Palmeiras responde CBF com comunicado divulgado nesta segunda-feira; Paulo Nobre também se manifestou




03 julho 2023 - 15h30
O Palmeiras respondeu a nota divulgada pela CBF em relação as declarações de João Martins, após o empate com o Athletico-PR no último domingo, 02/07, que foi marcado por arbitragem polêmica e expulsão de um jogador do Palmeiras. O português fez uma série de críticas ao Brasileirão e chegou a dizer que o sistema não vai deixar o alviverde ser campeão nacional duas vezes seguidas. Após isso, nesta segunda-feira a CBF anunciou que vai tomar medidas no STJD contra as declarações de João.

Em resposta, Palmeiras deixa claro que CBF foi "agressiva" em sua nota oficial e realizou alguns questionamentos em relação a arbitragem. Além disso, o clube reiterou que vai acreditar no julgamento e integridade do Superior Tribunal de Justiça Desportiva para analisar o atrito entre a Confederação Brasileira, e o Palmeiras.

Abaixo, o comunicado divulgado pelo Palmeiras.
3 de julho de 2023 - 12:38
Diante da agressiva nota oficial divulgada nesta segunda-feira (3) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Sociedade Esportiva Palmeiras propõe alguns questionamentos, sempre no sentido de defender os direitos do clube e contribuir com a melhora do produto futebol:

– Por que o comunicado da CBF é endereçado exclusivamente ao Palmeiras, sendo que profissionais de outra equipe da Série A fizeram, também ontem, comentários semelhantes aos do auxiliar técnico João Martins?

– Por que a opinião de um profissional português sobre o futebol brasileiro causou tanto desconforto à CBF se a própria entidade, como é de conhecimento público, busca um treinador estrangeiro para comandar a Seleção Brasileira?

– Qual teria sido a conduta “xenofóbica” de João Martins? Elogiar a qualidade dos jogadores brasileiros?

– Se a gestão da Comissão de Arbitragem investe tanto assim em tecnologia, por que o nosso VAR é incapaz de apontar objetivamente se uma bola ultrapassou ou não a linha de gol, como aconteceu no recente duelo entre Palmeiras e Bahia, pelo Brasileiro?

– Por que o atleta Zé Ivaldo, do Athletico-PR, não foi expulso ontem, após acertar uma cotovelada na nuca do atacante Endrick, em lance revisado pelo VAR?

– Por que no jogo entre Palmeiras e São Paulo, pela Copa do Brasil de 2022, o VAR não traçou a linha de impedimento no lance que originou o gol do nosso adversário e que nos custou a eliminação? Por que a imagem da revisão desta jogada sumiu?

– Por que a Comissão de Arbitragem da CBF, presidida por Wilson Seneme, nunca pediu desculpas ao Palmeiras pelo erro grave cometido pelo VAR na Copa do Brasil do ano passado?

– Por que o Palmeiras, na rodada seguinte após a mais recente Data Fifa, não pôde contar com nenhum de seus três atletas convocados para a Seleção Brasileira?

A Sociedade Esportiva Palmeiras, ao longo dos anos, sempre se preocupou em construir uma relação de saudável parceria com a Confederação Brasileira de Futebol. Há cerca de três semanas, a presidente Leila Pereira esteve na sede da entidade, no Rio de Janeiro (RJ), para conversar com Wilson Seneme, de quem ouviu a promessa de melhorias imediatas na arbitragem.

Na semana seguinte, o vice-presidente da Comissão de Arbitragem, Emerson Carvalho, e o gerente técnico do VAR, Periclés Bassols, chegaram a realizar uma palestra para os profissionais do clube na Academia de Futebol, também com a presença da presidente Leila Pereira.

Contudo, diante da nota oficial divulgada pela CBF e dos reiterados erros graves cometidos contra o Palmeiras, entendemos ser este o momento oportuno de demonstrar, em público, a nossa indignação. Não queremos ser beneficiados, mas exigimos que as regras sejam aplicadas com isonomia.

Confiamos na independência do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), evocado pela CBF, e temos convicção de que o órgão dará ao auxiliar João Martins o tratamento equilibrado que lhe compete.


Ex-presidente do Palmeiras, Paulo Nobre manifestou-se após polêmica entre o clube alviverde e CBF, externada publicamente nesta segunda-feira 03/07, após críticas do auxiliar técnico João Martins na coletiva pós-jogo.

Após o empate 2-2 na Ligga Arena, válida pela 13ª rodada da Série A do Brasileiro, o português, que comandou o alviverde no lugar do suspenso Abel Ferreira, criticou a arbitragem nacional e apontou que "é ruim para o sistema o Palmeiras ganhar (o Brasileirão) dois anos seguidos". Além disso, Martins declarou que "na Europa, não veem jogos do Brasileiro porque parece mais teatro do que futebol".

