Em 1º jogo-treino no novo ano, Caio Paulista atuou no ataque / Elenco realizou o 1º treino desta sexta-feira
12 janeiro 2024 - 13h00
O elenco do Palmeiras treinou na manhã desta sexta-feira, na Academia de Futebol, a primeira sessão de treinos em dois períodos por dia, desde a reapresentação para a pré-temporada, na segunda 08/1. O treino a tarde será 16h00.
Os jogadores aperfeiçoaram fundamentos, principalmente passes rápidos, movimentações, quebras de linha, cruzamentos e finalizações. Os objetivos e as dificuldades foram feitos com o auxílio de estacas. Na sequência, houve um treino técnico em dimensões reduzidas, com duas equipes de oito componentes em campo. A equipe que vencia enfrentava a de fora.
Após saída conturbada do São Paulo, Caio Paulista foi anunciado no Palmeiras como um jogador polivalente que atua como lateral, ala ou ponta-esquerda. Movimentos recentes no alviverde, como a venda de Kevin e a maneira como o novo reforço foi utilizado no jogo-treino desta quinta-feira, indicam que o jogador terá importância para o ataque.
Existe possibilidade de Caio Paulista servir para uma dobra de laterais no corredor esquerdo, com Piquerez atuando na linha dos três zagueiros, enquanto o ex-são-paulino joga na linha de meio-campistas, como um ala. No entanto, o primeiro teste do jogador no alviverde foi como atacante.
Caio Paulista atuou na segunda escalação que foi a campo no jogo-treino contra o Rio Branco-SP, na manhã desta quinta. Na ocasião, ele formou o trio de ataque ao lado de Luís Guilherme e Rony. Em contrapartida, o jogador não entrou nenhuma vez como lateral ou ala (o Palmeiras jogou, principalmente, no 4-3-3).
Caio Paulista em jogo-treino diante do Rio Branco — Foto: Palmeiras/by Canon
O 1º jogo-treino do novo ano terminou com goleada sobre o Rio Branco-SP por 4-0 na última quinta-feira, 11, na Academia, com gols de Luís Guilherme, Mayke e Rafael Coutinho, do sub-20, que fez duas vezes. Os próximos serão sábado 13, também na Academia, contra Suzano ás 10h00 e São Caetano 16h00.
A atividade foi dividida em três tempos de 30 minutos. O time inicial do alviverde foi formado por Weverton; Marcos Rocha, Naves, Murilo e Wendell (sub-20); Fabinho, Atuesta e Jhon Jhon; Wesley (Sub-16), Flaco López e Breno Lopes.
O jovem Wesley se destacou nos lances individuais pela direita e o melhor lance foi um escanteio no final do trabalho: após "casquinha" de Fabinho, Flaco cabeceou forte exigindo grande defesa do goleiro adversário.
A segunda escalação teve Weverton; Garcia, Naves, Murilo e Vanderlan; Aníbal Moreno, Zé Rafael e Erick Belé (sub-17); Luis Guilherme, Rony e Caio Paulista. Gómez e Luan entraram na metade da movimentação.
Na reta final, Luis Guilherme pressionou o goleiro, que chutou em cima do palmeirense e a bola entrou: 1-0.
A terceira equipe foi composta por Marcelo Lomba; Gilberto (sub-20), Gómez, Luan e Piquerez; Richard Ríos, Rafael Coutinho (sub-20) e Raphael Veiga; Mayke, Bruno Rodrigues e Kidani (sub-20).
O segundo gol foi de Rafael Coutinho, que chutou rasteiro da entrada da área. Na sequência, o atacante Kidani fez fila pela esquerda, entrou na área e cruzou para Coutinho marcar o segundo dele, agora de cabeça. No fim, depois de escanteio de Veiga pela direita, Mayke finalizou de cabeça e fechou o placar de 4-0.
Após a venda do jovem Kevin ao Shakhtar Donetsk, o elenco conta agora com Breno Lopes e Dudu como opções de origem na ponta-esquerda. Bruno Rodrigues também pode jogar no setor, mas deve brigar por vaga no comando do ataque, que ainda não tem definido o futuro substituto de Endrick, que em breve se apresenta ao Real Madrid.
E portanto, Caio Paulista surge como um nome útil ao lado esquerdo do ataque quando Breno Lopes sair de campo. Isso, entretanto, não impede nem anula possibilidade do jogador de 25 anos ser utilizado por Abel Ferreira nas outras partes do corredor.
Por fim, o elenco segue preparação para a temporada 2024. A equipe estreia no estadual dia 21/1, contra o Novorizontino, em Novo Horizonte, SP. Antes disso, o elenco ainda tem mais dois jogos-treino confirmados para o próximo sábado, contra Suzano e São Caetano, na Academia de Futebol.
Na estreia do estadual, o Palmeiras completará a marca de 5.000 jogos realizados no Estado de São Paulo, desde a fundação do clube.
De 1915 até 2023, já foram disputadas 4999 jogos em 99 municípios paulistas, contra 415 adversários diferentes, entre clubes, combinados e seleções locais e nacionais.
O retrospecto alviverde é de 2.818 triunfos, 1204 empates, 977 reveses, 10.100 gols-pró, 5.368 gols-contra.
- Próximo jogo: Novorizontino x Palmeiras │ Paulistão 2024 1ª Rodada │ Data: 21/01 Hora: 16h00 Estádio Jorge Ismael de Biasi (Transmissão: Paulistão Play, CazéTV [YouTube])
Comentários