Rony é duvida na decisão das Oitavas da Copa do Brasil / Escolha de Vuaden revolta torcedores
11/07/2022 - 19h15
O técnico Abel Ferreira do Palmeiras, corre risco de ter mais desfalques na equipe alviverde, para a partida decisiva válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, contra o rival SPFC. O atacante Rony sentiu uma lesão durante a partida contra o Fortaleza, no último domingo, e foi substituído pelo atacante promovido da base, Gabriel Silva.
O atacante Rony (D), em jogo contra o Fortaleza EC, válido pela 16ª rodada Brasileirão Série A, na Arena Castelão. (Foto: Cesar Greco/ SEP)
Até o momento, o Palmeiras ainda não divulgou informações sobre o laudo com estado da lesão do Rony. A delegação com todo o elenco que viajou a Fortaleza, ganhou folga de segunda-feira e retoma os treinos na manhã desta terça-feira 12, já visando a preparação para o clássico e decisivo Choque-Rei contra o rival SPFC.
Caso Rony desfalque o Alviverde na decisão da Copa do Brasil, Abel Ferreira terá dores de cabeça em escolher seu substituto, já que Rafael Navarro e Gabriel Veron tratam de lesão.
Nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), no Allianz Parque, Palmeiras e São Paulo decidem quem avança às quartas de final do torneio. Na ida, que aconteceu no Morumbi, o Verdão saiu atrás por 1 a 0, gol marcado por Patrick.
Após visitar o Fortaleza na Arena Castelão, no último domingo pela 16ª rodada do Brasileirão, o alviverde não conseguiu sair do empate em 0-0 contra o lanterna da tabela. Apesar de alguns sustos, criou chances para sair com a vitória. O triunfo não veio. E o objetivo agora, é não permitir que o momento cause tumultos que possam atrapalhar o planejamento da equipe alviverde, para o restante da atual temporada.
Depois do empate, o alviverde está a três jogos seguidos sem triunfar pelo nacional. Antes da partida de domingo, 10, sofreu revéz para o Athletico-PR na rodada anterior em casa, e empatou fora com o Avaí, na Ressacada, mas se mantém na liderança com 30 pontos. Ainda conta com o melhor saldo de gols, e a defesa menos vazada do campeonato.
O desempenho da equipe alviverde já foi melhor na temporada. Apesar disso, não saiu ainda do #1 lugar no Brasileiro, e segue vivo nos mata-matas da Libertadores.
O foco atual é decisão da Copa do Brasil. Na quinta-feira, receberá no Allianz Parque, o rival SPFC, pelo jogo de volta 2/2/ das oitavas de final. Na ida no estádio Morumbi, o rival venceu por 1-0. Placar que obriga o alviverde a buscar uma vitória por dois gols de diferença, para avançar de fase.
Para a decisão diante do indigesto rival estadual, o técnico Abel Ferreira viu a CBF anunciar, nesta segunda-feira 11, a equipe de arbitragem e o escolhido para apitar no campo não agradou. Trata-se do gaúcho Leandro Vuaden, arbitro bastante criticado pelo treinador palmeirense em jogos passados.
Em 2017, após oito anos como integrante do quadro da FIFA, Vuaden foi retirado pela Comissão de Arbitragem da CBF, junto de outros dois árbitros brasileiros: Pericles Bassols e Héber Roberto Lopes. (Foto: Estadão Conteúdo)
No dia 06 de outubro/2020, Vuaden apitou o jogo: América-MG 2-1 Palmeiras. Revés válido pela 24ª rodada do Brasileirão daquele ano. A atuação de Vuaden foi bastante contestada pelo Abel Ferreira, na coletiva pós-jogo:
"Não tenho nada contra (o árbitro Vuaden), mas desejo que não apite o Palmeiras. Contra o SP, pênalti claro em Luiz Adriano e não viu! Hoje, vermelho direto no homem que fez falta no Rony. Há fatores que influenciam muito no resultado. Arbitragem amadora" - disse Abel.
Abel citou na época, o polêmico lance em um Choque-Rei disputado no estádio Morumbi, em fevereiro de 2021. O então centroavante alviverde Luiz Adriano, sofreu carga do zagueiro são-paulino dentro da grande área, mas o árbitro Vuaden ignorou o lance, nem chegou próximo do VAR. Já na decisão de um torneio curto, contra o Flamengo, a ''Supercopa do Brasil 2021'', Abel também sofreu com o mesmo árbitro, e levou cartão vermelho ainda no 1º tempo da decisão.
Após as reclamações do treinador, a direção palmeirense enviou pedido formal a CBF, para que o árbitro Leandro Vuaden não apitasse suas partidas.
Apesar disso, para a decisivo Choque-Rei contra o rival, estão escalados o árbitro Leandro Vuaden, e os auxiliares Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau. Emerson de Almeida Ferreira comanda o VAR (árbitro de vídeo). Vários torcedores se indignaram com a escolha da CBF para a arbitragem do clássico, e promoveram uma hashtag ''#VuadenNão'', que chegou a subir aos trending topics do Twitter.
- Próxima Partida: Palmeiras v SPFC │ Copa do Brasil - Oitavas de Final 2/2 │ 14 de Julho, Quinta-feira ás 20h00, Allianz Parque (Transmissão: Amazon Prime)
Comentários