Palmeiras derrota Cerro Porteño em Asuncion pela Libertadores, e sobe na classificação
Rony em disputa bola com o jogador do Cerro Porteño nesta quarta 24/5/2023, no estádio La Nueva Olla. (Foto: Palmeiras/by Canon)
24/05/2023 - publicado ás 22h08
Palmeiras encaminhou sua classificação aos mata-matas da Libertadores 2023, graças ao triunfo na noite desta quarta-feira 24, no Estádio General Pablo Rojas, em Asuncion, por 0-3 contra o Cerro Porteño. O duelo foi válido pela quarta rodada da fase de grupos do campeonato continental.
A partida em 'La Olla Azulgrana' foi movimentada. Báez foi expulso no primeiro tempo após dar solada em Artur, enquanto Richard Ríos tomou cartão vermelho na etapa final após o juiz interpretar que o colombiano teria atingido com o braço no rosto de Cardozo Lucena do time mandante. Além das duas expulsões: Artur teve boa atuação, com dois gols; Rony deu duas assistências e marcou o 3º gol, quebrando seu jejum; e o criticado Jailson voltou a ser utilizado pelo técnico Abel Ferreira.
A partida — O jogo começou com alguns momentos de sustos. Luan, que furou bola a ser afastada na defesa e Rony, em lance promissor no ataque, e com os donos da casa tentando pressionar mais, com mais posse de bola.
O alviverde começou apostando em contra-ataques, e em saídas com velocidade de Rony e Dudu. Um início de jogo mais estudado, apoiado nas estratégias de cada time. Mas isso mudou aos 14 minutos da etapa inicial.
Na entrada da área, Báez solou Artur e levou a chuteira à canela do palmeirense. Andrés Matonte inicialmente aplicou o cartão amarelo mas, após receber recomendação do VAR e checar o lance nos replays, expulsou o defensor do time mandante. Facundo Sava precisou mudar a disposição tática da equipe paraguaia e 'sacrificou' Carrizo — que foi substituído pouco depois, para a entrada de Rivas.
Aos 24', Zé Rafael aproveitou erro na saída de bola do Cerro e tocou ao Rony em profundidade, e o 'Rústico' rolou para Artur livre no contra-ataque, que chegou chutando de 1ª. Golaço no ângulo de Jean: 0-1.
Aos 28' e 33' o alviverde voltou ao ataque . Na primeira, Zé arriscou e forçou a defesa do goleiro; na segunda, Gómez cabeceou forte após cobrança de falta e, de novo o goleiro interviu.
Minutos depois, Rony ganhou bom passe em profundidade de Zé Rafael, mérito também para Veiga, que fez a movimentação, e penetrou a área. Porém, o atacante cara a cara com Jean, chutou por cima do gol. Aos 44' o 'Rústico' perdeu sua grande chance após aproveitar rebote em chute de Veiga, o camisa 10 com o gol aberto e sem goleiro, mandou para fora.
Segundo tempo - Gabriel Menino tabelou com Rony perto da área, mas o volante demorou o suficiente para ser desarmado. Na jogada proveniente disso, Churín cabeceou bola perigosa em direção ao gol de Weverton.
Aos 12', o ataque alviverde teve êxito. Em passes na intermediária de Mayke ao Gabriel Menino, de Menino pra Dudu, que tocou para Rony em profundidade na lateral, e o camisa 10 achou Artur dentro da área: 0-2.
Os donos da casa quase diminuíram em seguida quando Luan cometeu erro ao recuar muito mal para Weverton, e praticamente deu uma assistência ao Churín. O atacante deu um leve toque na bola para tirar do goleiro, mas a bola apenas raspou a trave.
Minutos depois, Rony acabou com o jejum de gols. O 'Rústico' recebeu ótimo passe em profundidade de Luan, driblou o goleiro em velocidade e rolou a bola para o fundo do gol: 0-3.
