Verdão não quer liberar Weverton para a disputa das Olimpiadas

14.06.2021 - 10:00
Titular, goleiro já pode desfalcar o Palmeiras em nove rodadas do Campeonato Brasileiro 2021, por causa da seleção brasileira.

O técnico André Jardine divulgará na próxima quinta-feira a convocação da seleção brasileira masculina de futebol para disputar os Jogos Olímpicos em Tóquio. Serão chamados 18 atletas, sendo que apenas três podem ter acima de 24 anos.

Weverton comemorou o título da Libertadores ao lado da filha (Ricardo Moraes/EFE)

Um destes veteranos será um goleiro, e o favorito já está definido: Weverton, de 33 anos, do Palmeiras. Jardine já fez elogios ao jogador, campeão olímpico em 2016, que está neste momento com a Seleção principal, disputando a Copa América.

Porém, o Palmeiras já se prepara para negar a liberação do goleiro. As Olimpíadas não fazem parte do calendário da Fifa, o que desobriga os clubes a cederem os seus atletas. É a isso que o Verdão pretende se agarrar.

Caso a equipe de Tite chegue até a final da Copa América, Weverton perderá nove rodadas do Brasileirão, pois o calendário das equipes não vai parar, nem durante os Jogos Olímpicos – a Seleção fará sua estreia contra a Alemanha, dia 22 de julho em Yokohama no Japão.

O duelo será no dia seguinte da partida de volta entre Palmeiras e Universidad Católica-CHI, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Ou seja, Weverton não disputará o mata-mata, caso esteja com a seleção nas Olimpíadas, além de perder mais rodadas do Brasileirão.

A diretoria palmeirense entende que o time seria muito prejudicado sem o titular da meta por tanto tempo. Tanto Eliminatórias quanto Copa América são datas Fifa, ou seja, a liberação dos clubes é obrigatória.

A resistência do Palmeiras, no entanto, não significa que Weverton esteja descartado da lista de Jardine. O treinador pensa em convocar aqueles que julga serem os melhores, mesmo antes do aval dos clubes.

A convocação é vista até como uma forma de pressionar as equipes a abrirem mão de seus atletas. Jardine e sua comissão técnica apostam no desejo dos jogadores em disputar a competição como poder de convencimento. O Verdão, porém, mostra-se decidido a recusar uma possível convocação.

Alguns dos pilares desta seleção já tem sua liberação praticamente garantida. É o caso, por exemplo, do volante Bruno Guimarães, capitão de André Jardine, que negociou a ida para Tóquio antes mesmo de fechar contrato com o Lyon, da França. O atacante Matheus Cunha, artilheiro da equipe olímpica, teve conversa parecida com o Hertha Berlim.

Outros atletas, porém, ainda precisarão obter aval para irem ao Japão. Em 2020, Jardine enfrentou dificuldades e não conseguiu contar com oito atletas convocados para o torneio pré-olímpico.

Além de Weverton, o Palmeiras tem outro jogador que pode entrar na relação, mas este com idade olímpica: Gabriel Menino. O jogador de 20 anos foi convocado para os amistosos contra Cabo Verde e Sérvia na semana passada, e atuou como titular na lateral-direita nos testes da equipe que tentará o bicampeonato olímpico.
 
Elenco alviverde treinará na Academia de Futebol e depois, viaja ao Paraguai para tomar vacina.

Após passarem o domingo de folga, o elenco do Verdão se reapresenta para treinar nesta segunda-feira, na Academia de Futebol e após a atividade viajará ao Paraguai.

A delegação vai receber no país vizinho a primeira dose da vacina contra a Covid-19, oferecida pela Conmebol. O Palmeiras decidiu pela proteção contra o novo coronavírus por entender que as vacinas da entidade são de direito dos clubes e, por estarem fora do país, não vão contra o Plano Nacional de Imunização do Brasil.

O Palmeiras entende ser uma "situação excepcional, que extrapola fronteiras e não se enquadra no contexto nacional".

Conmebol recebeu no fim de abril a doação de 50 mil doses do laboratório chinês Sinovac. A primeira ideia era distribuir as vacinas pelos países na América do Sul, mas a lei brasileira obriga que as doses sejam distribuídas pelo sistema único de saúde.

Atlético-GO e Atlético-MG já tomaram as vacinas oferecidas pela Conmebol. O Verdão irá ao Paraguai em voo fretado, receberá a vacina e depois segue ao Rio Grande do Sul, onde visita o Juventude, quarta-feira em jogo válido pelo Brasileirão 2021.

A aplicação da segunda dose está prevista para a véspera do jogo com a Universidad Católica do Chile, dia 14, pelas oitavas-de-final da Taça Libertadores. O plano é fazer uma parada no Paraguai antes de seguir para o confronto no Chile.

O clube não divulgou ainda, a lista dos que viajam nesta segunda-feira, mas a ideia é levar o maior número possível de atletas e funcionários.

  • Próxima Partida: Juventude vs Palmeiras | Brasileirão 2021 - 4ª Rodada | 16 de Junho, Quarta-feira ás 21:30, estádio Alfredo Jaconi. Transmissão: Globo (TV Aberta), Premiere e TNT.

Comentários