BRASILEIRÃO SÉRIE A — PÓS-JOGO: SPFC 1-2 PALMEIRAS



20.06.2022 - 22h00
Nesta noite fria de segunda-feira, o Palmeiras conseguiu mais um triunfo dentro do estádio do Morumbi, no Choque-Rei da 13ª rodada do Brasileiro, o time mandante treinado por Rogério Ceni, vencia o duelo até os 45' do 2º tempo, mas o Palmeiras mostrou porque é um time forte, competitivo, e vencedor até o fim do clássico.

O Tite, atual técnico da Seleção Brasileira, marcou presença no estádio, com um de seus auxiliares, o ex-craque do Palmeiras e da Seleção, César Sampaio, para acompanhar o jogo e observar alguns nomes, como os palmeirenses Danilo volante, e o goleiro Weverton.
 
O time do Palmeiras, antes do Choque-Rei, válido pela 13ª terceira rodada do Brasileiro, no Estádio do Morumbi. (Foto: Cesar Greco / SEP)

O primeiro Choque-Rei desde a final do Paulista 2022, em que o Alviverde goleou por 4-0, e se sagrou campeão estadual novamente, também de forma épica. Para os rivais, o clássico desta segunda-feira tinha um certo caráter de revanche, mas o time de Ceni não conseguiu deter os avanços do forte e destemido time alviverde, muito bem treinado pelo técnico Abel Ferreira.

As duas equipes voltam a se encontrar na próxima quinta-feira, novamente no Morumbi, mas desta vez pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

O Choque-Rei - Os mandantes da noite iniciaram melhores e logo geraram perigo à meta do Lider do Brasileirão. Logo ao 1' minuto, Calleri e Igor Gomes fizeram boa jogada na direita, encontrando Rodrigo Nestor na entrada da área. O meia recebeu e chutou forte, mas errou a pontaria. Após os 12', foi a vez de Nestor chutar forte no ângulo, forçando uma ótima defesa do goleiro Weverton.

O gol dos rivais amadureceu. Após o chutão de Nestor, Patrick cruzou na cabeça de Igor Gomes, mas o meia mandou por cima do travessão. Mas, no minuto seguinte de escanteio, Gabriel Menino desviou no meio da pequena área, e a bola sobrou no segundo poste para Patrick, que completou para o gol, em lance polêmico, pois pelo replay da TV, ficou a forte impressão de que, desviou na mão do jogador Patrick do São Paulo, antes de entrar no gol. 

O líder Palmeiras começou a jogar com mais objetividade, após a desvantagem do placar. Aos 20', outro lance polêmico, Rony caiu dentro da área em disputa de bola com o goleiro Jandrei, mas após revisão do VAR, o pênalti foi descartado. Após cinco minutos, Veron recebeu cruzamento na segunda trave e cabeceou dentro da pequena área, e Jandrei teve de fazer defesa à queima-roupa.

O meia Scarpa, que teve duas boas chances de fora da área sem êxito, teve sua melhor chance ao aproveitar erro de Reinaldo, e chutar por dentro da área, mas o zagueiro Arboleda conseguiu bloquear, evitando o empate alviverde. Os mandantes tentaram responder com Igor Vinícius, que dominou a bola no segundo poste, e chutou fora.

Segundos antes do intervalo, o SP ainda teve uma última boa chance de ampliar. Reinaldo recebeu grande lançamento da esquerda e cruzou rasteiro para a entrada da área, achando o Rodrigo Nestor, que chutou de primeira para fora, e levando a torcida do time mandante à loucura nas arquibancadas do estádio Morumbi.

2º Tempo - Os rivais não se acomodaram com a vitória parcial e voltaram ao segundo tempo dispostos a ampliar o placar e atacando o lider do Brasileirão. Por isso aos 7', Reinaldo penetrou pela esquerda, e chutou a bola para a grande área, e Igor Gomes chutou fraco no gol.

O lider e visitante Palmeiras, foi rondando a área do rival, tentando criar chance de gol, mas ainda faltava uma maior infiltração. E assim, parece ter restado ao alviverde buscar o empate por cobranças de bolas paradas com escanteios e faltas próximas ao gol mandante, mas nenhuma delas não haviam ainda, assustado o goleiro Jandrei.

