Base resolve? Após saídas, jovens ganham mais espaço // Próximos três jogos tem algozes; veja sequência




10 julho 2023 - 14h08
O time de futebol do Palmeiras passa por uma fase de instabilidade na temporada. Com apenas uma vitória conquistada nos últimos seis jogos, terá de enfrentar uma sequência indigesta contra São Paulo (no Allianz Parque), Internacional (no Beira-Rio), e Fortaleza (Allianz Parque).

Além de serem adversários bem posicionados na atual tabela do Brasileirão, há outro fator que eleva a dificuldade dos duelos: o retrospecto recente. Na última vez que o Palmeiras enfrentou as três equipes, foi derrotado.

Na próxima quinta-feira, o alviverde recebe o São Paulo, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, no Allianz Parque. Na ida, semana passada, saiu derrotado por 1-0 pelo rival no Morumbi.

Três dias depois, a delegação palmeirense viaja ao sul do país para enfrentar o Internacional, no Beira-Rio, pela 15ª rodada do Brasileiro. A última vez que as equipes se encontraram foi em novembro do ano passado, pelo nacional.

Na época, o Palmeiras já tinha confirmado seu hendecacampeonato, e cumpria tabela nas rodadas finais. Em gols de Alemão, Maurício, e Romero, o Inter venceu por 3-0.

Dia 22/julho, recebe o Fortaleza pela 16ª rodada do Brasileirão. A equipe comandada por Abel Ferreira já enfrentou o time cearense nesta temporada, mas pelas oitavas de final da Copa do Brasil. E o Palmeiras os eliminou com 3-1 no placar agregado. A vantagem foi construída na ida, quando o alviverde venceu por 3-0. No jogo de volta, o Fortaleza venceu por 1-0 na Arena Castelão.


Luto✟ A palmeirense Gabriela Anelli, de 23 anos, infelizmente faleceu na manhã desta segunda-feira, depois de ser ferida durante briga entre torcedores do lado de fora do Allianz Parque, sábado, no empate do Palmeiras e Flamengo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), ela foi atingida por uma garrafada e levada em estado grave ao Hospital Santa Casa, no centro da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

O titular da Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE), informou que um homem envolvido na confusão foi detido, teve o flagrante convertido em prisão preventiva pela Justiça, e vai responder por homicídio doloso consumado.

A Polícia Militar entrou em ação, usando gás de pimenta e bombas de efeito moral nas ruas Caraíbas e Palestra Itália. Houve relatos de agressões, com garrafas sendo atiradas na direção, inclusive, dos policiais. Há muitos bares e ambulantes nas imediações do estádio. Até o jogo precisou ser paralisada por duas vezes, porque jogadores e torcedores que estavam nas arquibancadas ficaram com olhos irritados pelo gás de pimenta. 

O tumulto só foi encerrado com a chegada do Batalhão de Choque, já após o apito final. A cavalaria da PM também entrou em ação. Informações de que flamenguistas tentaram invadir o clube circularam naquela noite, mas não foram confirmadas pela direção do Palmeiras. Havia uma festa junina para associados.

O Palmeiras e Flamengo divulgaram abaixo, notas lamentando o falecimento da torcedora, e cobraram providências das autoridades.




A base resolve? Sem reforços e após saídas de jogadores que não corresponderam, Palmeiras diminui elenco e vê garotos da base, ganharem mais espaço no elenco principal.

Leila esteve no CT do clube, chamado de Academia de Futebol do Palmeiras — (Foto: Palmeiras)

A janela de transferências do futebol brasileiro abriu na última segunda-feira, mas as movimentações do Palmeiras foram somente saídas. O goleiro Vinicius Silvestre, o meia Tabata, e os atacantes Giovani e Rafael Navarro deixaram o grupo nas últimas duas semanas.

Isto fez com que o elenco, já enxuto, ficasse ainda mais curto: são 26 jogadores no grupo, incluindo Atuesta, que passou por cirurgia no joelho.

Como ainda não chegaram reforços no meio deste ano, a base tem ocupado espaço. Luis Guilherme, por exemplo, não é listado como parte do elenco profissional, mas está sendo usado com frequência por Abel Ferreira.

