PALMEIRAS X LDU — LIBERTADORES, SEMIFINAL 2/2





30 Outubro 2025 - 06h35
O Palmeiras tem a sua sorte na Copa Libertadores em jogo nesta semana. Em busca de uma recuperação, o Verdão recebe a LDU nesta quinta, 21h30 (Hora de Brasília), no Allianz Parque, no duelo de volta da semifinal.

O time alviverde chega precisando de algo além de uma reação, também precisa dar uma resposta à torcida. No jogo de ida, em Quito, jogou mal e foi dominado pela LDU, perdendo por 3-0.

A equipe de Abel Ferreira terá de superar um enorme desafio: vencer por 4-0 para avançar no tempo regulamentar. Se triunfar por 3-0, a vaga será decidida nos pênaltis, e o goleiro Carlos Miguel pode fazer a diferença.

A torcida está apreensiva por causa da fase do clube. O Palmeiras atravessa um período instável na reta final da temporada e não conquista triunfos há três jogos — são duas derrotas (Flamengo e LDU) e um empate sem gols com o Cruzeiro em casa, no fim de semana. O fator emocional e a torcida no Allianz Parque terão papel importante neste duelo.

Pelo lado dos visitantes a LDU tem a vantagem no placar e conhece bem o regulamento. O time equatoriano, comandado pelo técnico brasileiro Tiago Nunes, fez o dever de casa em Quito, mas não deve alterar muito do que fez diante do Botafogo e, portanto, deve sair para o jogo.

A equipe de Quito vive bom momento e está invicta há seis jogos em todas as competições — uma igualdade e cinco vitórias. O triunfo mais recente foi em cima do Palmeiras, com dois gols de Villamíl e outro de Alzugaray. A solidez defensiva e a transição rápida são pontos que o treinador Tiago Nunes provavelmente preservará.

O histórico entre as equipes é curto. Palmeiras e LDU se encontraram apenas três vezes, sempre pela Libertadores, e o saldo favorece o time equatoriano: duas vitórias contra uma do alviverde brasileiro.

A LDU venceu o Palmeiras pela primeira vez em 2009, no 1º duelo pela fase de grupos, por 3-2, no Equador. Na sequência, em São Paulo, o Palmeiras venceu com uma vitória por 2-0. 
 
Allianz Parque

O próximo compromisso do Palmeiras será contra o Juventude, em 02/11 (domingo), 18h30, Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), pela 31ª rodada do Brasileirão. A LDU pega o Orense SC às 21h00 (Hora de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (Equador), pela 4ª rodada do Campeonato Equatoriano.

Estatísticas e forma
O Palmeiras passa por uma fase de pouca eficiência ofensiva no momento mais decisivo da temporada. O ataque, liderado pela inspirada dupla 'Flaco-Roque', não marcou gols nas duas últimas partidas — na derrota em Quito, e no empate com o Cruzeiro. A retaguarda também teve oscilações: foram seis gols sofridos nos últimos três compromissos.

O time alviverde aposta no fator casa para tentar reverter a situação. Como mandante na Libertadores, o time está invicto, com quatro vitórias e um empate. No total da temporada, em 31 jogos em casa, somam-se 19 vitórias, sete empates e cinco derrotas — aproveitamento de 68,8%.

O clube alviverde busca chegar à sétima final de Libertadores, pois disputou seis finais: 1961, 1968, 1999, 2000, 2020 e 2021. Ganhou três títulos (1999, 2020 e 2021). Na última edição, em 2024, foi eliminado nas oitavas de final.

A LDU, por sua vez, apresenta desempenho equilibrado como visitante nesta Libertadores: em cinco jogos obteve duas vitórias, um empate e duas derrotas (para Flamengo e Botafogo), com quatro gols marcados e cinco sofridos.

Dificuldade para furar a defesa equatoriana
Superar a defesa da LDU será um dos grandes desafios para o Palmeiras. A equipe equatoriana tem média inferior a um gol sofrido por partida na temporada e divide com o Flamengo a melhor defesa entre os quatro times restantes, com apenas cinco tentos sofridos. O Verdão, entretanto, mantém o melhor ataque do torneio, com 26 gols.

Prováveis retornos e desfalques
Para o duelo, o Palmeiras terá o retorno de Piquerez, suspenso no empate com o Cruzeiro. Aníbal Moreno, recuperado de um edema na panturrilha esquerda, treinou normalmente e deve estar à disposição.

Ainda assim, o Alviverde seguirá sem três nomes: o goleiro Weverton (fissura na mão direita), o atacante Paulinho (recém-operado na perna direita) e o meia Lucas Evangelista (recuperando-se de cirurgia na coxa direita) continuam no departamento médico.

Na LDU, o técnico Tiago Nunes perdeu Bryan Ramírez, expulso nos acréscimos por entrada dura em Giay, e que terá de cumprir suspensão. Fora essa baixa, espera-se que a equipe equatoriana vá com força máxima.

📝 FICHA TÉCNICA
⚽ Jogo: Palmeiras x LDU (Equador)
🏆 Competição: Copa Libertadores, Semifinal (2/2)
🏟️ Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
📅 Data: 30 Outubro 2025 - Quinta-feira
⏰ Horário: 21h30 (Hora de Brasília)
👨‍⚖️ Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
🧑‍⚖️ Assistentes: Jhon Gallego e David Fuentes (Colômbia)
🎛️ VAR: David Rodriguez (Colômbia)
📺 Transmissão: ESPN, Disney+

🟩 PALMEIRAS: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno (Bruno Fuchs), Andreas Pereira, Maurício (Veiga ou Sosa) e Felipe Anderson; Flaco López e Vitor Roque.
👔 Técnico: Abel Ferreira

🟦 LDU: Alexander Domínguez; Quinõnez, Minda e Ade; Jose Quintero, Villamil, Gruezo, Minda e Pastrán; Alzugaray e Medina.
👔 Técnico: Tiago Nunes

Comentários