Abel Ferreira fez palestra na 26ª Bienal do Livro



08/ Julho/ 2022 - 08h59
O técnico português Abel Ferreira se encontrou com o público de uma maneira diferente do que está habituado. Já que é acostumado a ver a torcida pelas arquibancadas do Allianz Parque. O técnico do Palmeiras realizou uma palestra na 26ª Bienal do Livro de São Paulo, e foi ovacionado muitas vezes pelos público presente.

Falando sobre o seu livro “Cabeça fria, coração quente”, o treinador palmeirense conversou com o embaixador português Luis Faro Ramos sobre diversos temas, como a sua carreira no Palmeiras, e a importância da família, e da educação. 

O livro: Cabeça Fria, Coração Quente  – Abel Ferreira – Edição padrão, 1 março 2022 (Foto: Divulgação)

“Estou muito nervoso. Queria cumprimentar todos, independentemente do clube de vocês. Estou aqui como ser humano, como pessoa que gosta de ler, crescer, e de aprender. Quando nós queremos muito uma coisa e lutamos, persistimos e insistimos, nós conseguimos"- falou Abel.

"Era inegociável estudar com meus pais. Eu jogava futebol e minha mãe me obrigava a lavar a roupa do treino. Eu treinava na terra. Se queria jogar futebol, tinha que fazer isso. Já os estudos eram sagrados. Ou estuda ou estudava. Se há algum conselho que eu posso dar agora é: agarrem essa oportunidade (estudos) com unhas e dentes porque é a maior ferramenta que o ser humano pode ter", concluiu.

E sobre a sua carreira pelo Palmeiras, Abel Ferreira demonstrou enorme gratidão pelo alviverde, com suas palavras, e disse que já visitou o Brasil anos atrás, e que nunca havia passado pela sua mente, trabalhar em algum clube do futebol brasileiro.

“Estive no Brasil em 2011, mas nunca pensei em vir trabalhar aqui. A vida tem planos para nós. Aconteça o que acontecer estarei eternamente grato ao Brasil e toda família palmeirense” - revelou.

“Quando pensei em vir para o Brasil e para o Palmeiras, sabia que seria a primeira vez que dirigia um time que brigaria por títulos. O Brasil me abriu as portas. Foi o Palmeiras que acreditou em um treinador sem títulos. É fruto do trabalho da equipe, de uma transição de um clube muito bem estruturado, que não vai ganhar sempre, mas que luta sempre para ganhar. Foi assim no passado, é assim no presente e vai ser assim no futuro”, acrescentou.

Abel Ferreira foi contratado em outubro de 2020 pelo Palmeiras, durante a gestão Galiote. E durante o periodo o treinador conquistou importantes titulos como os dois troféus da Libertadores 2020, e 2021, a Copa do Brasil 2020, Recopa 2022, e o Paulista 2022.

E durante a sua palestra, o Abel voltou a falar da sua família e destacou que, hoje em dia ele possui duas: uma em sua residência, e a outra, que ele conquistou pelo Palmeiras.

"Família, para mim, significa um conjunto de pessoas onde você pode se apoiar, que vão te ajudar no momento de dificuldade. Eu tenho duas famílias aqui. Vocês usam muito a palavra amar aqui. Eu amo mesmo os meus jogadores".

E para concluir, o treinador disse que a imprensa nunca vai encontrar alguma coisa ruim em seu passado. Pois vale ressaltar que, torcedores de times rivais entupiram as redes sociais de alguns jornalistas, para que eles descobrissem alguma fofoca, alguma noticia ruim do profissional português.

“Eu não era o melhor em nada. Nem na escola, nem como jogador, mas eu me comportava bem. Podem pesquisar o meu passado para ver se encontram coisas ruins que eu fiz… podem procurar onde quiserem. Não vão encontrar. Lá, na minha rua, no meu bairro, eu era o moleque dos recados. Os vizinhos pediam pão e eu ia buscar. Como troco, às vezes eu conseguia uma balinha, um doce. A minha família é a parte que me equilibra e que eu quero preservar”, encerrou Abel.
 
  • Próximo Jogo: Fortaleza v Palmeiras - Brasileiro 2022 - 16ª Rodada - 10 de Julho, ás 18h00, Arena Castelão (Transmissão: Premiere)

Comentários