Palmeiras divulga um comunicado em defesa de Abel Ferreira / CBF revela áudio do polêmico VAR do Choque-Rei


17.07.2022 - 07h30
O comunicado foi divulgado no site oficial do Palmeiras, ontem, sábado 16.

A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta novamente vir a público para se manifestar contra ataques gratuitos endereçados ao treinador Abel Ferreira. Os insultos partiram, desta vez, dos jornalistas Luis Augusto Simon, do Blog do Menon, e Mauro Cezar Pereira, comentarista da Rádio Jovem Pan e colunista do UOL.

Ambos deturparam uma declaração dada pelo treinador após o jogo de quinta-feira a fim de difamá-lo, rotulando-o como colonizador. O Blog do Menon recorre, inclusive, a episódios históricos de violência ocorridos séculos atrás para ironizar o orgulho que Abel Ferreira costumeiramente demonstra pelo seu país.

Fundado por imigrantes italianos e abraçado ao longo do tempo por torcedores de diferentes nacionalidades e etnias, o Palmeiras não aceita que seus profissionais sejam atacados por causa de suas origens. Um português não tem o direito de expressar a sua opinião sobre os problemas educacionais do país onde vive há quase dois anos? Só os brasileiros podem falar a respeito das mazelas do Brasil?

Defendemos a liberdade de imprensa e a consideramos um instrumento indispensável para o bom funcionamento da democracia. Não toleramos, contudo, que profissionais de comunicação, de quem se espera equilíbrio e isenção, utilizem-se de ofensas pessoais em busca de audiência. O corpo jurídico do clube vai ingressar com as medidas cabíveis nas esferas cível e criminal.

(Leila Pereira)

CBF revela áudio do polêmico VAR do Choque-Rei
A CBF finalmente divulgou os áudios do VAR do clássico choque-rei entre Palmeiras e SPFC, pelas oitavas da Copa do Brasil, que terminou com classificação do rival nos pênaltis. Sobre o impedimento de Calleri no lance que culminou na penalti que beneficiou o rival, a confederação reconheceu que a equipe do VAR, sob o comando de Emerson de Almeida Ferraira, deveria ter traçado as linhas virtuais para verificar a condição do atacante argentino.

“No lançamento do Miranda (antes do penalti pro SP) tem a posição do Calleri, que parece estar em posição adiantada.” disse o ex-árbitro Sandro Meira Ricci, no Central do Apito da TV Globo (Foto: Reprodução)

Imagem indica que atacante do SP estava em posição de impedimento, antes do lance que deu origem ao penalti para o rival, na área alviverde (Foto: Reprodução)

"O lance em análise (pênalti sobre Calleri) apresenta uma situação anterior sobre a condição de jogo do atleta atacante (Calleri). O árbitro assistente de vídeo deveria ter observado os melhores ângulos disponíveis e, em lances ajustados, a linha virtual deve ser utilizada para confirmação da decisão de campo. A seguir podemos observar o trabalho da equipe de arbitragem (em que não são traçadas as linhas, apenas a revisão sobre os pênaltis)", narra o locutor da CBF no vídeo publicado no site oficial da entidade.

Sobre o pênalti cometido por Gustavo Gomez em Calleri, inicialmente não assinalado por Leandro Pedro Vuaden, a cabine do VAR viu "dois puxões" no atacante e recomentou a revisão ao árbitro. É dito pelos integrantes da cabine que "tem duas ações do defensor, e o atacante tenta jogar por duas vezes consecutivas e não consegue". Vuaden, então, concorda após reassistir o lance, dizendo que o atacante do São Paulo "cai, e não consegue jogar", e chegou à conclusão da marcação da penalidade máxima e o cartão amarelo para o zagueiro do Verdão.

Outro lance em que a comunicação do VAR com a arbitragem de campo foi divulgada é o de um suposto pênalti cometido por Diego Costa em Dudu. Vuaden viu lance normal e a cabine do VAR concordou com a decisão.

Vale lembrar que Emerson de Almeida Ferreira (VAR) e Marcus Vinicius Gomes (AVAR), que trabalharam no Choque-Rei, foram afastados de partidas das Séries A e B do Brasileiro. Segundo a CBF, "estão sob avaliação de seu desempenho técnico". Os dois estariam presentes tanto na partida entre Athletico-PR e Internacional, no sábado, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, quanto entre Sport e Vila Nova, na segunda-feira, pela 19ª da Série B.

