PALMEIRAS VENCE BARCELONA-EQU POR 2-0 E SOBE NA CLASSIFICAÇÃO DA LIBERTADORES 2023


 

03/05/2023 - 23h45
Nesta noite de quarta-feira 3, o Palmeiras visitou o estádio Monumental, em Guayaquil, em duelo com o Barcelona-EQU pela 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Com gols de Raphael Veiga e Gustavo Gómez, venceu por 2 - 0, obtendo seu segundo triunfo na competição, chegando ao #2 lugar no Grupo C do continental.

No outro jogo do grupo, o Bolívar goleou o Cerro Porteño por 4-0 no Paraguai, e tem seis pontos na liderança.

Atual classificação do Grupo C, na Libertadores 2023 (Imagem: TV Globo)

A partida — Já aos 3' minutos, o Barcelona chegou com um cruzamento para a área, com Agustín Rodríguez cabeceando com perigo e o goleiro alviverde mandando a bola para escanteio. Depois, o camisa 9 equatoriano recebeu bola de Corozo, mas escorregou na hora de chutar dentro da área.

O primeiro ataque alviverde foi aos 13 no 1T. Gabriel Menino acionou Dudu pela esquerda e o 'Baixola' carregou para o meio, chutando de fora da área com categoria. Mendoza, entretanto, encaixou a defesa. Oito minutos depois, outra boa chance: Veiga arriscou da intermediária e a bola sobrou para Mayke que, de frente para o gol, preferiu o cruzamento. A zaga equatoriana defendeu o lance.

Depois da substituição de Murilo, com um problema no ombro, veio a alegria. Aos 33', Veiga recebeu de Menino e deu ótimo passe futuro para Rony. O 'Rústico' esperou a bola quicar e tocou de primeira, superando o goleiro Mendoza na velocidade, porém Pineida surgiu para salvar o gol praticamente, sob a linha.

No fim do primeiro tempo, o alviverde, que pouco a pouco assumia o controle do jogo, chegou mais uma vez com perigo. Luan fez o passe em profundidade buscando Veiga, mas a bola passou pelo camisa 23 e sobrou para Rony. O atacante tocou na saída de Mendoza, mas o goleiro do Barcelona fez boa defesa com a mão direita.

Aos 43', mais uma vez Rony foi acionado dentro da grande área. Após passe em profundidade, o atacante deu um toque na bola para tirar do goleiro Mendoza, que o atropelou em cheio: pênalti bem marcado pelo árbitro. Na cobrança, Veiga tirou do goleiro tocando no meio do gol: 0-1. O meia comemorou beijando a faixa preta de luto, em homenagem ao Dr. Gustavo Magliocca, que infelizmente faleceu nesta quarta-feira.

Segundo tempo - Logo após a saída de bola para o último tempo, Rony arrancou pelo meio e em grande jogada individual, chutou prensado, e ganhou um escanteio. Na cobrança do corner, Gaibor desviou para o meio da própria área e Gustavo Gómez apareceu livre para completar de peixinho, e ampliar a vantagem alviverde no placar, 0-2.

Nos 11' minutos, o time equatoriano tentou reagir. Leonai Souza arriscou chute de longe e carimbou a trave esquerda de Weverton. Minutos depois, foi a vez de Preciado assustar o goleiro palmeirense, em chute forte.

Com o tempo passando na etapa final, o time mandante da noite, tentava atacar cada vez mais: Luca Sosa e Gabi Cortez também quase marcaram um gol. E o alviverde chegou a responder com boas ofensivas de Piquerez e Zé Rafael, mas felizmente o placar permaneceu inalterado até o apito final do árbitro Andres Rojas.

Murilo desloca o ombro:
Depois cumprir suspensão nos dois primeiros jogos da Libertadores 2023, Murilo fez sua estreia no continental, em Guayaquil. E durou apenas 26 minutos. Após disputa de bola na intermediária, Murilo deslocou o ombro e teve de ser substituído.

