Dos testes à folga de Abel: como o Palmeiras usa Data Fifa antes de semifinal estadual
23 março 2024 - 11h00
Dos testes à folga de Abel: como o Palmeiras usa Data Fifa antes de semifinal estadual.
Abel Ferreira recebendo o prêmio Vitor Oliveira — atribuído pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) (Foto: Reprodução)
Quase duas semanas separam o último do próximo compromisso do Palmeiras: a semifinal do Paulista, contra o Novorizontino. Com tempo à disposição por conta da pausa para a Data FIFA, o clube alviverde tem aproveitado o período para recuperar o elenco, o próprio técnico Abel Ferreira e fazer ajustes finais na equipe ideal.
O time alviverde enfrenta o Novorizontino na próxima quinta-feira, a noite, em volta ao Allianz Parque, em confronto único para decidir quem disputará a final do Paulistão.
Recuperação do time e descanso de Abel
Visando a sequência que terá pela frente, o Palmeiras trabalhou principalmente no processo de recuperação da equipe.
Abel Ferreira, aliás, à medida que construiu uma relação de confiança com o elenco, reduziu o tempo de concentração do time e costuma abrir espaço no calendário para os atletas se dedicarem às famílias.
É tanto que a equipe esteve em campo pela última vez em 16 de março, na rodada final da primeira fase do Estadual, e recebeu quatro folgas depois disso, sendo três ainda no início da semana, e a última neste sábado, com a reapresentação no domingo.
O próprio treinador aproveitou o período para visitar o país de nascença, marcando presença em um evento na cidade de Viseu, em Portugal, para receber o prêmio Vítor Oliveira, da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) do país, na terça-feira.
Foi lá que falou sobre o intuito de permanecer por mais tempo no Verdão.
– É um clube que me valoriza. Estou bem onde estou, a minha família está comigo e, felizmente, cheguei a um momento da minha vida que posso escolher onde quero estar e dificilmente nos próximos dois anos irei para algum lado – disse o treinador.
E os treinos?
Na ausência do treinador, a comissão técnica de Abel comanda os treinamentos na Academia de Futebol com o objetivo de fazer os últimos ajustes na equipe ideal do Palmeiras, ainda que sem dois de seus titulares: Murilo e Endrick, que estão com a seleção brasileira. Richard Ríos foi convocado para a Colômbia, mas tem sido reserva neste novo time.
Os três voltam ao Brasil no avião de Leila Pereira no dia 27 de março e devem estar à disposição para a semifinal, no dia 28.
A primeira fase do Paulistão marcou um período de testes, com escalações alternativas para dar minutagem a atletas menos utilizados, como Aníbal Moreno, Lázaro e Caio Paulista, por exemplo, mas agora o Palmeiras encontrou sua melhor versão, no primeiro mata-mata do torneio, contra a Ponte Preta.
Títulos da era Abel renderam muito dinheiro ao Palmeiras
Trata-se de uma equipe com três defensores, retomando a linha de três zagueiros decisiva no ano passado, agora com Rocha, Murilo e Luan, e com Mayke e Piquerez como alas nas pontas. Foi a primeira vez que a equipe atuou nesta formação, então o período livre serve também para aprimorar o encaixe.
A escalação completa tem Weverton; Rocha, Luan e Murilo; Mayke, Aníbal Moreno, Zé Rafael, Raphael Veiga e Piquerez; Endrick e Flaco López.
O período também serve para recuperação dos lesionados, Dudu, Bruno Rodrigues e Gustavo Gómez, mas que seguem em trabalho com a fisioterapia e ainda não têm previsão de retorno.
John John em treino no CT Academia de Futebol (Foto: Palmeiras/Canon)
Jhon Jhon perde espaço no time do Palmeiras.
O meia Jhon Jhon, que no começo da temporada começou sendo bem cotado e ganhando muitas oportunidades com o técnico Abel Ferreira, atualmente tem perdido cada vez mais espaço e aparecendo menos na equipe do Palmeiras.
A última partida do jogador foi no empate contra o Corinthians, em 2-2, na Arena Barueri, pela nona rodada do Campeonato Paulista 2024. Após isso, o atleta tem sido cada vez menos presente nas listas de relacionados.
Jhon Jhon chegou a ser cogitado para ser o reserva imediato do Raphael Veiga, entretanto, com o passar dos jogos isso foi deixando de acontecer, e muitas vezes nem ficando no banco de reservas o camisa 40 tem ficado.
Jhon ainda é um jogador jovem, de apenas 21 anos, e é visto com grande potencial pela comissão técnica portuguesa. Porém, com a oscilação, a queda de rendimento, é normal que isso faça com que diminua um pouco o futebol do meia e o faça ter mais dificuldades de voltar a atuar pela equipe.
Quando acabar o Paulistão, há grandes chances de Abel e sua comissão se reunirem para analisar o atual elenco do Palmeiras, e decidir quem fica e quem pode ser usado como venda, empréstimo ou até mesmo moeda de troca.
Dentre as opções do atual elenco, está Breno Lopes e Jhon Jhon. Os dois possuem grandes chances de terem que se transferir para outras equipes ao final da competição estadual. Com a falta de espaço, dar um novo ar para eles pode ajudar na carreira de ambos.
Com isso, também existe a possibilidade de Jhon Jhon ficar de fora até da lista de relacionados para a semifinal diante do Novo Horizontino, que está agendado para a próxima noite de quinta-feira no Allianz Parque.
- Próximo jogo: Palmeiras x Novorizontino │ Paulistão 2024 Semifinal 1/1 │Data: 28/3 Quinta-feira. Hora: 21h30 Allianz Parque (Transmissão: Record, CazéTV, TNT, Max e Paulistão Play)
Comentários