No momento em que o jogo já se encaminhava para os minutos finais, o árbitro uruguaio Andrés Matonte decidiu aplicar cartão vermelho direto ao Richard Ríos. O meiocampista foi atropelado pelas costas por Cardozo Lucena. E o árbitro interpretou que o movimento do braço do colombiano durante a queda foi faltoso, e que teria atingido o rosto do adversário.
Nos últimos minutos de jogo, Luan falhou novamente na saída de bola, e entregou a bola de presente para Churín, mas o atacante do Cerro viu Weverton fazer a defesa. Depois, Morales no último lance do jogo, também perdeu um gol. Fim de jogo e mais um triunfo alviverde, fora de casa.
Os conceitos dos atletas no duelo em Asunción (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo)
21-Weverton [GOL]: Bom
12-Mayke [LAT]: Regular
15-Gómez [ZAG]: Bom
13-Luan [ZAG]: Péssimo
22-Piquerez [LAT]: Regular
Zé Rafael [MEIO]: Bom
30-(Jailson) [VOL]: Péssimo
25-G.Menino [MEIA]: Péssimo
27-(Richard Ríos) [MEIA]: Regular
23-Veiga [MEIA]: Regular
40-(Jhon Jhon) [MEIA]: Regular
14-Artur [ATA]: Bom
7-Dudu [ATA]: Regular
19-(Breno Lopes) [ATA]: Péssimo
10-Rony [ATA]: Bom
18-(Flaco López) [ATA]: Pouco tempo em campo/Sem conceito
Gustavo Gómez, do Palmeiras, atuou de mascara de proteção o jogo inteiro contra o Cerro Porteño, pela fase de grupos da Libertadores, no estádio La Nueva Olla (Foto: Palmeiras/by Canon)
FICHA TÉCNICA
Jogo: Cerro Porteño 0-3 Palmeiras │ Libertadores 2023 - 4ª Rodada
Local: Estádio General Pablo Rojas, em Asunción, Capital do Paraguai
Data: 24 Maio 2023 — quarta-feira
Horário: 19h00 (de Brasília)
Árbitro: Andrés Matonte (Uruguai)
Assistentes: Nicolas Taran (Uruguai) e Martin Soppi (Uruguai)
VAR: Andrés Cunha (Uruguai)
Cartões amarelos: (CCP)Piris da Motta e Cardozo Lucena; (SEP)Piquerez e Gustavo Gómez
Cartões vermelhos: (CCP)Báez; (SEP)Richard Ríos
Gols: (SEP) Artur 24'/1T, 12'/2T; Rony 22'2T
CERRO PORTEÑO: Jean; A.Espínola, Piris da Motta, J.Patiño (Álvarez) e Báez; Wilder Viera (Bobadilla), Cardozo Lucena, Galeano e C.Aquino (Fariña); Carrizo (Rivas) e Diego Churín
Técnico: Facundo Sava
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, G.Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael (Jailson), G.Menino (Richard Ríos) e Veiga (Jhon Jhon); Artur, Dudu (Breno Lopes) e Rony (Flaco López)
Técnico: Abel Ferreira
Graças ao triunfo desta quarta, o alviverde soma nove pontos no Grupo C, da Libertadores 2023. E alcança a vice-liderança atrás do Bolívar. A mesmo pontuação, mas os bolivianos tem vantagem no saldo de gols. Cerro Porteño e Barcelona de Guayaquil estacionaram nos três pontos. Nessa situação, tanto Palmeiras quanto Bolívar só não se classificam ás oitavas caso sofram goleadas nas últimas rodadas. Apesar disso, um deles já estará classificado no mata-mata, pois há o duelo direto entre os dois times.
Na próxima partida da competição continental, o Palmeiras recebe o Barcelona de Guayaquil às 21h30 (de Brasília) dia 7 de junho. No dia anterior, o Cerro Porteño vai encarar a altitude de La Paz, contra o Bolívar.
- Próximo jogo: Atlético-MG x Palmeiras │ Brasileirão Série A 2023 - 8ª Rodada │ Data 28/05 Hora 18h30 Mineirão (Transmissão: Premiere)
Comentários