Luan entrou em seu lugar, e reeditou a dupla de zaga bicampeã da Libertadores com Gustavo Gómez.

O departamento médico já está ocupado com as presenças de Marcos Rocha (lesão na coxa esquerda), Atuesta (lesão no joelho direito) e Tabata (transição física) — este último, já próximo de retornar.

Na próxima rodada da Libertadores, o alviverde vai até Assunção para encarar o Cerro Porteño, dia 25/5, quinta-feira. O Barcelona de Guayaquil, por sua vez, visita o Bolívar na altitude de La Paz, dia 23/5 terça-feira.

No domingo, no estádio da Serrinha, o Palmeiras visita o Goiás às 18h30 (de Brasília) pela quarta rodada da competição nacional de pontos corridos.

Os conceitos dos jogadores na partida desta quarta-feira (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo):
21-Weverton [GOL]: Bom 
12-Mayke [LD]: Regular
15-Gustavo Gómez [ZAG]: Bom 
26-Murilo [ZAG]: Bom
13-(Luan) [ZAG]: Regular
22-Piquerez [LE]: Regular
8-Zé Rafael [VOL]: Bom 
25-Gabriel Menino [VOL]: Regular
23-Veiga [MEIA]: Ótimo
27-(Richard Ríos) [VOL]: Regular
14-Artur [ATA]: Péssimo
32-(Garcia) [LD]: Péssimo
7-Dudu [ATA]: Regular
19-(Breno Lopes) [ATA]: Péssimo
10-Rony [ATA]: Regular
29-(Rafael Navarro) [ATA]: Péssimo

Luto ✟ Após o falecimento do Dr. Gustavo Magliocca nesta quarta-feira 3, os jogadores atuaram com uma faixa preta de luto no braço esquerdo, em homenagem e respeito ao coordenador médico do clube, que lutava contra um câncer no cérebro desde março de 2020.

Ele foi um dos responsáveis pela implementação do Núcleo de Saúde e Performance, batizado recentemente com o seu nome como forma de homenagem do clube.

Em fevereiro, o alviverde também realizou uma homenagem no aniversário do médico, que dedicou 10 anos ao Palmeiras. Antes do apito inicial, todos os jogadores e membros da comissão técnica se perfilaram para a foto pré-jogo e mostraram uma camisa personalizada com o nome de Gustavo, com o número de sua idade, 42.

FICHA TÉCNICA
Jogo: Barcelona (Equador) 0-2 Palmeiras │ Libertadores 3ª Rodada
Local: Estádio Monumental, em Guayaquil - Equador
Data: 3 Maio 2023 — quarta-feira
Horário: 21h30 (Hora de Brasília)
Árbitro: Andres Rojas (Fifa-Colombia)
Assistentes: Sebastian Vela e Jhon Gallego (ambos Fifa-Colombia)
VAR: Leonard Mosquera (Fifa-Colombia)
Cartões amarelos: (BSC) Pineida, Fabián Bustos e Carlos Rodríguez; (SEP) Rony, Luan e Veiga
Gols: (SEP) Raphael Veiga, aos 48'/1T, Gustavo Gómez 2'/2T

BARCELONA-EQU: Mendoza; Velasco (Portocarrero), Carlos Rodríguez, Luca Sosa e Pineida; Gaibor, Leonai Souza, Ortíz (Preciado) e Damián Díaz (Cortez); Corozo (Fydriszewski) e Agustín Rodríguez (Bauman)
Técnico: Fabián Bustos

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo (Luan) e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Veiga (Richard Ríos); Artur (Garcia), Dudu (Breno Lopes) e Rony (Rafael Navarro)
Técnico: Abel Ferreira
  • Próximo Jogo: Goiás x Palmeiras │ Brasileiro Série A 2023 4ª Rodada │ Data: 07/05 Hora: 18h30 estádio Hailé Pinheiro (Transmissão: Premiere)

Comentários