A fala gerou uma resposta contundente da CBF. Na manhã desta segunda-feira 03/07, a entidade nacional acusou o auxiliar de xenofobia, criticou pesadamente as declarações e reiterou que irá ao STJD "para que ele (João Martins) revele qual seria o esquema ou o sistema no futebol brasileiro que não permite que o melhor vença". 

O Palmeiras logo contra-atacou. Em comunicado, defendeu o auxiliar, pediu isonomia, apontou agressividade da CBF e questionou a entidade em oito pontos diferentes, voltando a citar erros de arbitragem contra a equipe.

Nas redes sociais, Paulo Nobre demonstrou concordar com o auxiliar técnico e pediu para que a diretoria atual do Palmeiras "faça bastidor".
 

"A grande verdade é que só montar um grande time não basta no Brasil, pois o mesmo esforço que jogadores e CT têm que ter nos treinos e nos jogos, é necessário ter fora de campo nos bastidores — não para seu time ser beneficiado, mas simplesmente para não ser tão prejudicado! Caso contrário, “o sistema” tenta democratizar e socializar a esportividade tentando evitar que um time tenha muita hegemonia", disse o ex-presidente.

"Fazer bastidor é trabalhar a prevenção de um mal, e, se isso for feito apenas depois do prejuízo causado, o leite já terá sido derramado! É um trabalho chato e semanal… a FPF fica ao lado da Academia de Futebol e a CBF fica a 40 min de voo, pousando em Jacarepaguá", indiciou Nobre.

Abaixo, a integra do que disse Paulo Nobre:
"Concordo com tudo que o excelente Auxiliar Técnico João Martins desabafou ontem! O futebol brasileiro (não os jogadores) é motivo de chacota aqui na Europa pela péssima organização, pela complacência da fraquíssima arbitragem sem critérios e pela nossa ilusão de termos o campeonato mais competitivo do mundo! Com relação a essa pluralidade de times vitoriosos, se analisarmos a fundo, encontraremos muitas situações estranhas a respeito da normalidade e transparência dentro de campo! E tudo acaba caindo no esquecimento e se banalizando sob a justificativa de que “são coisas do futebol”!

A grande verdade é que só montar um grande time não basta no Brasil, pois o mesmo esforço que jogadores e CT têm que ter nos treinos e nos jogos é necessário ter fora de campo nos bastidores, NÃO PARA SEU TIME SER BENEFICIADO, mas simplesmente para não ser tão prejudicado! Caso contrário, “o sistema” tenta democratizar e socializar a esportividade tentando evitar que um time tenha muita hegemonia.

O Abel está corretíssimo hoje em dizer “contra tudo e contra todos”, pois no momento somos a bola da vez e nosso sucesso incomoda muita gente, e, além de termos que lutar esportivamente para vencer os motivados adversários, nós deveríamos também trabalhar nos bastidores para não sermos engolidos pelo sistema…. Só que essa função não cabe ao Abel, ao João Martins nem à CT!

Fazer bastidor é trabalhar a prevenção de um mal, e, se isso for feito apenas depois do prejuízo causado, o leite já terá sido derramado! É um trabalho chato e semanal… A FPF fica ao lado da Academia de Futebol e a CBF fica a 40 min de voo, pousando em Jacarepaguá. 😜

Que Deus nos proteja, pois, depois dos acontecimentos nos últimos 3 jogos do Brasileirão, só rezando mesmo!"


Jogos da 13ª Rodada da Série A, e tabela atualizada do Brasileirão Série A 2023

A 13ª rodada começou sábado 1º/julho, e termina nesta segunda-feira.

Jogos de sábado:
São Paulo 1-0 Fluminense
Bahia 1-2 Grêmio
Flamengo 2-0 Fortaleza
Internacional 0-0 Cruzeiro

Jogos de Domingo:
Corinthians 0-1 Red Bull Bragantino — 11h00
Athletico-PR 2-2 Palmeiras — 16h00
Atlético-MG 2-2 América-MG — 16h00
Botafogo 2-0 Vasco — 16h00
Cuiabá 3-0 Santos — 18h30

Segunda-feira:
Goiás 1-2 Coritiba — 20h00

Standings provided by Sofascore

  • Próximo Jogo: São Paulo x Palmeiras │ Copa do Brasil - Quartas de Final 1/2 │ Data: 05/07 Hora 19h30 Morumbi (Transmissão: TV Globo, SporTV, Prime Vídeo e Premiere)

Comentários