FPF lança arbitragem da Semifinal Paulista/Conmebol sorteia grupos da Libertadores 2022: Palmeiras no Grupo A


25.03.2022 - 17h30
FPF (Federação Paulista de Futebol) já escolheu a equipe de arbitragem, com juízes, assistentes e os responsáveis pelo VAR das duas semifinais do Paulista 2022. A decisão saiu nesta sexta-feira, 25

O árbitro do confronto Palmeiras v Red Bull Bragantino, que ocorrerá neste sábado 26, às 18h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, será o Luiz Flávio de Oliveira, com os auxiliares Luiz Alberto Andrini e Evandro de Melo Lima. O Rodrigo Guarizo do Amaral, será o responsável pelo (arbitro de video) VAR.

Para o confronto SCCP vs SPFC, que será disputado às 16h00 do domingo, no Morumbi, FPF escalou Vinícius Gonçalves Dias Araújo como árbitro, que será auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Leonardo Tadeu Pedro, enquanto o VAR ficará a cargo de José Claudio Rocha Filho.

Os vencedores das semifinais se enfrentarão em duas partidas na final, que estão agendadas para os dias 30 de março (quarta-feira) e 3 de abril (domingo). O finalista com a melhor campanha geral, terá o direito de decidir a final em casa.


Na sede localizada em Assunção, no Paraguai, a Conmebol sorteou nesta sexta-feira 25, os grupos da próxima Taça Libertadores de America. Campeão das duas últimas edições do torneio sul-americano, o Palmeiras conheceu seus primeiros adversários no grupo.

O Alviverde é o cabeça de chave do grupo A. Os times que estão com o Palmeiras são: Emelec do Equador, Deportivo Táchira da Venezuela, e Independiente Petrolero, da Bolívia.

Esta edição contará com oito clubes brasileiros que vão em busca do título mais importante do continente: Além do Tri-campeão Palmeiras, o América-MG, Atlético-MG, Athletico-PR, Flamengo, SCCP, Fortaleza, e RB Bragantino.

O que poucos sabem neste momento, é que a entidade máxima do futebol na América do Sul, está desde o ano passado, remodelando a taça, buscando deixar igual à original, realizando alterações estéticas, estruturais, materiais e simbólicas.

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, apresentou o novo estilo do mais cobiçado troféu da America do Sul, com um vídeo antes da grande final realizada no estádio Centenário, em Montevidéu, em novembro quando o Palmeiras superou o Flamengo por 2-1, e conquistou o Tri da América. E, assim, o clube alviverde fez historia, sendo o primeiro clube a erguer a Taça reformada.


No mesmo vídeo, Domínguez explicou o principal motivo da decisão de restaurar o troféu mais cobiçado da América do Sul. Ao mostrar a antiga taça ao lado da nova, o presidente da Conmebol disse:
“Desde 2004, a edição que Once Caldas venceu, o troféu se deteriorou com as festividades. Quando assumi a presidência da Conmebol, estabeleci o objetivo pessoal de devolver à sua versão original, aquela Copa que tanto significa para o futebol sul-americano. Missão cumprida! Aqui está a nossa gloriosa Libertadores, tal como foi concebida."

O troféu voltou a ser prata (mudou para aço), o jogador fica no topo, chutando de perna direita e não mais com a esquerda. Modificações foram feitas na base da esfera e, na decoração no corpo, além da volta de molduras.

Para a restauração da taça original, Conmebol recorreu à Platería Camusso, localizada em Lima no Peru, que foi a empresa que fez a primeira versão do troféu. O responsável pela condução do trabalho foi Carlo Tonani Camusso.

No vídeo do troféu da Copa Libertadores publicado por Alejandro Domínguez é possível notar o extenso processo do qual, o objeto teve de passar. A base de madeira, e as placas dos times campeões foram recondicionadas.

“As orelhas têm escadas dentro, que representam um estádio. A quadra seria a parte plana. Você vê uma circunferência que representa o mundo. O jogador que representa o jogador de futebol latino-americano no topo do mundo. E a coluna central que eleva o jogo latino-americano a um nível mundial. Tudo está conectado e tem uma representação, um simbolismo” -concluiu Camusso.

A edição 2022 da Libertadores, contará com grupos variados; alguns mais equilibrados do que outros.
O grupo mais complicado entre os oito parece ser o do SCCP, que tem o argentino Boca Juniors, como cabeça de chave, além de Deportivo Cali da Colômbia, e Always Ready da Bolívia.

A fase de grupos do torneio continental iniciará com 32 times, dia 5 de abril, enquanto as oitavas-de-final ocorrem a partir do dia 28 de junho/2022; as quartas-de-finais, em 2 de agosto; as semifinais, 30 de agosto, e a grande final única, será dia 29 de outubro, no Estádio Monumental de Guayaquil, do Equador.

O campeão do principal torneio de clubes da América do Sul, vai receber $ 16 milhões de dólares (R$ 76 milhões). Com a soma de todas outras fases, a quantia pode chegar a até $ 25 milhões de dólares (R$ 119 milhões).

Confiram a formação dos oitos grupos da Taça Libertadores 2022:
Grupo A: Palmeiras, Emelec, Deportivo Táchira e Independiente Petrolero

Grupo B: Athletico-PR, Libertad, Caracas e The Strongest

Grupo C: Nacional, Vélez Sarsfield, Red Bull Bragantino e Estudiantes de La Plata

Grupo D: Atlético-MG, Independiente del Valle, Deportes Tolima e América-MG

Grupo E: Boca Juniors, SCCP, Deportivo Cali e Always Ready

Grupo F: River Plate, Colo-Colo, Alianza Lima e Fortaleza

Grupo G: Peñarol, Cerro Porteño, Colón e Olimpia

Grupo H: Flamengo, Universidad Católica, Sporting Cristal e Talleres

  • Próxima Partida: Palmeiras vs RB Bragantino │ Paulista 2022 - Semifinal 1/1 │ 26 de março, sábado ás 18h30, Allianz Parque (Transmissão: Paulistão Play, YouTube e Premiere)

Comentários