Palmeiras goleia Bolívar por 4-0; Confira resultados da última rodada da fase de grupos da Libertadores
Mesmo lesionado, Artur fez 2 gols na goleada diante do Bolívar, na última rodada da fase de grupos da Libertadores, no Allianz Parque (Foto: Palmeiras/by Canon)
29 junho 2023 - 23h15
O Palmeiras recebeu o Bolívar nesta noite de quinta-feira com a missão de garantir o #1 lugar do Grupo C, e a melhor campanha geral da fase de grupos da Libertadores! Entretanto: os comandados de Abel Ferreira não encontraram muitas dificuldades no Allianz Parque, e golearam pelo placar de 4-0. Artur foi o destaque, com dois gols.
Já classificado antes do início do duelo, o Verdão — pela 5ª vez nos últimos seis anos — chega aos mata-matas com a oportunidade de decidir em casa: nas oitavas e, também, em eventuais quartas e semifinais. A grande final, vale lembrar, será novamente em jogo único.
O alviverde fechou sua participação na fase de grupos da Libertadores, com 15 pontos: campanha de cinco triunfos e um revés. O Bolívar, também classificado, ficou em #2 com 12 pontos, quatro triunfos e duas derrotas.
Antes do duelo, Abel tinha uma grande dúvida: quem colocar no lugar do recém-lesionado Zé Rafael, Fabinho ou Richard Ríos? O técnico português resolveu inovar, deslocou Gabriel Menino para a função de primeiro volante e iniciou com o colombiano no time titular! A estratégia surtiu efeito esta noite.
O Palmeiras, agora, volta o foco na Série A do Brasileiro. Na Ligga Arena, às 16h00 (de Brasília) do próximo domingo, visita o Athletico - sem Bento e Fernandinho, suspensos - em duelo pela 13ª rodada do nacional de pontos corridos.
A partida — O Palmeiras iniciou o jogo a todo vapor. Já em um dos primeiros lances, Veiga cruzou bola venenosa na área e Rony cabeceou alto, forçando defesa do goleiro Lampe.
Progressivamente, os visitantes buscavam equiparar as ações ao reter posse de bola, e apostar em contra-ataques rápidos, estratégia logo percebida pelos alviverdes, que retrucaram, ao abrirem mão da velocidade na construção das jogadas em detrimento da paciência com a bola.
Após um período de jogo mais truncado, estudado, o Palmeiras voltou a assustar Lampe aos 23'. Em rápida saída ao ataque, Piquerez acionou Dudu pela esquerda. Dudu tocou para Veiga, que não hesitou em de fora da área, arriscar cruzado e tirar tinta da trave direita do adversário.
Em seguida, o time do Palmeiras abriu o placar. Veiga surgiu de surpresa para frear a saída do Bolívar e, de chaleira, serviu Rony dentro da área. O Rony 'Rústico' dominou de peito, e com tranquilidade, tocou na saida do goleiro, para o fundo do gol: 1-0.
Aos 33', os mandantes da noite, ampliaram a vantagem no placar! Com quase todos os jogadores no campo de ataque, e em busca do segundo gol, conduziram a bola até o lateral-esquerdo Piquerez. O uruguaio ergueu a cabeça e lançou na medida certa para Artur, com liberdade, testar para o fundo da rede: 2-0
Antes do fim do 1º tempo, o alviverde teve outra chance de gol. Aos 38', Artur passou ao Rony, e o 'Rústico' cruzou forte para a grande área. Veiga apareceu para cabecear firme mas a bola carimbou o travessão e pingou em cima da linha, antes da defesa boliviana afastar.
No segundo tempo, a chuva molhou o jogo no Allianz Parque. E graças ao gramado sintético, o jogo correu normalmente: aos 5' minutos, Gabriel Menino arriscou chute perigoso de fora da área. Lampe pulou para espalmar e jogou para escanteio.
O time alviverde continuou pressionando. Piquerez, em chute de fora da área, e Rony, em dois cabeceios — um após cruzamento de Luan e, outro, após lançamento de Richard Ríos — arrancaram gritos de lamento das arquibancadas.
Aos 30', Piquerez ampliou. O lateral uruguaio aproveitou passe de Richard Ríos, após bola lançada por Rony para a área, e depois de tabelar com Veiga, finalizou cruzado — sem chances para Lampe.
Logo depois, Veiga, que já havia feito duas assistências e em busca do próprio gol, completou lançamento na pequena área e obrigou o goleiro do Bolívar a defender à queima roupa.
Já perto do apito final, Artur marcou seu segundo tento na partida. Apesar de lesionado e prestes a ser substituido, o camisa 14 recebeu bola na medida em profundidade de Dudu, partiu em velocidade e chutou firme, desbancando o goleiro e fechando a goleada: 4-0.
