No Morumbi, Palmeiras vence Choque-Rei pelo placar de 0-2// Resultados de Domingo na 10ª Rodada do Brasileirão



 
11/06/2023 - 18h30
Neste domingo, pela 10ª rodada do Brasileirão, o Palmeiras triunfou sobre o São Paulo, pelo placar 0-2 fora de casa, em pleno estádio do Morumbi. Os gols do triunfo foram marcados por Gabriel Menino e Endrick.

O primeiro tempo foi meio amarrado e cheio de faltas. O alviverde teve golaço de Gabriel Menino, em chute colocado de fora da área, para abrir o placar. Os donos da casa, por sua vez, não conseguiam criar chances muito relevantes no ataque. No final, o cenário se inverteu: os comandados do técnico Dorival Júnior foram atrás do empate, mas em nova falha na saída de bola de Arboleda, viram o alviverde ''matar o jogo'' com gol do jovem Endrick, de apenas 16 anos.

Graças ao excelente triunfo, Palmeiras diminuiu a distância do #1 colocado, Botafogo (24 pontos), que venceu o Fortaleza no sábado. O alviverde se mantém bem no #2 lugar, com 22 pontos, seis vitórias e quatro empates. E de quebra, ainda é o único invicto do certame nacional.

Já os rivais do Morumbi, por sua vez, perderam a chance de voltar ao G4 da tabela de classificação. A equipe de Dorival Júnior estacionou nos 15 pontos, e campanha até o momento de quatro vitórias, três empates e três derrotas.

O Brasileirão terá uma boa pausa devido a Data-FIFA. Dia 21/junho, quarta-feira às 21h30, o Palmeiras visita o Bahia na arena Fonte Nova.

O Choque-Rei — Inicio intenso no Morumbi, e empurrado por sua torcida, os rivais avançaram ao ataque pressionando a saida de bola do Palmeiras. E poucos minutos depois Zé Rafael derrubou Michel Araújo, no rebote da cobrança, Luciano chutou cruzado que bateu, supostamente, no braço do Mayke: penalti marcado pelo árbitro Raphael Claus. Em seguida, pouco depois cancelou a marcação do pênalti após checagem do VAR que detectou que a bola acertou antes, a cabeça do lateral palmeirense.

Depois, o alviverde fechou espaços na defesa e partiu com velocidade em busca do contra-ataque. A tática funcionou! Nos 10' minutos, Gabriel Menino interceptou passe de Arboleda na saída de bola do rival, fintou Gabriel Neves, que passou lotado, e arrematou colocado. Golaço e sem chances para o goleiro são-paulino, no estádio Cícero Pompeu de Toledo.

Aos 14' o argentino Calleri saiu em velocidade para disputar bola com Mayke e Abel Ferreira disse que ele 'deixou o braço'. Próximo do local do encontrão, o técnico do Palmeiras encarou o atacante do rival, e discutiu, em seguida, o árbitro aplicou cartão amarelo ao técnico português.

Após o clima de confusão no clássico, o jogo diminuiu um pouco em intensidade. O alviverde teve algumas dificuldades para criar lances ofensivos enquanto observava o time mandante do estádio, nervoso para buscar o empate e tentando aumentar o volume ofensivo, mas devido ao nervosismo erravam na tomada de decisões no último terço do campo. O que foi bom para o Palmeiras.

O camisa 10 Luciano arriscou mais chutes ao gol. E aos 46', em finalização forte de fora da área, que exigiu defesa em dois tempos de Weverton, o atacante rival voltou a assustar no último lance do primeiro tempo, mas não conseguiu o empate para os donos da casa.

Segundo Tempo — Assim como no 1T, o inicio foi intenso, e já aos 2' minutos, Zé Rafael arriscou de longe e forçou o goleiro Rafael a fazer defesa; do outro lado do campo, dois minutos depois, foi a vez de Luciano chutar de bico, forçando Weverton a se movimentar.

