Após arbitragem polêmica na final paulista, FPF divulga áudio do VAR



31.03.2022 - 18h30
A FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgou o áudio do VAR no momento em que um pênalti foi marcado para o SP, contra o Palmeiras na final do Paulista. O lance ocasionou no primeiro gol dos donos da casa, na final.

Na jogada em questão, a bola tocou a mão esquerda de Marcos Rocha dentro da área após cruzamento. Inicialmente, o árbitro Douglas Marques das Flores considerou o braço do lateral "recolhido ao corpo, colado ao corpo".

Porém, José Cláudio Rocha, responsável pelo VAR, considerou o braço "antinatural, ampliando seu espaço" corporal e recomendou a revisão do lance. No monitor, Douglas Marques ressaltou que, no campo, achou que a bola tinha atingido o braço direito, não o esquerdo, e concluiu que era "tiro penal e sem cartão" por se tratar de um cruzamento.



Após a partida, Paulo Buosi, que é o atual vice-presidente do Palmeiras, criticou de forma veemente a arbitragem. O dirigente citou até uma "interferência direta" no resultado.

Na cobrança do pênalti, o centroavante argentino Calleri, abriu o placar para o rival, nos momentos finais do primeiro tempo. Na segunda etapa, Pablo Maia e mais uma vez o atacante argentino ampliaram, até que Raphael Veiga diminuiu para o Palmeiras.

FPF também se pronunciou acerca das polêmicas do jogo de ida da final do Paulista 2022. Por meio de nota, a entidade reconheceu que as postagens da presidente da Comissão de Arbitragem, Ana Paula de Oliveira, foram inadequadas e também comunicou o afastamento de uma assistente após comentários em rede social.

Depois da partida, Ana Paula publicou, em seu perfil no Instagram, uma foto (abaixo) junto aos profissionais da arbitragem no Morumbi, com a legenda “Orgulho!”. A imagem causou polêmica, visto que o pênalti assinalado ao fim do primeiro tempo, a favor dos mandantes, gerou discussões. O vice-presidente do Verdão, Paulo Buosi, citou “interferência direta” no resultado. O técnico Abel Ferreira, por sua vez, disse que o “Paulista está inquinado (manchado)”.

 

Já antes do apito inicial, a mandatária postou, nos Stories, vídeos gravados no estádio do Morumbi, em que torcedores são-paulinos aparecem nas filmagens.

A federação afirmou que os vídeos “foram gravados em um camarote destinado à FPF no estádio do Morumbi, espaço reservado a diretores, funcionários e convidados da entidade. No local, havia convidados torcedores do rival, uma vez que o estádio contava com torcida única, por determinação dos órgãos de segurança”.

“A Federação Paulista de Futebol informa que alertou Ana Paula Oliveira de que suas postagens foram inadequadas. A presidente da Comissão de Arbitragem reconhece que as postagens foram inapropriadas e que publicou com intuito de valorizar a final da competição”, concluiu.

A polêmica, entretanto, não ficou restrita a Ana Paula e se estendeu a Maria Eduarda Silva Pires. A assistente escreveu, em seu perfil do Twitter, que o Palmeiras não conseguia ganhar o campeonato invicto, algo “para poucos”. Ela também criticou o time do Morumbi, afirmando que “como sempre, o São Paulo não tem goleiro”, seguido de risadas.

A FPF considerou as publicações de Maria “inaceitáveis”, informando que “a afastou imediatamente do quadro e está apurando o caso”. A assistente, que ainda não atuou em jogos de equipes profissionais, suspendeu seu perfil.

O jogo de volta da decisão do torneio estadual ocorrerá no domingo. O pontapé inicial no Allianz Parque, será á partir de 16h00 (hora de Brasília).

A nota da FPF, na íntegra:
Após diálogo com a Presidência da Comissão de Arbitragem, a Federação Paulista de Futebol vem a público esclarecer fatos repercutidos após a primeira final do Paulistão Sicredi 2022.

1 - A presidente da Comissão de Arbitragem, Ana Paula Oliveira, afirma que os vídeos publicados em seu Instagram pessoal durante a cerimônia de abertura de São Paulo x Palmeiras foram gravados em um camarote destinado à FPF no estádio do Morumbi, espaço reservado a diretores, funcionários e convidados da entidade. No local, havia convidados torcedores do São Paulo, uma vez que o estádio contava com torcida única, por determinação dos órgãos de segurança.

2 - A Comissão de Arbitragem argumenta que, por meio de sua presidente ou de membros do órgão, há um acompanhamento in loco de grande parte das partidas, sempre em posições similares à que ocorreu no Morumbi, em ambientes destinados à FPF.

3 - Diante das inaceitáveis publicações realizadas pela assistente Maria Eduarda Silva Pires em seu Twitter, a Comissão de Arbitragem a afastou imediatamente do quadro e está apurando o caso;

Por fim, a Federação Paulista de Futebol informa que alertou Ana Paula Oliveira de que suas postagens foram inadequadas. A presidente da Comissão de Arbitragem reconhece que as postagens foram inapropriadas e que publicou com intuito de valorizar a final da competição.


O Palmeiras definiu nesta quinta-feira, o empréstimo de Renan (foto) ao RB Bragantino. O zagueiro de anos 19 assinou contrato com a equipe do interior paulista até o fim desta temporada, sem opção de compra. A informação foi divulgada pelo portal UOL Esporte.

 

O jovem zagueiro perdeu espaço no Alviverde, em 2022: disputou apenas duas partidas neste Campeonato Paulista. Cria da base, ele subiu ao time profissional em 2020 e ganhou notoriedade no ano seguinte, quando entrou em campo 41 vezes, sendo titular em 37 oportunidades.

Renan, que pode atuar como zagueiro e lateral esquerdo, está vinculado ao Palmeiras até o fim de 2025. Como principais opções para a defesa central, Abel Ferreira conta com Gustavo Gómez, Benjamin Kuscevic, Luan, Murilo e Jailson, volante que também atua no setor.

O jovem defensor teve destaque nas duas campanhas vencedoras do Palmeiras na Libertadores, em 2020 e 2021. Renan também participou do título da Copa do Brasil no primeiro ano citado.

Após perder o primeiro confronto da final, por 3-1, o Palmeiras precisa vencer por por no minimo, dois gols de diferença para levar a decisão do Paulista para os pênaltis. A partida de volta, no Allianz Parque, está confirmada para o domingo.

  • Próxima Partida: Palmeiras vs SPFC│Paulista 2022 - Final 2/2│03 de abril, domingo 16h00, Allianz Parque (RecordTV, Estádio TNT Sports, HBO Max, YouTube, Premiere e Paulistão Play)

Comentários