A decisão da Recopa com o time paranaense, pode ser considerado histórico também pelo fato de que, foi a primeira final de competição internacional realizada na história do Allianz Parque. 

No antigo estádio Palestra Italia, antes da reforma –iniciada em 2010 e concluída em 2014 -, o Alviverde participou de quatro decisões em competições internacionais: três de Copa Mercosul (1998, vitória do Palmeiras; 1999, vitória do Flamengo; e 2000, vitória do Vasco da Gama), além da final da Libertadores da América 1999 (vitória do Palmeiras). Já considerando a Recopa, Portanto são três títulos em cinco disputas internacionais na história do estádio, porém coube a esta Recopa a primazia de ser somente considerando o formato Allianz Parque (a partir de 2014).

 
  • Próxima Partida: Palmeiras vs Guarani │Paulista 2022 - 10ª rodada │ 06 de março, domingo ás 16h00 horas, Allianz Parque (Transmissão de TV: Record TV, Paulistão Play e Premiere)

Comentários