BRASILEIRÃO SÉRIE A: CORITIBA v PALMEIRAS
12.06.2022 — 06:00
Depois de dez partidas pelo Brasileirão Série A, o Palmeiras conseguiu 19 pontos, e ainda está na luta pela liderança do campeonato. Na tarde deste domingo 12, às 18h00 horas (Horário de Brasília), o Verdão de Parque Antártica visita o Coritiba, no estádio Couto Pereira no Paraná, para tentar a vitória e quebrar um tabu de 25 anos para buscar o lugar mais alto da tabela.
O Palmeiras não triunfa sobre o time de Curitiba como visitante, desde o ano de 1997. Foram 16 jogos disputados no período, e o alviverde paulista somou dez derrotas e, outros seis empates longe de seus domínios contra o adversário paranaense. Porém, há 10 anos, o Palmeiras conquistou seu #2 título da Copa do Brasil, quando empatou em 1-1 com o Coritiba, no estádio Couto Pereira, após vitória por 2-0 na partida de ida, daquela final.
O lateral-direito Mayke, por sua vez, está em um processo de transição física após tendinopatia de calcâneo na perna direita. O lateral, porém, nos últimos dias já retornou aos treinos com o elenco no CT Academia de Futebol.
Sobre o setor de defesa, os zagueiros Gustavo Gómez, e Benjamin Kuscevic, foram convocados por suas respectivas seleções. Na ultima sexta-feira, o paraguaio foi titular na Coreia do Sul, em Suwon, contra os donos da casa. Já o chileno está com sua equipe nacional no Japão, disputando a Copa Kirin, cuja a disputa de terceiro lugar está agendada para a terça-feira.
O time mandante deste domingo, por sua vez, empatou na última rodada com o SPFC, em Curitiba, por 1-1. O adversário do Paraná possui 15 pontos e dez partidas jogadas, e busca uma vaga no G4 do Brasileiro.
O time, que é treinado por Gustavo Morínigo, deve ter seis desfalques para o duelo com o Palmeiras. Os desfalques: os laterais Matheus Alexandre, Warley, e o ex-palmeirense Egídio, os volantes Willian Farias e Andrey, e o atacante Léo Gamalho.
— O Palmeiras está no momento, em #2 lugar da tabela do Brasileirão, com 19 pontos. Dois a menos que o #1 colocado, e o alviverde ostenta a maior série invicta do Brasileirão (nove jogos, ao lado do Internacional-RS), a melhor defesa (cinco gols contra) e o melhor ataque (17 gols marcados). Além disso, está há cinco rodadas sem sofrer gols.
— Considerando o desempenho de todos os times que disputam a Série A do Brasileiro 2022, o Alviverde tem o melhor aproveitamento de pontos na temporada (79,63%, seguido pelo Atlético-MG, com 71,72%), o melhor ataque (média de 2,11 gols por partida, seguido pelo Atlético-MG, com 1,91) e a melhor defesa (média de 0,53 por partida, seguido pelo Ceará, com 0,55).
— O Palmeiras está invicto há 16 jogos: 12 vitórias e quatro empates por três competições (Brasileiro, Copa do Brasil, e Taça Libertadores de América).
Esta, já é a maior sequência de invencibilidade da era Abel Ferreira, e a maior desde os 20 jogos sem derrotas sob comando de Vanderlei Luxemburgo, entre julho e outubro de 2020, além de ser a 4ª maior do clube neste século XXI.
É também, a maior série invicta vigente entre todos os clubes que disputam a Série A, seguida pelas de Internacional e SPFC, ambos com 14.
Estádio Couto Pereira, em Curitiba - PR (Foto: Drone/Sguarezi) |
FICHA TÉCNICA
Jogo: Coritiba v Palmeiras │ Brasileiro 2022 - 11ª Rodada
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, PR
Data: 12 de junho de 2022 - domingo
Horário: 18h00 (Horário de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Wagner Reway (PB)
Pendurados (SEP): Marcos Rocha, Gabriel Menino, Zé Rafael e Vitor Castanheira (auxiliar técnico)
Suspensos (SEP): Ninguém
Transmissão de TV: Canal Premiere
CORITIBA: Alex Muralha; Natanael, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Val e Bernardo; Alef Manga, Thonny Anderson e Igor Paixão; Martínez
Técnico: Gustavo Morínigo
PALMEIRAS: 21-Weverton, 2-M.Rocha©, 26-Murilo, 13-Luan, 22-J.Piquerez, 8-Zé Rafael, 28-Danilo, 14-Scarpa, 7-Dudu, 27-Veron e 10-Rony
Banco de reservas:
42-M.Lomba, 1-Vinicius, 6-Jorge, 11-Wesley, 19-B.Lopes, 20-Atuesta, 29-R.Navarro, 32-G.Garcia, 35-Fabinho, 36-Vanderlan, 38-P.Bicalho, 45-Naves
Técnico: Abel Ferreira
Comentários