Os conceitos dos jogadores, após o duelo desta quinta (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo):
Weverton [GOL]: Regular
Mayke [LD]: Regular
Luan [ZAG]: Regular
Gustavo Gómez [ZAG]: Bom
Piquerez [LE]: Bom
Gabriel Menino [VOL]: Bom
(Luis Guilherme) [MEIA]:Regular
Richard Ríos [MEIO]: Bom
(Fabinho) [VOL]: Regular
Veiga [MEIA]: Bom
(Jhon Jhon) [ATA]: Regular
Artur [ATA]: Bom
(Naves) [ZAG]: Regular
Dudu [ATA]: Regular
(Breno Lopes) [ATA]: Regular
Rony [ATA]: Bom
Jogo: Palmeiras 4-0 Bolívar │ Libertadores 2023 Fase de Grupos 6ª Rodada
Local: Allianz Parque, SPData: 29 junho 2023 - quinta-feira
Horário: 21h00 (Hora de Brasília)
Público: 33.250
Renda: R$ 3.309.499,83
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Lubin Torrealba (VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)
Cartões amarelos: Villamíl (Bolívar)
Gols: (SEP) Rony 24'/1T, Artur 33'/1T e 39'/2T; Piquerez30'/2T
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Gabriel Menino (Luis Guilherme), Richard Ríos (Fabinho) e Raphael Veiga (Jhon Jhon); Artur (Naves), Dudu (Breno Lopes) e Rony
Técnico: Abel Ferreira
BOLÍVAR-BOL: Lampe; Ferreyra, Jose Sagredo (Algarañaz), Bentaberry e Justiniano; Saucedo (Hervias), Jesús Sagredo, Roberto Carlos Fernández e Villamíl; Fernández (Chávez) e Pato Rodríguez (Vaca)
Técnico: Beñat San José
Renda: R$ 3.309.499,83
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Lubin Torrealba (VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)
Cartões amarelos: Villamíl (Bolívar)
Gols: (SEP) Rony 24'/1T, Artur 33'/1T e 39'/2T; Piquerez30'/2T
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Gabriel Menino (Luis Guilherme), Richard Ríos (Fabinho) e Raphael Veiga (Jhon Jhon); Artur (Naves), Dudu (Breno Lopes) e Rony
Técnico: Abel Ferreira
BOLÍVAR-BOL: Lampe; Ferreyra, Jose Sagredo (Algarañaz), Bentaberry e Justiniano; Saucedo (Hervias), Jesús Sagredo, Roberto Carlos Fernández e Villamíl; Fernández (Chávez) e Pato Rodríguez (Vaca)
Técnico: Beñat San José
Grupo C - Palmeiras, Barcelona (EQU), Bolíviar (BOL), Cerro Porteño (PAR)
Cerro Porteño 2 - 1 Barcelona - 5/abril — 21h00
Bolívar 3 - 1 Palmeiras - 5/abril — 21h30
Barcelona 2 - 1 Bolívar - 19/abril — 23h00
Palmeiras 2 - 1 Cerro Porteño - 20/abril — 21h00
Barcelona 0 - 2 Palmeiras - 3/maio — 21h30
Cerro Porteño 0 - 4 Bolívar - 3/maio — 19h00
Bolívar 1 - 0 Barcelona - 23/maio — 21h00
Cerro Porteño 0 - 3 Palmeiras - 24/maio — 19h00
Palmeiras 4 - 2 Barcelona - 7/junho — 21h30 (de Brasília)
Bolívar 2 - 0 Cerro Porteño - 6/junho,— 23h00
Palmeiras 4 - 0 Bolívar - 29/junho — 21h00
Barcelona 2 - 2 Cerro Porteño - 29/junho — 21h00
Tabela automática do Grupo C
Standings provided by Sofascore
Oitavas de final da Libertadores 2023: veja os potes, data e horário do sorteio; Única exigência é que um #1 colocado de um grupo, só poderá enfrentar o #2 colocado do outro grupo.
A fase de grupos da Libertadores de América acabou. Agora, a expectativa para a fase de mata-matas passa a agitar os corações dos torcedores. Os duelos das oitavas de final serão definidos em sorteio agendado para a próxima quarta-feira, 5/julho, na sede da Conmebol.
A nova fase da competição está prevista para o início de agosto. Os jogos de ida das oitavas ocorrerão entre os dias 1º e 3/agosto. Já os duelos da volta deverão ocorrer entre 8 e 10/agosto.
Nas oitavas, Conmebol estabeleceu uma única exigência: o primeiro colocado de um grupo só poderá enfrentar o segundo colocado do outro.
Data do sorteio: 05/07/2023 ás 13h00 (Hora de Brasília) na Sede da Conmebol.
Transmissão: SporTV, ESPN, Paramount+, geglobo, SBT e redes oficiais da Libertadores.
No sorteio, os times do pote 1 vão duelar contra os do pote 2, em dois jogos. Por terem melhor campanha, os times do pote 1 decidem em casa.
Ao todo, 16 equipes disputarão as oitavas de final. São elas:
Palmeiras;
Argentinos Juniors;
Boca Juniors;
Racing;
Bolívar;
Athletico-PR;
Atlético Nacional;
Independiente del Valle;
Olimpia;
Atlético-MG;
Fluminense;
River Plate;
Deportivo Pereira-COL;
Flamengo;
Internacional;
Nacional.
Veja que times estão em cada pote
Pote 1:
Palmeiras
Racing-ARG
Internacional
Fluminense
Independiente del Valle-EQU
Boca Juniors-ARG
Athletico
Olimpia
Pote 2:
Flamengo
Nacional-URU
Bolívar-BOL
River Plate-ARG
Argentinos Juniors-ARG
Deportivo Pereira-COL
Atlético-MG
Atlético Nacional-COL
- Próximo jogo: Athletico x Palmeiras │ Brasileirão 2023 13ª Rodada │ 02/07 Domingo - Hora: 16h00 (Hora de Brasília) Ligga Arena [Transmissão: Premiere]
Comentários