Palmeiras estreia contra a Queimadense em busca do tricampeonato inédito da Copinha




04 janeiro 2024 - 12h00
O time Sub-20 do Palmeiras entra em campo nesta quinta-feira, 4, para começar a campanha que busca sacramentar o inédito tricampeonato da Copinha.

O Palmeiras enfrenta a Queimadense nesta quinta-feira,e a bola rola a partir das 17h30 (Hora de Brasília), na Arena Barueri - sede dos times do Grupo 24 nesta primeira fase.
 
Sub-20 do Palmeiras ganhou sua 1ª Copinha em 2022 — Foto: Palmeiras

O Palmeiras é o atual bicampeão da competição, e busca um inédito tricampeonato seguido no torneio. Apesar de ter ganho seu 1º troféu de 'Copinha' em 2022, o alviverde já foi campeão da Supercopa São Paulo de Futebol Júnior 1995, uma 'Supercopinha', em final eletrizante contra o rival São Paulo. 

Após empate por 0-0, o atacante Rogério marcou o gol de ouro (golden goal em inglês, também conhecido como 'morte súbita') decretando o titulo ao Palmeiras pelo placar de 1-0. 

Após a partida, os jogadores alviverdes mal tiveram tempo de celebrar, pois ocorreu uma verdadeira guerra entre torcedores que invadiram o gramado do Pacaembu O saldo final do conflito, segundo dados da Polícia Militar, foram 102 feridos (80 torcedores e 22 policiais) e o falecimento de um torcedor são-paulino. 

A competição ocorreu 8/agosto a 20/agosto/1995, e contou com 31 partidas com 16 clubes: Além de Palmeiras, o Atlético-MG, Botafogo-SP, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Guarani, Internacional, Juventus-SP, Marília, Nacional-SP, Ponte Preta, Portuguesa, Santos e São Paulo. E a transmissão na TV foi realizada pela ESPN e Rede Bandeirantes.


Já na Copinha, entre todos os campeões, ninguém conseguiu ainda o titulo por três vezes de forma consecutiva. Corinthians (1969/1970 e 2004 /2005), Atlético-MG (1975/1976), Santos (2013/2014) e Ponte Preta (1981/1982), são as equipes além do Palmeiras em 2022 e 2023, que faturaram o bicampeonato seguido no certame.

Em contraste com o alviverde, a Queimadense chega para sua segunda disputa da Copinha. A primeira foi em 2019, quando acabou eliminada ainda na 1ª fase, com três derrotas, no grupo que contava com o Primavera-SP, Fortaleza e Sertãozinho-SP.

Com sede em Barueri, será a segunda edição em que o Palmeiras mandará seus jogos na arena da cidade. Em 2013, os Crias da Academia chegaram à semifinal da competição, atuando no estádio.

A torcida terá entrada gratuita para assistir ao espetáculo, com entradas liberadas pelos portões 2 e 3, referentes ao setor B, na Avenida Prefeito João Vila-Lobos Quero.

Além da Queimadense, o grupo ainda conta com Oeste e União ABC, que se enfrentam também nesta quinta, às 15h15 (de Brasília), na mesma Arena Barueri.

Endrick, Kaique e Michel convocados
O Palmeiras terá mais um representante na Seleção Brasileira que disputará o Torneio Pré-Olímpico. Na última quarta-feira, o técnico Ramon Menezes convocou o goleiro Kaique para o lugar de Andrew, que não foi liberado pelo Gil Vicente, de Portugal.

Antes de se apresentar à Seleção, o goleiro disputará os dois primeiros jogos da Copinha pelo alviverde. Os outros dois palmeirenses convocados são o atacante Endrick e o zagueiro Michel, e dia 8/janeiro estarão na Granja Comary, em Teresópolis.

A lista de Ramon Menezes também teve outras modificações, anteriormente. O meia Danilo, do Nottingham Forest, e o lateral Luan Cândido, do Red Bull Bragantino, não foram liberados pelas equipes e o treinador chamou Mauricio (Internacional) e Kaiki Bruno (Cruzeiro) para as vagas.

A competição na Venezuela ocorre entre os dias 20/janeiro e 11/fevereiro, e classifica os dois primeiros colocados para as Olímpiadas 2024, em Paris. O Brasil está no Grupo A e, na 1ª  fase encara Colômbia, Bolívia, Equador e Venezuela. A estreia será contra a Bolívia, dia 23.

  • Próximo jogo: Novorizontino x Palmeiras │ Paulistão 2024 - 1ª Rodada │ Data: 21/01 Hora: 16h00 - Estádio Jorge Ismael de Biasi (Transmissão: Paulistão Play e CazéTV [YouTube])

Comentários