Porém, os rivais perderam intensidade, e o técnico Rogério Ceni começou a substituir jogadores de sua equipe. Pablo Maia e Rafinha substituíram o Gabriel Neves e Igor Vinícius. Enquanto isso, Palmeiras substituiu Rony, e Luan pelo Navarro e Mayke.

Apesar das modificações, o time do Morumbi não conseguiu incomodar o lider, que passou a controlar melhor o campo. E os mandantes rivais tentaram atacar em alguns lances de bolas paradas. Aos 27', Rodrigo Nestor chutou direto no gol, por cima da barreira. O Alviverde respondeu em seguida, com o atacante Breno Lopes, que ganhou cruzamento rasteiro do lateral-direito Mayke e chutou de primeira, balançando o travessão.

E poucos minutos antes do fim do Choque-Rei, o Palmeiras teve três ótimas chances de obter o empate! A primeira com o Danilo, de chute rasteiro e cruzado, mas o goleiro conseguiu defender. Logo em seguida, pela segunda trave, Wesley mandou no canto, mas o goleiro defendeu outra vez, porém na terceira, para alegria dos palmeirenses, o xerifão artilheiro Gustavo Gómez testou livre, no segundo poste após cobrança de escanteio venenosa de Scarpa, deixando tudo igual no Morumbi.

A partida rapidamente se encaminhava para o seu final, porém ainda houve tempo para uma virada épica! O zagueiro Murilo pegou uma sobra após cobrança de escanteio, e chutou o suficiente para tirar do goleiro, estufando as redes para a festa da galera palmeirense em todo o planeta! Mais um importante triunfo do Palmeiras, dentro do estádio do Morumbi. E com essa vitória épica, tornou-se lider isolado do Brasileirão com 28 pontos, três a mais que o #2.

Os conceitos da equipe, após o Choque-Rei desta segunda-feira (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo)

Weverton [GOL]: Bom 
Gustavo Gómez [ZAG]: Bom
Luan [ZAG]: Regular
(Mayke [LD]): Regular
Murilo [ZAG]: Bom
Piquerez [LE]: Regular
(Wesley [ATA]): Regular
Danilo [MEIO]: Regular
(Atuesta [MEIA]): Regular
Gabriel Menino [MEIO]: Péssimo
Scarpa [MEIA]: Bom 
Dudu [ATA]: Regular
Gabriel Veron [ATA]: Regular
(Breno Lopes [ATA]): Regular
Rony [ATA]: Regular
(Rafael Navarro [ATA]): Péssimo
João Martins [Auxiliar Técnico]: Bom 

Murilo celebra seu gol que garantiu a virada épica do Palmeiras sob o SPFC, durante partida válida pela 13ª rodada Brasileirão, no estádio do Morumbi. (Foto: C.Greco/ SEP)

FICHA TÉCNICA
Jogo: SPFC 1-2 Palmeiras │ Brasileirão Série A 2022 - 13ª rodada
Local: estádio do Morumbi, em SP
Data: 20 de junho de 2022, segunda-feira
Horário: 20h00 (Hora de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA-RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral (VAR-FIFA-SP)
Gols: Patrick (SP) aos 16/1T; Gómez aos 45/2T, Murilo aos 50 do 2T (SEP)
Cartões amarelos: Igor Vinícius, Reinaldo, G.Neves (SP); Danilo (SEP)
Renda: R$ 1.314.153,00
Público: 31.05

SPFC: Jandrei; Diego Costa, Arboleda e Léo; Igor Vinícius (Rafinha), G.Neves (Pablo Maia), Igor Gomes, R.Nestor (Eder), Patrick e Reinaldo (Miranda); Calleri (Rigoni).
Técnico: Rogério Ceni.

PALMEIRAS: Weverton; Gómez, Murilo e Luan (Mayke); G.Menino, Danilo (Atuesta), Scarpa e Piquerez (Wesley); Dudu, Veron (Breno Lopes) e Rony, (Navarro).
Técnico: João Martins.

  • Próximo Jogo: SPFC v Palmeiras │ Copa do Brasil 2022 - Oitavas de Final │ 23/06, quinta-feira ás 20h00, estádio Morumbi (Transmissão: Amazon Prime)

Comentários