Felipe Teresa, campeão mundial sub-20 pelo Flamengo, é o novo reforço do Palmeiras
03 Outubro 2025 - 06h50
Palmeiras confirma chegada de Felipe Teresa, destaque em Mundial Sub-20 pelo Flamengo;
O Palmeiras oficializou a contratação do atacante Felipe Teresa, campeão do Mundial Sub-20 pelo Flamengo em 2024 e protagonista na conquista ao marcar o gol da virada sobre o Olympiacos. O jovem de 19 anos assinou contrato por duas temporadas, e o Verdão passa a deter 80% dos direitos econômicos do atleta.
Felipe Teresa assina contrato com o Palmeiras [Foto: Palmeiras/Reprodução]
A decisão de encerrar o vínculo partiu do Flamengo, motivada por críticas internas à postura do jogador. O departamento de base passa por reformulação após a chegada do gerente Alfredo Almeida, e alguns nomes acabaram não se mantendo no projeto.
O Palmeiras vê no atacante potencial para recuperar espaço, especialmente na categoria sub-20, em um cenário semelhante ao de Pedro Bicalho. O volante também havia sido afastado do Cruzeiro por questões disciplinares, mas ganhou protagonismo no time de base alviverde, chegou a ser capitão e depois foi negociado para o futebol europeu.
Felipe Teresa já viveu uma experiência no time principal do Flamengo em 2024, quando entrou no fim da partida contra o Grêmio pelo Brasileirão e marcou um gol. Depois daquele momento, porém, foi aproveitado apenas no Carioca com a equipe alternativa e não retornou ao elenco principal.
*Palmeiras vai à Justiça contra Flamengo por bloqueio de verba da Libra: "Conduta predatória"*
O Palmeiras anunciou que acionará o Flamengo judicialmente após o bloqueio de uma parcela dos repasses da Libra, obtido pelo Rubro-Negro através de decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O valor em questão, de R$ 77 milhões, corresponde a uma fatia da receita de audiência prevista no contrato firmado entre a liga e a Rede Globo.
A Libra é composta por Palmeiras, Bragantino, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Bahia, Grêmio, Vitória, Remo, Paysandu, Volta Redonda, ABC, Guarani, Sampaio Corrêa, Brusque e o próprio Flamengo.
Leila Pereira em reunião na CBF sobre fair play financeiro — Foto: Staff Images / CBF
– "Se a atual gestão do Flamengo acha que, por meio desta ação na Justiça do Rio, conseguirá mudar o acordo assinado pelo presidente (Rodolfo) Landim, pode tirar o cavalinho da chuva. O Palmeiras não fará qualquer concessão nem reabrirá um assunto que já foi discutido exaustivamente e está encerrado" – declarou Leila, ao ge.
– "Nós vamos, sim, buscar na Justiça uma indenização pelo prejuízo que a conduta individualista e predatória do Flamengo está causando ao Palmeiras e aos demais clubes da Libra. Os nossos advogados já estão estudando o caso. Não aceitamos a pressão que o Flamengo está fazendo" – completou.
Segundo o Palmeiras, a ação rubro-negra é “torpe e predatória”, com a intenção de “sufocar financeiramente” os demais participantes da Libra para obter vantagens exclusivas.
O clube paulista reforça que até poderia se beneficiar da mudança solicitada pelo Flamengo, mas mantém a defesa do crescimento conjunto do futebol brasileiro.
O Flamengo, por outro lado, argumenta que saiu prejudicado no contrato assinado em 2024 e válido até 2029. O documento foi firmado pelo então presidente Rodolfo Landim, mas seu sucessor, Luiz Eduardo Baptista, que fazia oposição interna, tenta reabrir a discussão sobre os critérios de divisão de receita. Durante a campanha eleitoral, Bap já havia classificado as condições do acordo como injustas.
A divisão com base em audiência é um dos pontos de maior disputa. O Flamengo contesta o modelo que reparte parte da receita relacionada à medição.
A Libra, por sua vez, afirma que a postura da nova diretoria do Flamengo fere a unidade do grupo. Segundo a entidade, o tema já havia sido amplamente debatido em reuniões recentes. Em setembro, inclusive, os demais clubes rejeitaram a proposta rubro-negra e aprovaram novo critério para distribuir a parcela de audiência dos jogos.
- Próximo jogo: São Paulo x Palmeiras │ Brasileirão 27ª Rodada │ Data: 05/10 Hora: 16h00 Morumbis [Transmissão: Premiere]
Comentários