Palmeiras perde para o Botafogo no Engenhão │E os resultados da 17ª Rodada




17 julho 2024 - 23h30
O Palmeiras desperdiçou muitas chances e acabou derrotado por 1-0 pelo Botafogo, nesta noite de quarta-feira. Tiquinho Soares marcou o único gol do duelo pela 17ª rodada do Brasileiro, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Lutando pela liderança, o time alviverde desperdiçou a oportunidade de subir ao #1 lugar da tabela e fica em #2, com 33 pontos. Já o alvinegro carioca chega a 36 pontos e continua na ponta. O alviverde ainda tem risco de perder o #2 lugar, nesta rodada para o Flamengo.

O técnico Abel Ferreira promoveu as estreias dos meias Mauricio e Felipe Anderson, que ficaram à disposição, no banco de reservas, pela primeira vez. Do outro lado, Artur Jorge promoveu a estreia do atacante Igor Jesus.

Botafogo e Palmeiras retornam a campo no sábado, pela 18ª rodada. O Botafogo enfrenta o Internacional, às 18h30 no Estádio Nilton Santos. O Palmeiras encara o Cruzeiro, 21h00 no Allianz Parque.

Primeiro tempo — Os mandantes da noite chegaram já aos 2' minutos iniciais. Luiz Henrique tocou para Júnior Santos, que finalizou, mas a bola desviou em Murilo e foi para escanteio. Pouco depois, o Palmeiras respondeu de bola parada. Piquerez rolou para Veiga, que cruzou na área e a defesa afastou. Em seguida, Estêvão fez boa jogada na área e passou para Veiga. O meia bateu, mas viu Alexander Barbosa cortar. Aos nove minutos, Marlon Freitas recebeu na entrada da área e bateu firme para grande defesa de Weverton.

Aos 13', Savarino lançou para Júnior Santos, que passou por Marcos Rocha e chutou no gol. Weverton defender. Quatro minutos depois, Marcos Rocha lançou Flaco, o argentino avançou na área, finalizou mas o goleiro John defendeu. Na sequência, após cobrança de escanteio, a bola sobrou fora da área com Gabriel Menino, e o meia soltou uma pancada para fora, com perigo.

Estêvão fez boa jogada pela direita, avançou até o fundo e cruzou para trás, mas a zaga do Botafogo afastou. O Palmeiras tentou impor pressão, mas não conseguiu perigo nas conclusões. Aos 33', Júnior Santos tentou de cabeça e mandou para fora. Três minutos depois, Piquerez lançou na área para Estêvão livre, porém o camisa 41 cabeceou mal. Em seguida, Suárez cruzou para Savarino, que ajeitou de cabeça e viu Luiz Henrique chegar batendo firme. Weverton salvou o Palmeiras. Aos 38, Piquerez salvou o cabeceio de Barboza.

Segundo tempo — No início da etapa final, o Palmeiras teve uma bola parada, Veiga arriscou chute direto mas sem perigo. O Botafogo chegou com Gregore, que cabeceou sem precisão e mandou por cima do gol. Aos 5', Veiga fez boa jogada no meio e finalizou travado. Aos 8' minutos, Júnior Santos foi lançado sozinho depois de erro de Gabriel Menino, chutou no gol de dentro da área. Weverton fechou o ângulo e fez grande defesa, mas instantes depois Botafogo abriu o placar. Aos 10, Luiz Henrique recebeu na direita, passou por Murilo e tocou no meio da área. Tiquinho Soares surgiu livre, chutando firma para o fundo da rede; 1-0.

Aos 16', Piquerez arriscou da entrada da área e John defendeu. Pouco depois, Flaco recebeu de Gabriel Menino na área e tentou bater cruzado. John defendeu, mas o impedimento foi marcado. Por volta dos 25, Tiquinho perdeu a chance de ampliar e pegou fraco na bola, que ficou fácil para Weverton. 

Dez minutos depois, Luiz Henrique levou perigo, mas a defesa palmeirense afastou. Nos 40', Felipe Anderson arriscou e John defendeu. Em seguida, Weverton fez boa defesa após arremate de Igor Jesus, mas o lance estava impedido.

