Palmeiras empata o Choque-Rei no Morumbis │ Jogos da 11ª Rodada do Paulista
Palmeiras sofre susto com gol mas arranca um empate por 1-1 no estádio Morumbis, nesta noite de domingo, pela penúltima rodada da 1ª fase do Paulista. Alisson abriu o placar para o rival tricolor, enquanto Raphael Veiga, de pênalti, igualou para o alviverde.
Com o empate, o São Paulo ainda não confirmou sua presença no mata-mata estadual. O time é o líder do Grupo D, com 19 pontos, mas Novorizontino e São Bernardo ainda possuem chances de avançarem às quartas de final. Por isso, o time de Thiago Carpini terá de vencer o Ituano, domingo em Itu, na última rodada.
Já o Palmeiras, por sua vez, classificado no mata-mata, é o dono da melhor campanha geral e segue invicto no torneio, com sete triunfos e quatro empates. A última derrota do time alviverde foi dia 8/novembro por 3-0 no Maracanã, para o Flamengo, pelo Brasileirão 2023. O alviverde só volta a campo diante do Botafogo-SP, domingo.
O Choque-Rei — Em menos de 10 minutos no relógio do árbitro, o alviverde causou mais perigo ao tricolor. Flaco recebeu lançamento comprido no costado da marcação, mas não conseguiu efetivar o lance em gol, e a bola sobrou par ao goleiro Rafael. Miutos depois, Richard Ríos arriscou de fora da área, uma bomba forçando o goleiro rival a defender.
Aos 14 minutos, Veiga cobrou falta na esquerda, e Aníbal subiu mais alto que a defesa rival para cabecear no cantinho, tirando tinta da trave.
Após este periodo de pressão mas pouca eficiência, os donos da casa acordaram. Tentando se adaptar ao esquema tático com três zagueiros, o time do Morumbi buscou acionar Lucas, Luciano e outros, que foram se soltando e passaram a causar problemas ao sistema defensivo do Palmeiras.
A primeira chance de perigo real do São Paulo no clássico, veio após tabela de Welington com Ferreirinha. O lateral-esquerdo atravessou todo o campo de ataque com a bola, invadiu a área e chutou cruzado, esperando que Luciano completasse ao gol, mas o camisa 10 não conseguiu alcançar a bola.
Instantes depois, o goleiro alviverde Weverton tocou na fogueira para Richard Ríos, que acabou facilmente desarmado por Pablo Maia. Lucas Moura dominou a bola e tocou para Ferreirinha. O atacante, por sua vez, carregou para o meio e devolveu para Lucas, que não acertou o domínio, mas Alisson estava bem posicionado, com liberdade e chutou de primeira, embaixo do goleiro Weverton, abrindo o placar no Morumbis.
Nos instantes finais do 1º tempo, o São Paulo ainda teve chance de ampliar com Ferreirinha, que recebeu passe em escanteio curto, puxou para o meio e chutou no canto, cruzado, mandando rente à trave. Em seguida, Lucas Moura fez fila na defesa alviverde, porém Murilo conseguiu chegar a tempo na cobertura para afastar o perigo, e evitar o que poderia ser um belo gol do camisa 7 rival.
Segundo tempo — Já aos 6' da etapa final, o Palmeiras voltou determinado a empatar. Flaco López tocou de cabeça, Endrick ajeitou e Zé Rafael completou para o gol, mas o lance acabou anulado por impedimento do volante alviverde.
Minutos depois, finalmente o empate, depois de lançamento na área, Rafael saiu para socar a bola, mas acabou atingindo também a cabeça do zagueiro Murilo. Com a revisão do VAR, o árbitro marcou o pênalti a favor dos visitantes. Veiga cobrou com presição, e igualou o placar do Choque-Rei no Morumbis.
Após o gol sofrido, os são-paulinos tentaram novamente, acordar para o jogo e dar a resposta diante de sua torcida no estádio, até que aos 20', Luciano caiu em disputa de bola com Piquerez dentro da área, e o jogo seguiu. O VAR recomendou a revisão do lance ao juiz, que verificou no monitor e confirmou a decisão de que, não houve o penalti reclamado pelos donos da casa.
Nos instantes finais, com dez minutos de acréscimos as duas equipes tentaram o gol da vitória, porém o jogo terminou empatado; 1-1.
Conceitos dos jogadores no Choque-Rei deste domingo (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo):
Weverton [GOL]: Péssimo
Marcos Rocha [LD]: Péssimo
Mayke [LD]: Regular
Luan [ZAG]: Regular
Murilo [ZAG]: Bom
Piquerez [LE]: Péssimo
Aníbal Moreno [MEIO]: Regular
Gabriel Menino [MEIO]: Regular
Zé Rafael [MEIO]: Regular
Richard Ríos [MEIO]: Regular
Lázaro [ATA]: Regular
Raphael Veiga [MEIA]: Regular
Caio Paulista [LE]: Regular
Endrick [ATA]: Regular
Flaco López [ATA]: Regular
Rony [ATA]: Péssimo
Veiga cobra o penalti que empatou o clássico Palmeiras e São Paulo, por 1-1 na 11ª rodada do Paulista, no Morumbis (Foto: Fabio Menotti/SEP/Canon)
FICHA TÉCNICA
Jogo: São Paulo 1-1 Palmeiras │ Paulista 2024 - 11ª rodada
Local: Estádio do Morumbis, em SP
Data: 3 março 2024 - Domingo
Horário: 20h00 (Hora de Brasília)
Público: 55.030 torcedores
Renda: R$ 3.693.222,00
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Neuza Ines Back
VAR: Daiane Muniz dos Santos
Cartões amarelos: Pablo Maia e Rafael (São Paulo); Raphael Veiga, Zé Rafael e Gabriel Menino (Palmeiras)
Cartão vermelho: Estephano Dijan (auxiliar técnico) (São Paulo)
Gols: (SPFC) Alisson 24'/1T; (SEP) Veiga 12'/2T
SÃO PAULO: Rafael; Ferraresi, Arboleda e Diego Costa; Igor Vinícius (Michel Araujo), Pablo Maia, Alisson, Lucas e Welington; Ferreirinha (James Rodríguez) e Luciano (Erick)
Técnico: Thiago Carpini
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Lázaro), Luan, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno (Gabriel Menino), Zé Rafael, Richard Ríos (Mayke) e Raphael Veiga (Caio Paulista); Endrick e Flaco López (Rony)
Técnico: Abel Ferreira
Confira os jogos da 11ª rodada do Paulistão, que vai até este domingo:
(*Todos sob os horários de Brasília)
Sexta-feira, 1º/3:
Botafogo 1-1 Guarani - 18h30
Partidas de sábado, 2/3:
Corinthians 3-2 Santo André - 16h00
Portuguesa 1-0 Mirassol - 18h00
Inter de Limeira 2-0 Ituano - 20h00
Jogos de domingo, 3/3:
São Bernardo 2-0 Água Santa - 16h00
Ponte Preta 1-1 Novorizontino - 17h00
Red Bull Bragantino 1-0 Santos - 18h00
São Paulo 1-1 Palmeiras - 20h00
- Próximo jogo: Palmeiras x Botafogo-SP │ Paulista 2024 - 12ª Rodada │ Data: 10/03 Domingo 16h00 Arena Barueri [Transmissão: Paulistão Play e CazéTV (YouTube)]
Comentários