Palmeiras vence dérbi com 2 gols de bola parada, e mantém rival no Z4 do Brasileirão




1º julho 2024 - 22h00
O Palmeiras venceu o dérbi contra o Corinthians nesta noite de segunda-feira pelo placar de 2-0, encerrando a 13ª rodada do Brasileirão 2024. Veiga e Vitor Reis marcaram os gols do triunfo no Allianz Parque. O Palmeiras ficou com um jogador a menos desde os 18' no 2º tempo com à expulsão de Raphael Veiga.

Com este resultado, os rivais chegam ao sétimo jogo sem vencer no Brasileirão, ficando no #19ª lugar, com nove pontos. Já o Palmeiras volta a vice-liderança, com 26 pontos - um a menos que o Flamengo.

O Palmeiras retorna a campo nesta quinta-feira, quando enfrenta o Grêmio, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS), 19h00 (Hora de Brasília) pela 14ª rodada do Brasileirão.

O clássico
Primeiro tempo —A primeira oportunidade do clássico foi do Palmeiras, aos 2' minutos. Veiga na entrada da área arriscou chute, Matheus Donelli espalmou, e Gustavo Henrique afastou. Logo depois, Gabriel Menino e Zé Rafael arriscaram, o primeiro jogou fora, e na outra tentativa, o goleiro corintiano fez a defesa. Por volta dos 10 minutos, o time alvinegro se atrapalhou na saída de bola, Menino recuperou, chutou fraco e viu Donelli fazer nova defesa.

O rival teve sua primeira chance aos 16'. Wesley avançou pela esquerda, driblou Marcos Rocha, deixando o lateral para trás e bateu cruzado para defesa de Weverton. A partida, então, seguiu um pouco mais morna. O Palmeiras tentou algumas investidas, mas não teve sucesso na conclusão. Aos 27', Wesley arriscou de novo para os visitantes, mas bateu com desvio e mandou por cima do gol. Minutos depois, o camisa 36 cruzou na área, Raniele não conseguiu o domínio e Zé Rafael desarmou.

Aos 40', Flaco recebeu de Gabriel Menino, de frente do gol, finalizou e viu Matheus Donelli defender. Três minutos depois, Fabinho tentou de dentro da área e mandou por cima do travessão. Nos acréscimos, o time alvinegro escapou com Mosquito, que cruzou para Raniele, mas o volante bateu fraco e Weverton defendeu.

Segundo tempo — O time alviverde abriu o placar com Veiga aos 2' minutos do 2T. O meia avançou até a entrada da área e bateu para o gol. Donelli fez a defesa em dois tempos. Pouco depois Raphael Veiga sofreu falta perto da entrada da área. Na cobrança, o camisa 23 chutou rasteiro. A bola ainda resvalou na na barreira, e na trave de Donelli antes de ir ao fundo do gol; 1-0. 

Em seguida, o time rival tentou empatar com Léo Maná, que chutou cruzado pelo lado de fora do gol de Weverton. Nos 11 minutos, o Palmeiras ampliou. Veiga cobrou escanteio na área e Vitor Reis cabeceou para o fundo do gol incendiando o público no Allianz Parque; 2-0. 

Em seguida, rolou confusão aos 15 minutos. Veiga se aproximou de Rodrigo Garro, que estava reclamando do Estêvão por conta de uma simples jogada de drible do jovem, e o árbitro Daronco aplicou o cartão vermelho direto para Veiga, deixando o time alviverde com um jogador a menos.

Bola em jogo, e aos 23', Yuri Alberto recebeu de Coronado, invadiu a área e chutou na rede pelo lado de fora. Na sequência, os rivais tiveram uma cobrança de falta. Rodrigo Garro bateu direto e Weverton espalmou. Três minutos depois, Marcos Rocha lançou a bola na área, Hugo desviou e a bola sobrou para Estêvão, que chutou em cima de Donelli. 

Nos 33 e meio, Bidu cruzou na área, a bola desviou em Gabirel Menino mas Weverton defendeu. O time do Palmeiras se manteve estável apesar da desvantagem pelo cartão vermelho, e conseguiu controlar o clássico para sair vitorioso. No apagar das luzes aos 44', Flaco quase ampliou o placar em um cruzamento, mas não conseguiu chutar.

Os conceitos dos jogadores no dérbi desta segunda-feira (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo):
Weverton [GOL]: Bom 
Marcos Rocha [LD]: Regular
Naves [ZAG]: Bom 
Vitor Reis [ZAG]: Bom 
Piquerez [LE]: Regular
Fabinho [MEIO]: Regular
Gustavo Garcia [LAT]: Regular
Zé Rafael [MEIO]: Regular
Jhon Jhon [MEIA]: Regular
Estêvão [ATA]: Bom 
Mayke [LD]: Regular
Raphael Veiga [MEIA]: Bom 
Gabriel Menino [MEIO]: Regular
Vanderlan [LE]: Regular
Flaco López [CA]: Regular
 
Vitor Reis fez seu 1º gol em dérbi pelo Palmeiras na 13ª rodada, Brasileirão 2024, no Allianz Parque (Foto: Palmeiras/Canon)

FICHA TÉCNICA
Local: Allianz Parque, em SP
Data: 1° julho 2024 - Segunda-feira
Hora: 20h00 (Hora de Brasília)
Público pagante: 41.175 pessoas
Renda: R$ 4.065.419,05
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA-CE) e Rafael da Silva Alves (Fifa/RS)
VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral (Fifa/SP)
Cartão vermelho: (SEP)Veiga
Cartões amarelos: (SCCP) Raniele, Rodrigo Garro, Breno Bidon e G.Henrique; (SEP) Fabinho, Zé Rafael, Gabriel Menino, Abel Ferreira
Gols: (SEP) Veiga 8'/2T, Vitor Reis 12'/2T

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Vitor Reis, Naves e Piquerez; Fabinho (Gustavo Garcia), Zé Rafael (Jhon Jhon) e Raphael Veiga; Gabriel Menino (Vanderlan), Estêvão (Mayke) e Flaco López.
Técnico: Abel Ferreira

CORINTHIANS: Matheus Donelli; Léo Mana (Matheuzinho), Cacá, Gustavo Henrique e Hugo (Matheus Bidu); Raniele (Igor Coronado), Breno Bidon e Rodrigo Garro; Gustavo Mosquito (Pedro Henrique), Yuri Alberto e Wesley (Pedro Raul).
Técnico: António Oliveira


Confira abaixo, a tabela automática, os resultados da 13ª Rodada da série A :

Sábado 29/6:
Cuiabá 1-1 Red Bull Bragantino – Arena Pantanal – 18h30
Vasco 1-1 Botafogo – São Januário – 18h30

Domingo 30/6:
Atlético-MG 1-1 Atlético-GO – Arena MRV – 11h00
Fortaleza 2-1 Juventude – Castelão – 16h00
São Paulo 3-1 Bahia – Morumbi – 16h00
Grêmio 1-0 Fluminense – Centenário – 16h00
Criciúma 0-0 Internacional – Heriberto Hulse – 18h30
Vitória 0-1 Athletico-PR – Barradão – 18h30
Flamengo 2-1 Cruzeiro – Maracanã – 18h30

Segunda-feira 1º/7:
Palmeiras 2-0 Corinthians – Allianz Parque – 20h00

Standings provided by Sofascore

  • Próximo jogo: Grêmio x Palmeiras │Brasileirão 14ª Rodada │Data: 04/07 Hora: 19h00 Centenário de Caxias [Transmissão: SporTV e Premiere]

Comentários