O diretor de futebol Anderson Barros, e o técnico Abel Ferreira (D), em treino na Academia de Futebol. (Foto: C.Greco/SEP)

Mais tempo livre para a sequência da temporada 2022:
Após a eliminação sob polêmica arbitragem nas oitavas da Copa do Brasil, o técnico Abel Ferreira lembrou que, as vezes, “há males que vem para o bem”, por que agora, o elenco terá pela frente um calendário ''menos inchado'' de jogos para cumprir na sequência desta temporada.

Antes da ultima quinta-feira, o Palmeiras seguia vivo em três competições simultâneas, e o desgaste não perdoou o elenco, com Abel tendo que lidar com desfalques de titulares importantes como Rony, Veiga, Marcos Rocha. E assim, o alviverde passou por uma dura maratona nas últimas semanas, chegando a ter apenas dois dias de intervalo entre alguns jogos.

“Desde que cheguei, somos a equipe que mais joga, que menos descansa, que mais viaja. Mas é um bom sinal. Sinal de que estamos em todas as competições. É triste sair dessa maneira, preferia ter saído de outra forma, mas tenho que aceitar e seguir em frente. Não sou treinador de ficar lamentando muito nas derrotas” -disse Abel na coletiva pós-jogo, na quinta-feira a noite.

O treinador revelou ainda que ficou chateado pela eliminação, e também disse que teve de fazer uso de medicamentos para conseguir dormir. E falou sobre o pesado calendário de muitos jogos e viagens, e do pouco tempo de descanso mental e físico entre os jogos.

“Nós queríamos estar em todas, não queríamos sair. Estou chateado e frustrado, porque não jogamos para perder. Jogamos para ganhar do início ao fim. Vamos tentar recuperar a equipe. Temos dois dias, um desgaste emocional tremendo. Vou tomar um remédio para dormir bem, porque tem que ser à força. Com dois dias para recuperar, se eu que não joguei tenho que recorrer à medicamentos para dormir, imagina os nossos jogadores”, disse o treinador, que cobrou melhor organização da CBF e das demais entidades.

“Acredito que em um futuro próximo, quem organiza as competições, tenha atenção a isso. Pelo menos três dias. Ontem estava assistindo ao jogo do Goiás e saíram jogadores lesionados, como em todos os jogos. Rezei, pedi a Deus que desse saúde aos nosso jogadores, mas há coisas que são humanamente impossíveis. Temos que aceitar e seguir com os jogadores que temos, que são bons”, encerrou.

Semanas livres sem Copa do Brasil
Os jogos de ida das quartas de final da Copa do Brasil estão previstos para os dias 27 e 28 de julho. Com o Palmeiras eliminado na competição, o técnico Abel Ferreira deve ter a semana cheia para trabalhar a sua equipe depois de muito tempo. Assim, entre os duelos contra o Internacional, no dia 24, e contra o Ceará, no dia 30, o Verdão terá cinco dias de intervalo.

A última vez que teve uma distância deste tamanho entre os jogos foi entre a 8ª e a 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputadas nos dias 29 de maio e 5 de junho, respectivamente. Na ocasião, o Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0 e, em seguida, empatou com o Atlético-MG em 0 a 0.

Já os duelos de volta da Copa do Brasil acontecem nos dias 17 e 18 de agosto. Será outra semana livre para o Palmeiras descansar e aperfeiçoar os treinamentos, já que a equipe entra em campo no dia 13, contra o Corinthians, e depois apenas no dia 21, contra o Flamengo.

O goleiro Marcelo Lomba (E) disputa bola com o meio-campista Eduard Atuesta, no treino do Palmeiras, no CT Academia de Futebol. (Foto: C.Greco/SEP)

O elenco do Palmeiras se reapresentou neste sábado, já focando a preparação para o jogo contra o Cuiabá, pelo Brasileiro.

Os jogadores que atuaram mais de 45 minutos contra nas oitavas da Copa do Brasil, fizeram atividades regenerativas. Os demais realizaram trabalhos de posicionamento e simulações de jogo, de sete contra sete.

O atacante Rony ficou fora das atividades porque sofreu lesão na coxa esquerda, no jogo contra o Fortaleza. O camisa 10 continuou o tratamento na parte interna do CT, com a companhia do lateral-esquerdo Jorge, lesionado com trauma no joelho direito. Já Rafael Navarro, também lesionado, seguiu sua recuperação no gramado. O jogador trata de uma lesão na coxa direita. 

  • Próxima Partida: Palmeiras v Cuiabá │ Brasileiro - 17ª Rodada │ 18 de julho, segunda-feira ás 20h00, Allianz Parque (Transmissão: Canal Premiere)

Comentários