Na mira do Alviverde, Tabata nasceu no futebol mineiro e passou a maior parte da carreira em Portugal
27/Julho/2022 - 16h30
O meia-atacante Bruno Tabata é o mais recente alvo do Palmeiras, para completar o elenco alviverde. O jogador iniciou sua trajetória no futebol, nas equipes de base do America-MG, em seguida Atlético-MG e por fim, o Portimonense, clube português em que atuou entre 2016 e 2020 antes de ser vendido ao Sporting da capital portuguesa, por um contrato de 5 temporadas.
Bruno Tabata com o troféu de campeão da Allianz Cup de 2020–21
No inicio, pelo time mineiro Bruno Tabata apareceu sob muita expectativa e era um dos destaques da equipe que foi campeã da Copa do Brasil Sub-17 '2014. Na época, Tabata vestiu a camisa 10 do Atlético e marcou cinco gols. Contra o Grêmio na decisão do titulo, ele marcou gols no jogo de ida; 1-0 dia 25/4/2014, e, na partida de volta, 06/05/2014, empate por 1-1.
Apesar disso, o meia-atacante não foi mantido por muito tempo no time principal do Atlético-MG, e se transferiu meses depois, em 2015 ao Portimonense. Clube onde iniciou sua historia pelo futebol europeu, desde as categorias de base do time português.
O mineiro se desenvolveu no time de Portimão onde jogou de 2015 á 2020, jogando 119 partidas, e marcando nove gols e 21 assistências. Seu desempenho na última temporada atraiu a atenção do Sporting, um dos principais clubes do futebol português, e que inclusive, contou com os serviços de Abel Ferreira como jogador, e depois como treinador.
No primeiro ano de contrato pela equipe de Lisboa, Tabata sofreu com lesões musculares e no joelho. E por isso, ainda não conseguiu se firmar no grupo dos 11 titulares. Na temporada passada, aumentou o número de partidas disputadas, com mais confiança do técnico Rúben Amorim. E até o momento, Bruno Tabata disputou 52 jogos, com oito gols e seis assistências.
Bruno Tabata também já atuou pelas divisões de base da Seleção Brasileira. E disputou o Torneio de Toulon 2019, e Pré-Olímpico 2020. A seleção brasileira de base foi campeã nas duas competições.
Ainda desconhecido no Brasil, Tabata tem como uma de suas ''características'' atacar exercendo mais de uma função no setor. Canhoto, ele jogou a maioria das partidas pelo Sporting, atuando pelo lado direito do ataque. Mas já jogou pela esquerda, e até centralizado, como um meia-atacante.
Depois da confirmação da venda de Gabriel Veron ao Porto, e a vindoura saída do meia Gustavo Scarpa para o futebol inglês, o Palmeiras e sua torcida contam a necessidade de reforços. De acordo com a imprensa portuguesa, o Sporting estaria pedindo 05 milhões de euros pelo Bruno Tabata.
O Palmeiras tem até o fim desta semana, para concluir a lista de jogadores inscritos para disputar as quartas-de-final da Taça Libertadores.
Somente até três trocas para a próxima fase da competição continental, são permitidas pela Conmebol. No regulamento está escrito que a apresentação do formulário de substituição de atletas, só pode ser feita até 18h00 (Hora do Paraguai) no dia 30 de julho, ou seja, o próximo domingo.
Após a despedida de Gabriel Veron, há expectativa de que, os dois últimos contratados -o centroavante Flaco López e o atacante Miguel Merentiel - serão inscritos na Libertadores. A vaga restante pode ser de Bruno Tabata, porém a diretoria alviverde tem de concluir a negociação até o fim da semana.
49 jogadores foram inscritos pelo Palmeiras, para a disputa da fase de grupos da Libertadores 2022. Nas oitavas, a Conmebol permitia a substituição de até cinco nomes, mas o verdão não pôde inscrever o Flaco e Merentiel, antes do duelo com o Cerro Porteño – pela janela brasileira de transferências, estar fechada na época.