A substituição inesperada devido a necessidade de trocar o jovem Naves, por lesão, para a entrada de Jailson na função, acabou por ampliar a pressão dos rivais, que cada vez mais pressionam a equipe palmeirense em busca do empate. Calleri teve boa chance e Weverton novamente impediu fazendo boa defesa; Arboleda acertou o travessão em cabeceio; e, por fim, Juan chutou forte, por cima da meta palmeirense.

Neste momento, o time de Dorival Júnior garantiu maior posse da bola, e os comandados de Abel Ferreira cada vez mais se fechavam esperando o momento para encaixar um contra-ataque, enquanto buscavam impedir o empate dos rivais até aos 32 minutos do 2º tempo.

Neste momento, o zagueiro Arboleda novamente falhou feio na saída de bola e entregou um presentaço para Breno Lopes, que tocou de cabeça para o jovem Endrick partir ao ataque. Em velocidade e, com a de canhota chutou firme, com precisão tirando do alcance do goleiro Rafael, para total festa da torcida palmeirense em todo o planeta Terra: 0-2 e fim de Choque-Rei, neste domingo 11/junho.

Os conceitos dos jogadores no jogo deste domingo (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo)
Weverton [GOL]: Bom 
Mayke [LD]: Regular
Luan [ZAG]: Regular
Naves [ZAG]: Regular
(Jailson) [VOL]: Regular
Piquerez [LE]: Regular
Zé Rafael [MEIO]: Bom 
Gabriel Menino [MEIO]: Bom 
(Richard Rios) [MEIA]: Regular
Veiga [MEIA]: Bom 
(Fabinho) [VOL]: Regular
Artur [ATA]: Bom 
Dudu [ATA]: Regular
(Breno Lopes) [ATA]: Bom 
Rony [ATA]: Bom 
(Endrick) [ATA]: Bom 

Zé Rafael foi escolhido o melhor do jogo, pela transmissão (Imagem: TV Globo)

FICHA TÉCNICA
Jogo: São Paulo 0-2 Palmeiras │ Brasileirão Série A 2023 10ª Rodada
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Data: 11 junho 2023 - Domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Renda: R$ 3.392.338,00
Público: 56.871
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (FIFA-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Wagner Reway (VAR FIFA-RJ)
Gols: Gabriel Menino 10'/1T, Endrick 33'/2T
Cartões amarelos:(SEP)Abel Ferreira, João Martins e Artur; (SPFC)Lucas Silvestre, David, Rodriguinho e Pablo Maia
Cartão vermelho:(SPFC)Pablo Maia

SÃO PAULO: Rafael; Rafinha (Marcos Paulo), Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, G.Neves (Juan) e Michel Araújo (Rodriguinho); Alisson (Nestor), Luciano (David) e Calleri.
Técnico: Dorival Júnior.

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan, Naves (Jailson) e Piquerez; Zé Rafael, G.Menino (R.Rios) e Veiga (Fabinho); Artur, Dudu (Breno Lopes) e Rony (Endrick).
Técnico: Abel Ferreira.

A tabela, e os jogos da 10ª Rodada do Brasileirão Série A, que teve inicio no sábado:

Sábado 10/06:
Coritiba 0-0 Santos - 16h00
Corinthians 1-1 Cuiabá - 18h30
Atlético-MG 1-1 Red Bull Bragantino - 18h30
Bahia 2-2 Cruzeiro - 18h30
Botafogo 2-0 Fortaleza - 21h00

Domingo 11/06:
América-MG 2-2 Athletico-PR - 11h00
Internacional 2-1 Vasco - 16h00
São Paulo 0-2 Palmeiras - 16h00
Flamengo 3-0 Grêmio - 18h30
Goiás 2-2 Fluminense - 18h30

Standings provided by Sofascore
  • Próximo Jogo: Bahia x Palmeiras │Brasileirão Série A 2023 11ª Rodada │ Data: 21/06 Quarta-feira Horário: 21h30 Arena Fonte Nova (Transmissão: TV Globo e Premiere)

Comentários