Seneme diz que árbitro errou por não expulsar Zé Ivaldo ao cometer pênalti em Endrick, do Palmeiras
04 julho 2023 - 13h30
Wilson Seneme, presidente da comissão de arbitragem da CBF, considera que o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima (RS) errou ao não expulsar Zé Ivaldo, do Athletico-PR, no pênalti cometido em cima de Endrick, do Palmeiras, logo aos dois minutos do jogo de domingo, na Ligga Arena. O jogo parou no empate 2-2, pelo Brasileirão.
No Papo de Arbitragem em que analisa os lances polêmicos da rodada, Seneme explicou que a decisão de dar o pênalti foi correta, mas houve um erro na interpretação da cotovelada apenas como jogada temerária. Jean Pierre agora, passará por um período de reciclagem.
1° lance analisado foi o pênalti de Zé Ivaldo em Endrick. Cartão vermelho sequer foi cogitado nos diálogos entre os árbitros.🤦🏻Erro absurdo de todas as partes Seneme afirmou que o vermelho deveria ter sido aplicado. 🟥https://t.co/a7XO3lAxok
— Raymond Castilho (@CastilhoRa68943) July 4, 2023
– A regra é muita clara em relação a isso. Quando diz que não estando o cotovelo, o braço, associado junto a uma disputa de bola, indo de encontro ao adversário imediatamente, passa a poder se interpretar como uma ação de conduta violenta. Como não seria conduta violenta? Se não tivesse força suficiente, mas ele põe o braço flexionado, faz o movimento adicional, contra a cabeça do atacante do Palmeiras. Para nós, deveria, sim, ter sido considerada a expulsão – declarou.
Quando acionado pelo VAR para analisar o lance, Pierre diz que a jogada seria de pênalti e cartão amarelo para jogada temerária. Segundo Seneme, o primeiro erro do árbitro foi a distância em relação ao lance.
– A gente vê o Jean Pierre a uma distância muito longa da ação. Para ações profundas na área de meta, o árbitro precisa de uma aproximação maior para ver detalhes. Com uma distância tão grande, inclusive com um jogador na frente, que pode bloquear o ângulo de visão, fica difícil analisar a jogada no tempo real. Por isso teve que haver uma revisão da ação.
– Para ser considerado braço temerário, teria de considerar a disputa pela bola. Mas como não houve, é uma conduta violenta. O Jean, a decisão final é dele, teve oportunidade de revisar a jogada. Vemos um acerto técnico no pênalti, mas um erro pela disputa. É um caso de cartão vermelho, deveria ter sido aplicado – acrescentou.
– Vamos conversar com o Jean, ele vai entrar para o programa de assistência ao desempenho da arbitragem, um período de análise, para poder, enfim, trabalhar os conceitos do que é uma ação de conduta violenta.
O lance gerou mais uma polêmica entre Palmeiras e CBF. Após o jogo, o auxiliar João Martins declarar que "era ruim para o sistema" o Verdão vencer duas vezes seguidas o titulo do Brasileirão.
Organizada do Palmeiras protesta em frente à CBF, critica Seneme e canta: 'Esse VAR é uma vergonha'
4 julho, 2023, 10:12 ESPN
Integrantes da Mancha Verde, principal organizada do Palmeiras, estiveram em frente à sede da CBF, no Rio de Janeiro, para protestar contra Wilson Luis Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da entidade.
Torcida Mancha Verde esteve em frente à sede da CBF para protestar contra a arbitragem (Foto: Reprodução)
A principal razão é a nota oficial emitida pela organização após as fortes declarações de João Martins depois do empate em 2 a 2 contra o Athletico-PR, no último domingo (2), pelo Campeonato Brasileiro.
Com cantos como “esse VAR é uma vergonha”, “não é mole não, a CBF está roubando meu Verdão”, “P***, a CBF é a vergonha do Brasil”, “O CBF, presta atenção, o João falou tudo com razão”, a Mancha tinha faixas estendidas com críticas a Seneme e à CBF. O protesto ainda teve queima de fogos e instrumentos musicais.
No último domingo, João Martins, auxiliar de Abel Ferreira, fez duras acusações contra a arbitragem por conta de supostos erros seguidos contra o Palmeiras na competição. Em contrapartida, a CBF emitiu uma nota oficial falando em “xenofobia” do português e informando que iria ao STJD contra o profissional do Verdão.
Logo em seguida, o clube alviverde emitiu nova nota listando os erros de arbitragem sofrido pelo Palmeiras, e defendeu o auxiliar-técnico João Martins.
Próximos jogos do Palmeiras
São Paulo (F): 05/07, 19h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Flamengo (C): 08/07, 21h (de Brasília) - Brasileirão
São Paulo (C): 13/07, 20h (de Brasília) - Copa do Brasil
- Próximo Jogo: São Paulo x Palmeiras │ Copa do Brasil - Quartas de Final 1/2 │ Data: 05/07 Hora 19h30 Morumbi (Transmissão: Amazon Prime Video [streaming])
Comentários