BRASILEIRÃO SÉRIE A - 13ª RODADA: SPFC v PALMEIRAS
20.06.2022 - 11h28
Palmeiras encara um clássico nesta segunda-feira, no Morumbi. O Choque-Rei, pela 13ª rodada do Brasileirão, a partir de 20h00 (Horário de Brasília). A equipe mandante busca se recuperar no campeonato, após sofrer revés para o Botafogo, por 1-0 no Rio de Janeiro, e estão fora do G4 em #9 lugar com 18 pontos.
Hoje, o técnico Rogério Ceni tem desfalques: Gabriel Sara, Nikão, Alisson, Talles Costa, Luan, Caio. Todos por lesões, e Moreira, que está com a seleção portuguesa sub-18.
O time do Morumbi tem retrospecto positivo em clássicos desta temporada: cinco vitórias, um empate e duas derrotas. Os dois revezes foram justamente, para o Palmeiras, no Paulista. Um na fase de grupos, 1-0, o outro na partida de volta da final paulista, 4-0.
O Palmeiras também tem desfalques; O técnico Abel Ferreira testou positivo para a covid-19. E cinco jogadores palmeirenses, não poderão estar em campo.
O lateral-direito Marcos Rocha segue sob tratamento de uma mialgia na coxa direita, e faz trabalhos individuais na Academia. O lateral-esquerdo Jorge se recupera de trauma no joelho direito, mas já voltou aos treinos com o elenco.
E o Veiga, meia-atacante titular, que teve lesão na coxa direita, começou a transição física desde ontem, domingo 19. E o meio-campista Zé Rafael, que tem de cumprir suspensão automática devido ao terceiro cartão amarelo, recebido no triunfo sobre o Atlético-GO.
O volante Jailson, que sofreu lesão grave no joelho, ainda está longe do futebol. Já o zagueiro Benjamin Kuscevic, voltou a estar a disposição da comissão técnica depois de servir a seleção do Chile, na Data Fifa.
Sem poder contar com o titular da lateral-direita, Marcos Rocha, o técnico auxiliar João Martins pode escolher o jovem Gustavo Garcia, Gómez, ou Mayke na lateral direita - que recentemente, voltou de lesão e jogou contra o Atlético-GO, na ultima quinta-feira.
Sem poder contar com o titular da lateral-direita, Marcos Rocha, o técnico auxiliar João Martins pode escolher o jovem Gustavo Garcia, Gómez, ou Mayke na lateral direita - que recentemente, voltou de lesão e jogou contra o Atlético-GO, na ultima quinta-feira.
Já o garoto Garcia ficou no banco de reservas, enquanto Gómez foi improvisado na lateral-direita, formando assim, a defesa titular ao lado dos zagueiros Luan e Murilo, e o lateral-esquerdo Joaquín Piquerez.
Pelo meio-campo, na vaga deixada por Zé Rafael, o colombiano Eduard Atuesta pode pintar como um dos titulares. Além dele, Gabriel Menino também pode ser escalado. E o jovem Fabinho, também está a disposição da comissão portuguesa.
Pelo meio-campo, na vaga deixada por Zé Rafael, o colombiano Eduard Atuesta pode pintar como um dos titulares. Além dele, Gabriel Menino também pode ser escalado. E o jovem Fabinho, também está a disposição da comissão portuguesa.
Cicero Souza, gerente de futebol do Palmeiras, e Flaco Lopéz (D). O novo reforço argentino de 21 anos, treinou pela 1ª vez na Academia, ontem, domingo 19/6. (Foto: Cesar Greco/SEP)
Outros destaques - O Palmeiras pode obter seu 10º triunfo em clássicos fora de casa com torcida única, e reforçar o posto de melhor visitante entre rivais do estado.
São 25 jogos, nove vitórias, seis empates, dez derrotas, 21 gols marcados e 23 gols sofridos, o alviverde ostenta o melhor aproveitamento de vitórias como visitante, com 36%, seguido pelo Santos com 19% (cinco triunfos em 27 jogos). E o menor percentual de derrotas, 40%, seguido novamente pelo Santos com 56% (15 reveses em 27 jogos).
Com 352 jogos no Morumbi contra qualquer adversário, o Palmeiras está a uma vitória de obter um retrospecto positivo no local. No geral são 118 triunfos palmeirenses, 116 empates, 118 derrotas, 445 gols marcados e 421 gols contra). Além do SPFC, o Palmeiras enfrentou outros 33 adversários no local.
O rival do Morumbi já amargou quase 27 anos sem vencer o Palmeiras, em Brasileiros. No geral, o alviverde acumulou 25 jogos de invencibilidade perante o rival pelo nacional entre 20/02/1974 e 03/10/1999, com 11 vitórias e 14 empates. Foram exatos 26 anos, nove meses e seis dias.
O técnico Abel Ferreira tem bom aproveitamento em clássicos paulistas disputados com o Palmeiras. São 25 jogos com 13 vitórias, sete empates, cinco derrotas, 39 gols marcados e 22 gols contra.
#1 lugar do Brasileiro com 25 pontos, o Palmeiras está boa fase e perdeu só uma partida como visitante, na atual temporada. Foi contra o mesmo rival de hoje, no duelo de ida da final paulista.
Após o clássico desta segunda-feira, haverá outro Choque-Rei no mesmo local, na quinta-feira às 20h00 pela partida de ida, das oitavas da Copa do Brasil.
Vanderlan, Gómez, Wesley, Lomba e Luan (Em pé E/D); Garcia, Navarro, G.Menino, Danilo, Scarpa e Dudu (E/D agachados) em treino da Academia de Futebol. (Foto: C.Greco/ SEP)
FICHA TÉCNICA
Pré-jogo: SPFC v Palmeiras │ Brasileirão Série A 2022 - 13ª rodada
Local: Estádio do Morumbi, em SPData: 20 de junho, 2022 - segunda-feira
Horário: 20h00 (Hora de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Rafael Traci (RS)
Pendurados: M.Rocha, Danilo, G.Menino, J.Martins (auxiliar técnico), V.Castanheira (auxiliar técnico)
Suspensão por cartão: Zé Rafael (três cartões amarelos)
Transmissão: Canal Premiere
SPFC: Jandrei, Diego Costa, Arboleda e Léo; Igor Vinicius, Gabriel, R.Nestor, Patrick, Igor Gomes, Reinaldo, e Calleri.
Técnico: Rogério Ceni.
PALMEIRAS: 21-Weverton, 15-Gómez©, 26-Murilo, 13-Luan, 22-Piquerez, 25-G.Menino, 28-Danilo, 14-Scarpa, 7-Dudu, 27-Veron, e 10-Rony.
Banco de reservas:
42-Marcelo Lomba, 1-Vinicius, 4-Kuscevic, 11-Wesley, 12-Mayke, 19-Breno Lopes, 20-Atuesta, 29-R.Navarro, 32-G.Garcia, 35-Fabinho, 36-Vanderlan, 38-Pedro Bicalho.
Técnico: João Martins.
Comentários