Bielsa critica venda de jovens e cita Estêvão e Endrick │Veiga completa 300 jogos │A Tabela e os jogos da 15ª Rodada




06 julho 2024 - 08h00
O técnico Marcelo Bielsa concedeu entrevista coletiva antes do jogo contra a Seleção Brasileira, pelas quartas de finais da Copa América. O técnico do Uruguai falou sobre a transferência precoce de jovens sul-americanos ao futebol europeu, e citou Endrick e Estêvão, crias da base do Palmeiras, ao ser perguntado sobre o momento em que foi técnico do Newell's Old Boys, e foi derrotado pelo São Paulo de Telê Santana, na final da Libertadores 1992.

O técnico argentino Marcelo Bielsa, também conhecido pelo apelido de 'El Loco'.

"Você recorda a formação do São Paulo, com um treinador monumental (Telê Santana) e uma formação toda de jogadores da Seleção Brasileira jogando no futebol local. Olha, o que aconteceu com o pobre futebol sul-americano. Jogava Raí, Antonio Carlos, Ronaldão, Cafú, Pintado, Muller. Eram todos jogadores 'europeus', mas antes de irem para a Europa jogaram duas finais de Libertadores. Então, imagina o que aconteceu com o futebol, que é propriedade popular, porque o pobre não tem muita capacidade de acesso à felicidade, porque não dispõe de dinheiro para comprar felicidade", iniciou o argentino.

"Então, o futebol, como é gratuito, é de origem popular. Esse futebol que é um das poucas coisas que horizontalmente os mais pobres mantêm, já não mantém mais, porque aos 17 anos Endricks vão, o 'winger do Palmeiras' (Estêvão). Que lástima que tenha que dizer algo hoje que apenas vai me trazer críticas", completou.

Endrick foi vendido pelo Palmeiras ao Real Madrid, por 35 milhões de euros (R$ 198 milhões na cotação da época) mais 25 milhões de euros em bônus, aos 16 anos. O Chelsea, por sua vez, adquiriu Estêvão, de 17 anos, em uma negociação que girou em torno de 61 milhões de euros (R$ 358 milhões na atual cotação), sendo 45 milhões de euros fixos mais 16 milhões em bônus.

A dupla do Palmeiras, como exemplificado por Bielsa, é mais um caso de jovens que são vendidos jovens e rumam para a Europa ao completar 18 anos. Vini Jr. e Rodrygo, protagonistas no Real Madrid, seguiram o mesmo caminho.

O duelo de seleções está marcado para 22h00 (Hora de Brasília) desse sábado, no Allegiant Stadium. Quem avançar encara o vencedor do duelo entre Colômbia e Panamá, também neste sábado - 19h00 (Hora de Brasilia)


O elenco do Palmeiras se reapresentou na manhã desta sexta-feira na Academia de Futebol, após o empate (2-2) com o Grêmio, em Caxias do Sul, pelo Brasileirão. O zagueiro Gustavo Gómez, de volta depois da Copa América com a seleção do Paraguai, treinou com os colegas no gramado.

A comissão de Abel Ferreira comandou um trabalho em campo reduzido. Já aqueles que atuaram mais de 45 minutos contra o Grêmio permaneceram na parte interna cumprindo o cronograma regenerativo, assim como Bruno Rodrigues, Lázaro, Zé Rafael e Murilo, que seguem em tratamento de lesões.

Raphael Veiga, que ficou fora do último duelo em Caxias, por suspensão, celebrou a marca de 300 partidas alcançada na vitória sobre o Juventude, semana passada:“Eu sempre falo em várias entrevistas que eu sempre quis jogar um jogo e nunca imaginei jogar 300. Eu sei que é uma marca muito grande em um clube muito grande, estou muito feliz, muito feliz mesmo porque isso mostra uma constância no trabalho. Não é qualquer jogador que fica mais que seis, sete, oito anos no clube, então estou muito feliz. Lógico que as vitórias, os títulos, isso ajuda muito também, mas é isso, eu espero fazer mais 300, 500, 600 jogos e conquistar mais títulos”, disse o meia.
 
Raphael Veiga em entrevista na Academia de Futebol (Imagem: TV Palmeiras/Youtube)

“Sobre o empate de ontem, eu acho que isso mostra mais uma vez a força do nosso grupo, principalmente na parte mental. A gente sabe que fazer dois gols no Grêmio fora, num campo que estava muito difícil, é complicado. Parabenizo todo mundo e que continuem se preparando porque as oportunidades aparecem e precisamos estar preparados” - prosseguiu.

Abel Ferreira terá apenas mais um dia de treino antes do duelo com o Bahia, domingo 18h30 no Allianz Parque pela 15ª rodada. Ambos tem 27 pontos mas o alviverde leva vantagem no saldo de gols (9-7).

“É óbvio que para o Abel e para o nosso time quanto mais jogadores estiverem à disposição, melhor. Alguns atletas acabaram se machucando, acho que também muito por conta de tantos jogos, sequência muito grande, viagens. Mas a gente tem que fazer o nosso melhor com aquilo que a gente tem. Importante eu estar voltando também, é ruim ficar de fora.”

“O Gómez está voltando, a gente sabe da importância que ele tem para o nosso grupo, é um líder. E espero que os meninos também que estão machucados voltem o mais rapidamente possível para todo mundo estar à disposição do Abel, para ele ter mais cartas para montar o jogo”, concluiu Veiga.


O Campeonato Brasileiro Série A 2024 chega a sua 15ª rodada neste final de semana, com dois jogos neste sábado (6) e oito no domingo (7).

No domingo, o Palmeiras seguirá na corrida pela liderança, agora contra o Bahia do técnico Rogério Ceni, em jogo ás 18h30 no Allianz Parque. Os dois clubes possuem campanhas semelhantes, com 27 pontos (oito triunfos, três empates e três derrotas), com a equipe de Abel Ferreira levando vantagem no saldo de gols (9-7).

JOGOS DA 15ª RODADA:

Sábado, 6, julho:
20h00 – São Paulo 2-0 Red Bull Bragantino - Morumbi
20h00 – Flamengo 1-1 Cuiabá - Maracanã

Domingo, 7, julho:
16h00 – Juventude x Grêmio - Alfredo Jaconi
16h00 – Fortaleza x Fluminense - Arena Castelão
16h00 – Cruzeiro x Corinthians - Mineirão
18h00 – Internacional x Vasco - Beira-Rio
18h30 – Vitória x Criciúma - Barradão
18h30 – Palmeiras x Bahia - Allianz Parque
18h30 – Atlético-GO x Athletico-PR - Estádio Antônio Accioly
20h30 – Botafogo x Atlético-MG - Estádio Nilton Santos

Standings provided by Sofascore

  • Próximo jogo: Palmeiras x Bahia │Brasileirão 15ª rodada │Data: 07/07 Hora:18h30 Allianz Parque [Transmissão: Premiere]

Comentários