CEARÁ 1-2 PALMEIRAS - BRASILEIRÃO SÉRIE A (PÓS-JOGO)



30, Julho, 2022 - 19h15
O segundo turno do Brasileirão Série A, começou feliz para o Palmeiras. Nos embalos de sábado á tarde, o embalado Alviverde triunfou por 2-1 sob o Ceará, na quente Arena Castelão, em Fortaleza. O duelo foi válido pela 20ª rodada. E, ao menos por enquanto, mantém o time verde e branco tranquilo na liderança isolada, com 42 pontos somados.

O placar do triunfo foi construído ainda no 1º tempo. O talentoso atacante Dudu, que não balançava as redes há mais de 1 mês e 15 dias, abriu o placar, e o argentino Flaco López marcou o segundo gol. É o seu primeiro pelo Palmeiras, desde que foi contratado e registrado nesta ultima janela de transferências. 

No segundo tempo, os mandantes de hoje diminuíram com o atacante colombiano Stiven Mendoza, em cobrança de pênalti polêmico, contestado pela torcida palmeirense. Desta forma, o jogo novamente foi marcado por polêmicas do VAR. No fim do 1º tempo, o Ceará também reclamou de um possivel pênalti não marcado em Mendoza. 

Os times entram em campo pela rodada de ida das quartas de finais dos campeonatos continentais. O Palmeiras visitará o estádio Mineirão na quarta-feira às 21h30 (Horário de Brasília), para enfrentar o Atlético-MG pelas quartas de final da Libertadores.

O Ceará segue na zona intermediária da tabela do Brasileiro, com 24 pontos e jogará na Sul-Americana contra o SP, no mesmo dia do Palmeiras, porém mais cedo às 19h15, no estádio do Morumbi.

Dudu (E) comemora seu gol, que abriu o placar na Arena Castelão (Foto: Greco/SEP)

A partida: Motivado por jogar em casa, o Ceará começou a partida com mais ímpeto ofensivo e em cinco minutos deu dois chutes da intermediária que Weverton facilmente defendeu. O Palmeiras respondeu em seguida com uma arremate, também de fora da área, de Dudu, sem perigo para João Ricardo,

A partir dos 25 minutos, Abel Ferreira pediu para Gustavo Scarpa jogar mais perto de Dudu no lado direito e as coisas começaram a melhorar para o Palmeiras. Em pouco tempo, a bola passou a ficar mais tempo nos pés dos palmeirenses e o primeiro gol saiu.

Aos 30 minutos, Scarpa recebeu a bola de Dudu, cortou para a perna direita e chutou. João Ricardo espalmou para frente e, no rebote, Dudu só teve o trabalho de empurrar para a rede. Foi seu primeiro gol desde o dia 12 de junho, quando fez o da vitória sobre o Coritiba, em Curitiba.

Com mais tranquilidade, o Palmeiras seguiu com mais posse de bola e evitava que Vina e Mendoza conseguissem armar as jogadas de ataque do Ceará. E se aproveitou de um descuido cearense para marcar o segundo gol.

Aos 45', o volante Rodrigo Lindoso estava machucado e mancando em campo quando Scarpa recebeu a bola pelo meio e deu um ótimo passe para Flaco López. O atacante argentino ficou sozinho com João Ricardo e marcou o gol, o seu primeiro com a camisa do Verdão em apenas dois jogos.

Nos acréscimos. Mendoza disputou a jogo aéreo com Gómez e caiu. Anderson Daronco não marcou e nem foi acionado pelo VAR, o que gerou protestos dos jogadores do Ceará.

Depois do intervalo, os mandantes tentaram pressionar, porém aos 4' minutos sofreu um banho de água fria, com o cartão vermelho de Richardson.

O jogo ficou mais administrável por parte do time visitante, que ainda criou mais três oportunidades claras de gol, em sequência. O Scarpa arriscou de fora da área, e a bola bateu no travessão. Depois, Veiga chutou forte e o goleiro João Ricardo conseguiu espalmar, e na outra, o zagueiro palmeirense Murilo marcou gol, mas o lance foi anulada por impedimento após revisão das linhas do VAR.

No minuto 32', os mandantes em desvantagem no placar, não tinham outra alternativa a não ser se jogar no ataque. E diminuiu sua desvantagem graças a um pênalti polêmico. Em lance de Vina e Danilo, que iniciou muita reclamação dos jogadores palmeirenses. Stiven Mendoza chutou forte no pênalti, sem muitas chances de defesa ao goleiro Weverton. E deu números finais ao placar na Arena Castelão: 1-2.

Mesmo com um jogador a menos, os mandantes insistiram em atacar, mas a boa defesa alviverde impediu qualquer chance de empate. O árbitro Daronco apitou o fim da partida, e o Palmeiras triunfou, conseguindo se vingar da derrota no ultimo mês de abril, em casa para o Ceará por 2-3, na estreia da atual edição do Brasileirão.

Os conceitos dos jogadores, no jogo deste sábado [Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo]:
Weverton [GOL]: Regular
Marcos Rocha [LD]: Regular
(Mayke [LD]): Regular
Gómez [ZAG]: Bom 
Murilo [ZAG]: Bom 
Piquerez [LE]: Bom 
(Vanderlan [LE]): Bom 
Danilo [MEIO]: Bom 
Zé Rafael [MEIO]: Bom 
Raphael Veiga [MEIA]: Regular
(Gabriel Menino [MEIO]): Regular
Dudu [ATA]: Bom 
(Breno Lopes [ATA]): Péssimo
Scarpa [ATA]: Bom 
Flaco López [ATA]: Bom 
(Rafael Navarro [ATA]): Péssimo
 
Scarpa e Flaco López (D) comemoram o 1º gol do argentino pelo Palmeiras (Foto: Greco/SEP)


FICHA TÉCNICA
Jogo: Ceará 1-2 Palmeiras │ Brasileirão Série A - 20ª Rodada
Local: Arena Castelão, em Fortaleza, CE
Data: 30 de julho de 2022 - Sábado)
Horário: 16h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-Fifa-RJ)
Renda: Não disponível
Público: Não disponível
Cartões amarelos: Bruno Pacheco, Vina e Guilherme Castilho (Ceará); Murilo, Marcos Rocha e Piquerez (Palmeiras)
Cartão vermelho: Richardson (Ceará)
Gols: (SEP) Dudu aos 30'/1T, Flaco López aos 45'/1T; (CSC) Stiven Mendoza (pênalti) aos 34'/2T

CEARÁ: João Ricardo; Michel Macedo (Nino Paraíba), Messias, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco (Victor Luis); Rodrigo Lindoso (Diego Rigonato), Richardson, Lima (Guilherme Castilho) e Vina; Mendoza e Cleber (Jhon Vásquez).
Técnico: Marquinhos Santos

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan); Danilo, Zé Rafael, Veiga (Gabriel Menino) e Gustavo Scarpa; Dudu (Breno Lopes) e Flaco López (Rafael Navarro).
Técnico: Abel Ferreira
 

  • Próximo Jogo: Atlético-MG x Palmeiras │ Libertadores de America - Quartas de Final 1/2 │ 03 de agosto, quarta-feira ás 21h30 (Horário de Brasilia), estádio Mineirão (Transmissão: ESPN, e Star+)

Comentários