O argentino El Flaco López usa a camisa 18, que pertencia ao zagueiro Serafim. E o o uruguaio Merentiel veste a camisa 9, que foi era o número do jovem Daniel, da base
Uma primeira oferta pelo Bruno Tabata foi rejeitada pelo Sporting, mas há possibilidade de avanço na negociação, nesta semana.
O Palmeiras encara o Atlético-MG na Libertadores, por uma vaga na semifinal. O mata-mata está agendado para os dias 03 e 10 de agosto. Com a ''ida'' no estádio Mineirão, e a ''volta'' no Allianz Parque. O classificado enfrentará o vencedor de Athletico-PR x Estudiantes (Argentina).
Zé Rafael, Murilo, Lucas Freitas, Navarro e Vanderlan (E/D), em treino desta quarta-feira na Academia de Futebol. Após dois dias de descanso e recuperação, o elenco se reapresentou no CT nesta quarta-feira. (Foto: Greco/SEP)
Os goleiros do Palmeiras no 1º treino na Academia de Futebol, após dois dias de folga para todo o elenco. (Foto: Greco/SEP)
Depois de descansar na segunda-feira 25, e na terça-feira 26, o elenco do Palmeiras se reapresentou na manhã desta quarta-feira 27, na Academia de Futebol.
Foi o primeiro treino após o triunfo do ultimo domingo, 24 de julho, contra o Inter pelo placar de 2-1 pelo Brasileirão Série A, e as ''novidades'' da atividade são o centroavante Rafael Navarro e o lateral-esquerdo Piquerez, que voltaram a treinar normalmente com todo o elenco, e estão próximos de estarem a disposição do técnico português Abel Ferreira..
O lateral uruguaio sofreu uma mialgia na coxa esquerda contra o Cuiabá, dia 18 de julho, e foi ausência contra o América e Inter. Já o Rafael Navarro lesionou a coxa direita contra o Cerro Porteño, dia 6, pela Libertadores. E por isso ficou fora contra Fortaleza, SPFC e Cuiabá. E assim, somente os lesionados atacante Rony e o Jailson volante, cumpriram cronograma interno com o NSP [Núcleo de Saúde e Performance].
Sob comando da comissão técnica, o elenco fez duas atividades técnicas em campo. A primeira contou com três times, não teve presença de goleiros e propunha objetivos especificos. Na segunda, com os goleiros, os jogadores buscaram aprimorar fundamentos técnicos, com ênfase nas jogadas de linha de fundo. Na parte final do treino, alguns jogadores treinaram cobranças de pênaltis e faltas ao gol.
O meio-campista Gabriel Menino tem 120 jogos e oito gols pelo alviverde. Na atual temporada, já atuou em 25 jogos e fez dois gols, o ultimo gol garantiu a vitória sobre o Inter, no domingo passado. E falou das brincadeiras dos jogadores, e analisou o próximo duelo contra o Ceará, no próximo sábado 30/7, na arena Castelão, em Fortaleza, CE.
“Falaram que chutei de canela, que o gol foi sem querer (risos), mas eu me dedico ao máximo no dia a dia, para quando chegar ao jogo, estar preparado para aproveitar bem as oportunidades. Ter uma semana cheia agora é bom, porque haverá treinos importantes e descanso. Vamos trabalhar forte, já focados no Ceará. Ainda falta um turno pela frente. E cada jogo para a gente, será uma final para chegarmos ao fim do ano com o título”- disse Menino.
O Palmeiras é o #1 colocado do Brasileirão Série A, com 39 pontos. E o elenco tem novo treino marcado para as 11h00 horas da manhã desta quinta-feira, 28.
- Próxima Partida: Ceará x Palmeiras │ Brasileiro 20ª Rodada │ 30 de julho, sábado ás 16h30, Arena Castelão (Transmissão: Premiere)
Comentários