Qual o motivo do Palmeiras negociar Kevin apesar de buscar atacantes no mercado




05 janeiro 2024 - 09h50
Por que Palmeiras aceita negociar Kevin mesmo buscando atacantes no mercado 

A diretoria do Palmeiras levou em consideração alguns fatores para encaminhar a venda do atacante Kevin ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por quase R$ 65 milhões. O clube busca atacantes no mercado da bola, mas não vai segurar o jovem cria da base alviverde, de 21 anos.
 
Kevin em duelo contra o Boca Juniors pela Libertadores — Foto: Miguel Schincariol / AFP

O que aconteceu?
Segundo o Uol, Kevin e seu estafe solicitaram a transferência para o clube ucraniano. O Uol noticia que o jovem queria atuar mais em 2024, e não tinha grandes expectativas para a temporada que vai começar.

O Shakhtar quer o jogador desde a Copinha do ano passado, e apresentou um projeto para o jogador ser um dos principais nomes da equipe, já que perdeu muitos nomes importantes desde a guerra com a Rússia.

Valor elevado da proposta por um atleta que não é titular pesou. Kevin só atuou em nove jogos em 2023, e o Palmeiras avalia que a proposta de quase R$ 65 milhões, mais bônus, por um atleta que não é muito utilizado por Abel é um bom negócio. 

Muitos concorrentes na posição. Kevin é um ponta que joga pelos lados do campo, setor que o Palmeiras já tem muitas peças. Artur, Bruno Rodrigues, Dudu, Luis Guilherme, Estevão, Breno Lopes e Rony são jogadores que já exerceram essa função — Caio Paulista pode ser mais um nome quando oficializado como reforço do Alviverde. 

Palmeiras tem revelado muitos atletas com as mesmas características de Kevin. Há uma avaliação interna que as categorias de base produzem muitos atletas com qualidade parecida à do jovem de 21 anos, como Estevão e Kauan Santos — protagonistas nesta edição da Copinha. 

O Palmeiras tem 50% dos direitos econômicos do jogador. Os outros 50% são do Desportivo Brasil, onde Kevin começou a carreira na base. Há conversas para o Alviverde adquirir mais 20%, elevando assim seu lucro com a negociação. 

Kevin sairá do Palmeiras com apenas um título no profissional: o Brasileirão 2023. Na base, ele conquistou o Brasileirão sub-20 (2022), a Copa do Brasil sub-20 (2022) e duas Copinhas (2022 e 2023, quando foi eleito o craque da competição).


Palmeiras estreia goleando na Copinha 2024
Atual bicampeão, o Palmeiras estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior, na tarde de quinta-feira, 4/1, com goleada por 7-0 sobre a Queimadense-PB. Na Arena Barueri, Estevão (2x), Allan, Talisca, Gilberto, Riquelme e Vitor André marcaram os gols do triunfo.

O alviverde é lider do Grupo 24, com três pontos — a mesma pontuação do anfitrião Oeste, que venceu o União ABC-MS mais cedo, mas à frente pelos critérios de desempate. O clube paraibano, por sua vez, está na lanterna.

Os garotos do Palmeiras voltam a campo domingo, 7, diante do União ABC-MS - 20h00 (Hora de Brasília) - novamente na Arena Barueri. Mais cedo, 17h45, a Queimadense encara o Oeste, no mesmo estádio.

Os gols do Palmeiras contra a Queimadense-PB
O 1º gol veio aos 12 minutos, após toque de braço do defensor da Queimadense-PB dentro da área, o árbitro assinalou pênalti para o Palmeiras. Estevão cobrou com tranquilidade, deslocando o goleiro adversário para abrir o placar em Barueri.

Quatro minutos depois, Allan ampliou. O camisa 20 recebeu passe em profundidade de Kauan Santos, driblou o goleiro e tocou para o fundo do gol; 2-0.

Na volta do intervalo, Estevão aos 22, fez mais um. Após lançamento de Ian, o camisa 10 palmeirense chutou de primeira com a parte de fora do pé esquerdo fazendo o terceiro gol alviverde.

Quatro minutos depois, Gilberto cobrou escanteio, e o zagueiro Vareta entrou finalizando de primeira. Aos 35', o próprio lateral-direito ficou com a sobra após corte dentro da área e chutou forte no gol: 5-0. Depois, Riquelme aos 38', após outra sobra, e Vitor André aos 45' após cobrança de escanteio, sacramentaram a goleada por 7-0 contra a Queimadense-PB na estreia da Copinha.


Gabriel Menino tem contrato renovado

O Palmeiras segue com sua rotina de renovações de peças do elenco.  E estendeu o vínculo do meio-campista Gabriel Menino até dezembro de 2027, dois anos a mais que o antigo acordo, que se encerrava no fim de 2025. Com o novo contrato, Menino terá valorização salarial. A informação foi publicada inicialmente pelo perfil @saimon_man, no Twitter, e confirmada pelo site Nosso Palestra.

Antes, o alviverde anunciou as renovações de Marcos Rocha e Marcelo Lomba, ambos por mais um ano, além de Murilo até 2027. Há expectativa de prorrogação de contratos de outros titulares, seguindo um padrão já estabelecido no clube.

No início de 2023, o agente do jogador comentou sobre a extensão contratual:
– É um atleta revelado pelo clube, que ganhou títulos importantes, reencontrou seu melhor futebol, sua posição de titular e está muito motivado para seguir fazendo um grande ano – disse Nick Arcuri.

Gabriel Menino é o último jogador da primeira leva de ‘Crias de Academia’ utilizados por Vanderlei Luxemburgo, em 2020. Com 197 jogos e 16 gols, assumiu a titularidade desde a saída de Danilo ao clube inglês Nottingham Forest, porém passou os últimos meses se recuperando de fratura no tornozelo.


Caio Paulista é anunciado pelo Palmeiras
 

O lateral-esquerdo Caio Paulista ex-São Paulo e Fluminense assinou com o Alviverde por cinco temporadas, e tornou-se o terceiro contratado do clube para 2024, ao lado do volante Aníbal Moreno, ex-Racing, e do atacante Bruno Rodrigues, ex-Tombense e que estava emprestado no Cruzeiro.
  • Próximo jogo: Novorizontino x Palmeiras │ Paulistão 2024 - 1ª Rodada │ Data: 21/01 Hora: 16h00 - Estádio Jorge Ismael de Biasi (Transmissão: Paulistão Play e CazéTV [YouTube])

Comentários