Como está o elenco do Palmeiras:

Goleiros (3): Weverton, Marcelo Lomba e Kaique
Laterais (5): Marcos Rocha, Mayke, Garcia, Piquerez e Vanderlan
Zagueiros (4): Gustavo Gómez, Luan, Murilo e Naves
Volantes (6): Zé Rafael, Gabriel Menino, Richard Ríos, Fabinho, Jailson e Atuesta
Meias (3): Raphael Veiga, Jhon Jhon e Luis Guilherme*
Atacantes (6): Dudu, Artur, Rony, Endrick, Breno Lopes e Flaco López

*Não é listado no elenco profissional

No gol, a diretoria liberou Vinicius Silvestre, terceira opção, ao Portimonense de Portugal, para promover Kaique, titular do Sub20. Ele ficará atrás de Weverton e Marcelo Lomba no restante do ano.

As saídas de Giovani e Tabata ocorreram por diferentes motivos: o primeiro foi vendido ao Al Sadd, do Catar, por 9 milhões de euros (R$ 47 milhões), pois não vinha sendo tão usado e o clube precisava de uma negociação para equilibrar finanças. Luis Guilherme então, ganhou espaço.

Já o segundo desejava atuar mais, e pediu para se transferir ao Qatar SC. Tabata chegou ano passado e era visto como um substituto de Gustavo Scarpa, mas não teve destaque em quase um ano no Palmeiras.

Navarro, que nunca contou com o prestígio da torcida, virou quarta opção entre centroavantes, atrás de Rony, Endrick e López. Por isso, foi emprestado ao Colorado Rapids, dos Estados Unidos.

A saída destes jogadores pode abrir ainda mais espaço aos garotos. E há na torcida a preocupação se este elenco será suficiente para resistir ao calendário com Brasileirão, e os mata-matas da Copa do Brasil e Libertadores.

Houve, inclusive, protesto da Mancha Alviverde na frente da sede da Crefisa, empresa da presidente Leila Pereira, cobrando por reforços.

No meio-campo, o clube já estava em busca de um primeiro volante, desejo desde a saída de Danilo, e nas últimas semanas Zé Rafael se machucou. A saída de Abel foi adaptar Gabriel Menino para jogar mais recuado com Richard Ríos.

Desde que chegou ao Palmeiras, Abel Ferreira já usou 35 jogadores revelados na base.

Destes, 23 fizeram sua estreia com o português: Garcia, Lucas Sena, Henri, Lucas Freitas, Michel, Naves, Ian, Vanderlan, Fabinho, Jhon Jhon, Luis Guilherme, Pedro Bicalho, Pedro Lima, Yago Santos, Aníbal, Endrick, Fabrício, Giovani, Kevin, Marcelinho, Newton, Pedro Acácio e Vitinho.

O clube vai buscar reposições? A presidente diz que sua diretoria está no mercado, e a grande busca é por um volante mais marcador. O clube, porém, fará uma movimentação que não impacte as finanças. Na primeira janela, chegaram Richard Ríos e Artur.

Abel, sempre que perguntado, diz que o Palmeiras tem uma estratégia definida: ''O clube não é de hoje que tem um perfil, uma ideia, uma filosofia. Ou vamos buscar jogadores que façam a diferença, ou vamos apostar no que temos aqui no clube'' – disse, há duas semanas.

No empate de sábado, seis dos 12 atletas no banco de reservas foram formados no alviverde: Endrick, Fabinho, Naves, Luis Guilherme, Vanderlan, e Jhon Jhon.

Quatro deles entraram juntos aos 46 minutos do 2º tempo: Naves, Fabinho, Luis Guilherme e Endrick.

É o pior momento da atual gestão do clube, no futebol?

No último sábado, Palmeiras cedeu o empate ao Flamengo, pela 14ª rodada do Brasileirão. E segue sem vencer há quatro rodadas no nacional.

O alviverde não passava por um jejum de quatro jogos sem triunfos, desde a edição 2021, e conquistou apenas uma vitória nos últimos seis jogos de 2023. O mais recente foi contra o Bolívar, na fase de grupos da Libertadores.


  • Próximo Jogo: Palmeiras x São Paulo │ Copa do Brasil Quartas de Final 2/2 │ Data: 13/07 Hora: 20h00 Allianz Parque (Transmissão: Amazon Prime Video [streaming])

Comentários