“É um sonho ganhar o Brasileirão”- diz Gabriel Menino // Abel Ferreira explica a escalação na Ressacada
Após o desembarque do português Abel Ferreira em solo brasileiro para trabalhar pelo Palmeiras, o treinador e sua comissão técnica, já conquistaram com o elenco palmeirenses o Campeonato Paulista 2020, Copa do Brasil 2020, e duas Taça Libertadores 2021 e 22, e Recopa Sul-Americana 2022.
O Brasileirão Série A, é outro título de grande expressão que falta a comissão técnica portuguesa. Desta forma, o principal certame nacional é tratado como prioridade, de acordo com o Gabriel Menino revelou no último domingo, em Santa Catarina.
O jogador Gabriel Menino em coletiva (Foto: TV Palmeiras) |
“A gente sempre olha para qualquer campeonato e busca ganhar. Neste ano, tem uma vontade a mais porque não ganhamos ainda. Eu ainda não ganhei um Brasileiro, e é um sonho ganhar. Neste ano a gente está mais focado e determinado para ganhar o Brasileiro” - disse o volante criado na base alviverde, após o empate com o Avaí na Ressacada.
Depois de 14 rodadas disputadas pelo campeonato nacional, e independentemente de quem entre em campo, todo o elenco palmeirense tem se focado para tentar cumprir o objetivo do titulo nacional. O Palmeiras ainda é o #1 colocado com 29 pontos - três na frente do rival SCCP, #2 colocado.
O empate por 2-2 com o Avaí impediu que a equipe ampliasse a distância para cinco pontos em relação ao rival. E o Gabriel Menino avaliou o desempenho do time em Florianópolis e lamentou a oportunidade perdida de ampliar a vantagem.
“Poderíamos ter aberto uma vantagem maior para o segundo colocado. No primeiro tempo a gente estava com um pouco de dificuldade, mas no segundo tempo veio a virada. A gente estava bem organizado, mas infelizmente, o Jean Pyerre foi feliz na falta e conseguiu empatar o jogo. Agora já temos uma grande batalha na quarta-feira” disse Gabriel Menino.
O time do Palmeiras não teve vida moleza na Ressacada, neste sábado, e apesar de virar o placar após a entrada de alguns titulares na etapa final, sofreu o empate com um belo gol de falta do meio-campista Jean Pyerre para o time mandante. O empate por 2-2 com o Avaí manteve a vantagem do alviverde na liderança do Brasileiro. Mas, mesmo com a manutenção da equipe na liderança da tabela, Abel analisou a dificuldade que o alviverde vem sofrendo nas partidas mais recentes, e comentou a postura dos adversários.
O técnico Abel Ferreira em coletiva pós-jogo, na Ressacada (Foto: TV Palmeiras) |
“O que vou sentindo é que, onde nós vamos, o adversário joga com a faca nos dentes, como se fosse o último jogo da vida dele. E temos que encarar da mesma maneira. É o que sentimos, não só pela parte dos adversários, mas também pela própria torcida”, explicou o treinador.
O técnico palmeirense também comentou como utiliza dessa postura dos times adversários, para motivar o time alviverde. De acordo com Abel, acaba contribuindo para manter os atletas do Palmeiras concentrados e motivados em todos os duelos.
“Isso demonstra a motivação de quem joga contra nós. E tem que nos fazer refletir internamente, para estar no máximo da nossa concentração. Contra nós, os adversários vão dar o máximo. Eles deixam tudo lá dentro. E nós temos que igualar esses fatores”, continuou.
Após o fim da longa invencibilidade de 19 partidas, na última quinta-feira quando perdeu para o rival SPFC pela ida das Oitavas da Copa do Brasil, e parar no empate com o Avaí no ultimo domingo 26, o alviverde quer voltar a vencer na próxima quarta a noite, pela ida das oitavas da Libertadores, a equipe do Cerro Porteño no Paraguai - que é um dos lugares de muita pressão sob os times que disputam Libertadores.
Na mesma coletiva pós-jogo, Abel lembrou do fato de não perder mais jogadores por lesões. E quando foi perguntado sobre o calendário, ele respondeu: ''Sou religioso e rezo. Pela quantidade de jogos que há, só rezo. Vocês estão vendo a quantidade de jogadores lesionados em jogos do Flamengo, Atlético-MG, Corinthians... Não sou mágico, só peço para ter saúde'' – revelou Abel.
''Não peço para nos ajudar no jogo, por que Deus não se mete no jogo. Mas, que ele nos dê saúde para jogar. Não sei qual será o futuro. Sei que temos uma série de jogos decisivos, com dois dias de intervalo. Isso só acontece em um lugar no mundo, talvez os outros estejam errados'' – concluiu Abel.
Dos times nas oitavas da Libertadores 2022, o Palmeiras é o que mais vezes jogou este ano (43x), seguido de perto por Fortaleza (41x), Athletico-PR (40x), Flamengo (39x), Atlético-MG (38x) e SCCP (37x).
Entre os estrangeiros, Tolima da Colômbia com 35x, é o que mais jogou partidas em 2022. Estudiantes (31x) e Boca Jrs (30x). E o Cerro Porteño tem 27x. Portanto, a equipe de Abel Ferreira atuou 16x mais que o próximo adversário das Oitavas da Libertadores.
No ultimo domingo na Ressacada, o Dudu, Murilo, Piquerez, Marcos Rocha, Rony e Veron iniciaram o duelo com o Avai, no banco de reservas. Já o também titular Danilo, teve de cumprir suspensão.
A comissão técnica conta com o NSP do Palmeiras (Núcleo de Saúde e Performance), que analisou a condição física de cada jogador, para definir o time que iniciou o jogo de domingo.
Depois dos recentes retornos de Veiga, Mayke e Marcos Rocha, apenas o volante Jailson continua no departamento médico. O jogador contratado este ano, rompeu o ligamento do joelho e deve demorar um longo tempo para voltar a praticar futebol.
Próxima Partida: Cerro Porteño v Palmeiras │ Libertadores 2022 - Oitavas de Final │ 29 de Junho, quarta-feira ás 19h15 (Hora de Brasilia), estádio General Pablo Rojas (Transmissão: Conmebol TV)
Comentários