Palmeiras joga mal, sofre gol do São Paulo no fim e perde por 1-0 na ida das Quartas de Final da Copa do Brasil




05 julho 2023 - 22h13
Nesta quarta-feira (5), São Paulo e Palmeiras fizeram o primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. Na fria noite paulistana, em pleno Morumbi, o Choque-Rei só foi ser decidido no fim: 1 a 0 para o time da casa e vantagem tricolor para o confronto de volta pela competição nacional de mata-mata.

O segundo embate entre as equipes será disputado no dia 13 de julho, uma quinta-feira, às 20h (de Brasília), no Allianz Parque. Além da vaga às semifinais, quem avançar garante premiação de R$ 9 milhões aos cofres.

Por conta do triunfo — sacramentado aos 37 minutos do segundo tempo, em golaço de Rafinha —, os comandados de Dorival Júnior têm a vantagem do empate na casa palestrina. Vitória do Verdão por um gol de diferença leva a disputa às penalidades máximas.

Tanto São Paulo quanto Palmeiras, agora, voltam suas atenções para a Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor vai até Bragança Paulista para encarar o Bragantino, às 16h (de Brasília) do domingo — enquanto o Alviverde recebe o Flamengo, às 21h do dia anterior, no Allianz Parque.
O Choque-Rei —  No anúncio das respectivas escalações titulares, surpresas: Calleri fez trabalho intensivo para se recuperar de problema lombar e foi ao jogo, ao passo que João Martins optou por uma mudança estrutural tática, e alinhou o Palmeiras com três zagueiros.

Luan, pois, iniciou a partida fechando a linha de cinco defensiva, mas com um pouco mais de liberdade para flutuar na intermediária do que Gustavo Gómez e Murilo. Era uma postura clara do Verdão, que suportou a pressão inicial da torcida no Morumbi para, aos poucos, ditar o ritmo ofensivo do confronto.

Dudu foi a peça-chave do ataque. Com muita movimentação, o 'Baixola' caiu pelo meio, encontrou espaços e comandou o ataque — inclusive em cabeceio perigoso, aos 15 minutos da etapa inicial.

A grande chance do primeiro tempo, entretanto, saiu dos pés de Calleri. Aos 31, Arboleda lançou o ataque em profundidade, com belo passe da defesa. O argentino matou no peito, desbancou a marcação e, cara a cara com Weverton, conseguiu dar um chapéu desajeitado no arqueiro. Com o gol livre, porém, o atacante chutou para fora.

A partir daí, o Tricolor cresceu. A oportunidade que melhor simbolizou o crescimento do time da casa ocorreu aos 41, quando Wellington Rato fez grande jogada individual na entrada da área e chutou firme, alto, para bela defesa de Weverton — que espalmou para escanteio. O Palmeiras só levou susto em batida de longe de Richard Ríos.

Segundo tempo —  O alviverde voltou do intervalo ainda com dificuldades sérias de conseguir criar oportunidades de gols, enquanto o time da casa ameaçava em subidas de Alan Franco, Caio Paulista, e Pablo Maia.

Aos 16', Wellington Rato foi para cima de Piquerez, fez a finta e arriscou colocado, de fora da área, à meia-altura. Weverton não chegou nela, mas a bola passou tirando tinta da trave direita do goleiro.

Dois minutos depois, Endrick partiu em velocidade, levou bola para dentro da área e armou o chute — só que, na hora da finalização, foi travado.

Nos 33', a melhor chance do jogo nos últimos 45 minutos. Juan fez boa jogada pela lateral, não desistiu do lance após cair dentro da área e, tirando Weverton da foto, serviu Wellington Rato pelo meio. Com o gol livre, o camisa 27 chutou fraco e Luan, em cima da linha, afastou o perigo.

Minutos depois, o são-paulino Rafinha recebeu fora da área e arriscou um chute forte, e a bola desviou levemente na cabeça de Luan, matando a chance de defesa do goleiro Weverton. 1-0 e fim de jogo no Morumbi.

Atuações
Os conceitos dos jogadores no Morumbi (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo):
Weverton [GOL]: Regular
Mayke [LD]: Regular
Gustavo Gomez [ZAG]: Regular
Murilo [ZAG]: Regular
Luan [ZAG]: Péssimo
Piquerez [LE]: Péssimo
Richard Ríos [MEIO]: Péssimo
Gabriel Menino [MEIO]: Regular
(Jhon Jhon) [MEIA]: Péssimo
Veiga [MEIA]: Péssimo
(Luis Guilherme) [MEIA]: Péssimo
Endrick [ATA]: Regular
(Flaco López) [ATA]: Péssimo
Dudu [ATA]: Péssimo
(Breno Lopes) [ATA]: Regular

Endrick travou um bom duelo com Arboleda, porém só aos 40'/1T levou perigo. Fez um golaço, mas infelizmente em jogo parado por impedimento. No 2T, teve só uma chance (Foto: Palmeiras/by Canon)

FICHA TÉCNICA
Jogo: São Paulo 0-1 Palmeiras │ Copa do Brasil - Quartas de Final 1/2
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Data: 05 julho 2023 - quarta-feira
Horário: 19h30 (Hora de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
VAR: Daiane Muniz (SP)
Público: 54.593
Renda: R$ 4.169.660,00
Cartões amarelos:(SPFC)Pablo Maia, Gabriel Neves, David, W.Rato; (SEP) Mayke, Gómez
Gol: (SPFC) Rafinha 37'/2T

SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Robert Arboleda, Alan Franco (Diego Costa) e Caio Paulista; Pablo Maia, Gabriel Neves (Alisson), Rodrigo Nestor (David) e Wellington Rato; Luciano (Rodriguinho) e Calleri (Juan).
Técnico: Dorival Júnior.

PALMEIRAS: Weverton, Mayke, Gustavo Gomez, Murilo, Luan e Piquerez; Richard Ríos, Gabriel Menino (Jhon Jhon), Raphael Veiga (Luis Guilherme), Endrick (Flaco López) e Dudu (Breno Lopes).
Técnico: João Martins (auxiliar)

  • Próximo Jogo: Palmeiras x Flamengo │ Brasileiro 14ª rodada │Data: 08/07 Sábado. Horário: 21h00 Allianz Parque [Transmissão: SporTV e Premiere]

Comentários