Temporada 2020/21 - Texto 11




16.9.2020 - 12:45

Esquema tático Arroz com Feijão do Vanderlei Luxemburgo Por Chokos - Antes da parada do futebol o treinador do Verdão, Vanderlei Luxemburgo, tinha em mente esquema totalmente ofensivo com quatros atacantes em sua formação inicial, o chamado 4-2-4, esse desenho de jogo colocaria o Dudu como o meio campista do Palmeiras e na frente os voluntariosos William Bigode, Rony e Luiz Adriano centralizado. 

Bastou o cofre do time palestrino secar e problemas pessoais com um dos nossos atacantes, para desfazer essa ideia no decorrer da temporada. Esse desfalque matou toda a projeção de um bom time, que Luxa tinha na mente.

O jeito foi encaixar o esquema durante os jogos, como o próprio comandante disse: “Temos que ganhar o Paulista de qualquer jeito”, foi atropelando suas convicções ofensivas que tinha para o time. Logo meteu um esquema 4-1-3-2 entre eles o meio-campo com Ramirez, Gabriel Menino, Patrick De Paula, e Lucas Lima centralizado no meio (tentou fazer o mesmo com Raphael Veiga) com Rony sendo esse jogador do corredor marcando lateral, ajudando ao lateral esquerdo, do outro lado colocou um Gabriel Menino de assistente de lateral direito.

 O time começou bem contra o Gambá no primeiro jogo, mas bastou a falha do Weverton e a derrota diante do rival para as criticas aparecerem. Essa, foi à única derrota até agora ao longo das 14 partidas invictas depois da parada do futebol, nesta temporada.

Mas como ninguém é corneteiro na família palmeirense, o fraco desempenho ofensivo esteve junto da equipe e bastaram alguns jogos ruins para o treinador balançar no cargo, e aos tranco e barrancos no inicio do campeonato Brasileiro com apresentações bem aquém, do que sua torcida observa que este elenco pode dar. 

Mesmo com titulo da pré-temporada Paulista e problemas de saúdes de Vanderlei, fez com que o Presidente Mauricio Galiote o segurasse no comando até este momento. Alguma coisa tinha que mudar, pois não dá para manter um futebol tão ruim. 

Foi daí, que Luxa começou a apostar em Zé Rafael como terceiro volante ou meio campista, e Lucas Lima na função de flutuação no meio-campo, vindo em diagonal para armar o ataque. Gabriel Menino como volante, e Patrick, de primeiro volante, montando um esquema tático simples, sem muita complicação.

Esquema 4-4-2, com um jogador de velocidade na frente, outro centralizado, duas linhas defensivas esperando para dar o bote em contra-ataques, Zé Rafael achou um jogador do lado, Gabriel Menino, para pode trabalhar melhor as construções dos ataques, e LL tentando retomar o bom futebol que já o levou para a seleção brasileira. 

Justamente no BR 2020, em jogo valido pela 9ª rodada do campeonato contra o time do SCCP, o Palmeiras simplesmente jogou seu futebol “arroz com feijão” aproveitando a fragilidade do adversário, para a família palmeirense confiar novamente que o time pode reagir nesta temporada, e buscar mais alguns títulos em 2020/21.

Comentários