Veja o balanço da primeira janela de transferências deste ano do Palmeiras




08 Março 2024 - 08h30
Veja o balanço da janela de transferências do Palmeiras; A primeira janela de transferências do futebol brasileiro teve fim nessa quinta-feira. Dessa forma, o técnico Abel Ferreira tem definido o seu elenco que terá à disposição neste semestre. No total, o Palmeiras contratou cinco jogadores, sendo que quatro deles já estrearam.

Marcos Rocha e Lázaro em treino na Academia de Futebol, 07/março/2024 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/Canon)

O clube atendeu alguns pedidos de Abel, mas deixou outra coluna em branco. O clube terá novas possibilidades de contratações na próxima janela de transferências, entre os dias 10/julho a 2/setembro. 

A principal lacuna fica na ausência de um centroavante, cobrado pelo técnico em algumas oportunidades para, principalmente, suprir a saída de Endrick, que se apresenta ao Real Madrid quando completar 18 anos, em julho.

Durante a procura, o nome do experiente Diego Costa atualmente no Grêmio, foi avaliado, mas o clube decidiu não avançar com proposta.

O alviverde finalmente ocupou a vaga de um primeiro volante, que estava vaga desde a saída de Danilo ao Nottingham Forest em 2022, com a chegada do argentino Aníbal Moreno, ex-Racing. Além dele, o clube contratou os atacantes Bruno Rodrigues e Lázaro, o lateral Caio Paulista e o meio-campista Rômulo. Este último, só se apresenta ao elenco alviverde após a disputa do Paulista.

O meia está no Novorizontino. Ele chega como opção para o meia Raphael Veiga, que atualmente, não tem concorrência no setor. Por ainda estar disputando o estadual, Rômulo não pode atuar em mais de uma equipe na mesma competição.

Nesta janela, o alviverde também se despediu de jogador. Na quinta-feira, o Santos devolveu o lateral Jorge ao clube alviverde antes do fim do empréstimo. O Palmeiras, porém, alegando que não terá espaço para o jogador, optou por rescindir seu contrato, que iria até dezembro/2025.

O meio-campista argentino Aníbal Moreno chegou ao clube, e rapidamente conquistou seu espaço. O volante deixou boas impressões desde seus primeiros minutos com a camisa do Palmeiras. Ele é o único jogador da equipe que atuou em todas as 12 partidas, sendo oito delas como titular. Sua chegada acirrou a disputa no meio-campo, setor que, na avaliação de Abel é o mais completo, proporcionando possibilidades diferentes para montar a escalação. Ele é o líder em desarmes e interceptações no elenco. Além de ter imposição na marcação, também ajuda na criação.

Bruno Rodrigues, por sua vez, foi o que teve o menor tempo em campo. O atacante ex-Cruzeiro, que tem contrato com até dezembro/2028 com o alviverde, sofreu lesão no joelho direito em seu segundo jogo pelo clube e precisou passar por uma artroscopia, motivo que faz estar longe dos gramados desde o dia 24/janeiro. Ele estreou contra o Novorizontino, saindo do banco de reservas, e depois foi titular contra a Inter de Limeira.

Caio Paulista foi o penúltimo, e mais polêmico, reforço anunciado pelo clube alviverde. A contratação do ex-São Paulo gerou desgaste entre as diretorias, e ajudou a acirrar o clima de rivalidade entre os clubes. O jogador foi contratado pelo alviverde devido a sua versatilidade de poder atuar como lateral-esquerdo, e como ponta. Até o momento, disputou oito jogos, sendo três como titular. Em oportunidades que esteve na escalação inicial, deu duas assistências, uma contra o Santo André e outra contra a Portuguesa.

Já o Lázaro, que está no clube por empréstimo até o fim da temporada, foi o último a ser anunciado. O jogador ficou à disposição da equipe em cinco jogos, mas foi utilizado em três deles. Contra o São Paulo, na última rodada, teve sua chance com mais tempo em campo após entrar no intervalo do jogo. Abel pedia a contratação de um jogador com características semelhantes a de Lázaro após a venda do Artur. O técnico explicou, recentemente, a baixa minutagem do jogador que estava no Almería, questionando quem sairia do time para sua entrada.

  • Próximo jogo: Palmeiras x Botafogo-SP │ Paulista 2024 - 12ª Rodada │ Data: 9/3 Sábado 18h00 Arena Barueri [Transmissão: Paulistão Play e CazéTV (YouTube)]

Comentários