A reta final seguiu com tentativas de pressão alviverde, sem efeito. Dudu lançou na área para Flaco, mas John surgiu para defender. Nos acréscimos, Kauê ainda perdeu a chance de ampliar chutando fora.

Os conceitos dos jogadores no Rio (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo):
Weverton [GOL]: Bom 
Marcos Rocha [LD]: Regular
Gustavo Gómez [ZAG]: Regular
Murilo [ZAG]: Regular
Piquerez [LE]: Regular
Aníbal Moreno [MEIO]: Regular
Gabriel Menino [MEIO]: Péssimo
Felipe Anderson [MEIA]: Regular
Raphael Veiga [MEIA]: Regular
Estêvão [ATA]: Regular
Flaco López [CA]: Péssimo
Rony [ATA]: Regular
 
Jogadores do Palmeiras disputam de bola aérea com a defesa do Botafogo, na 17ª rodada, Brasileirão Série A 2024, estádio Nilton Santos (Foto: Palmeiras/Canon)

FICHA TÉCNICA
Jogo: Botafogo 1-0 Palmeiras │Brasileirão 17ª Rodada
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data: 17 julho 2024 - quarta-feira
Hora: 21h30 (Hora de Brasília)
Público: 39.570 torcedores
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)
Cartão vermelho: nenhum
Cartões amarelos: (BFR)Alexander Barboza e Damián Suárez
Gols:(BFR) Tiquinho Soares (10'/2T)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Gabriel Menino (Felipe Anderson) e Raphael Veiga (Caio Paulista); Estêvão (Mauricio), Rony (Dudu) e Flaco López.
Técnico: Abel Ferreira

BOTAFOGO: John; Damián Suárez, Alexandre Barboza, Bastos e Marçal; Gregore, Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Luiz Henrique (Kauê) e Savarino; Júnior Santos (Igor Jesus) e Tiquinho Soares (Tchê Tchê).
Técnico Artur Jorge


Confira os resultados dos jogos da 17ª Rodada do Brasileirão 2024:

A rodada 17 do Brasileirão Série A 2024 conta com oito partidas, já que duas foram adiadas em razão da reposição de duelos pela Copa do Brasil.

O Brasileirão terminou a rodada 16 sob nova liderança. A 17ª jornada do campeonato começa com Botafogo na primeira colocação, após o time ter conquistado os três pontos e ultrapassar o Flamengo. O vice-líder Palmeiras também conquistou um resultado positivo e fez com que a equipe rubro-negra caíssem mais na tabela e ficasse com a terceira posição.

Quatro times estão fora desta rodada. O duelo entre Fluminense e Athletico Paranaense foi adiado, assim como a partida na qual o Internacional enfrentaria o Flamengo, em razão dos jogos atrasados do tricolor carioca e do colorado pela Copa do Brasil, que serão repostos neste sábado (13/7).

Bahia 1-2 Cuiabá
Data: sábado (13/7), às 16h00
Local: Arena Fonte Nova, Salvador

Cruzeiro 2-1 Red Bull Bragantino
Data: sábado (13/7), às 16h00
Local: Estádio Independência, Belo Horizonte

Juventude 1-1 Atlético-MG
Data: terça-feira (16/7), às 19h00
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília

Corinthians 2-1 Criciúma
Data: terça-feira (16/7), às 21h00
Local: Neo Química Arena, São Paulo

Atlético-GO 0-1 Vasco
Data: quarta-feira (17/7), às 19h00
Local: Estádio Antônio Accioly, Goiânia

São Paulo 1-0 Grêmio
Data: quarta-feira (17/7), às 20h00
Local: MorumBIS, São Paulo

Fortaleza 3-1 Vitória
Data: quarta-feira (17/7), às 21h30
Local: Arena Castelão, em Fortaleza

Botafogo 1-0 Palmeiras
Data: quarta-feira (17/7), às 21h30
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro

Standings provided by Sofascore

  • Próximo jogo: Palmeiras x Cruzeiro │Brasileirão 18ª Rodada │Data: 20/07 Hora: 21h00 Allianz Parque [Transmissão: SporTV e Premiere]

Comentários