Palmeiras faz virada heroica por 4-2 no Barcelona SC, e garante classificação na Libertadores 2023
Gomes comemora seu gol que abriu o caminho da virada contra o Barcelona SC (Foto: Nelson Almeida/AFP)
Palmeiras faz virada heroica por 4-1 no Barcelona SC, e garante classificação na Libertadores 2023. Garantindo-se antecipadamente ás oitavas de final da Libertadores, na noite desta quarta-feira 7, no Allianz Parque, o alviverde foi para o intervalo com 2-0 adverso no placar. Porém, no 2T buscou uma virada 'heroica' contra o Barcelona; 4-2
Na 5ª rodada da fase de grupos do continental, Francisco Fydriszewski marcou os dois gols do time de Guayaquil, aos 32' e 37' minutos do 1º tempo. No segundo, o Alviverde buscou o resultado com gols de Gustavo Gómez, Piquerez, Artur e Endrick.
Na tabela do Grupo C da Libertadores, o Bolívar lidera com 12 pontos — mesma quantidade do Verdão. Na última rodada, as duas classificadas equipes se enfrentam no Allianz Parque, às 21h (de Brasília) do dia 29 de junho, uma quinta-feira. Quem vencer, termina a primeira fase no topo de chave; o empate favorece a equipe boliviana (devido ao saldo de gols).
O Palmeiras, agora, vira a chave para a Série A do Campeonato Brasileiro. E de olho em jogo grande: no domingo, às 16h (de Brasília), o Alviverde vai até o Morumbi para encarar o São Paulo — em embate válido pela 10ª rodada da competição nacional de pontos corridos.
A partida — O jogo teve um clima inicial inesperado para a maioria dos palmeirenses! Enquanto o time de Abel apostava em transições diretas pelas laterais, sem tanto toque de bola, os visitantes armavam boas tramas ofensivas e chegavam com perigo ao gol de Weverton.
Após um trabalho de bola com bons passes, o alviverde finalmente chegou ao gol, nos 19' Dudu deu bom drible dentro da área e deixou o defensor no chão, tocando para trás, em direção ao Gabriel Menino. O volante tentou de letra, mas a zaga equatoriana afastou. Na sobra, após passe de Luan, Rony recebeu livre pela direita e chutou de bico: 1-0. Porém, o gol foi invalido pelo VAR — que checou impedimento do Rony 'Rústico'.
Em dois avanços de Piquerez na lateral esquerda - uma que forçou defesa em dois tempos do goleiro Mendoza, e outra, que fez Portocarrero tirar um perigoso lançamento - o Alviverde voltou a ameaçar.
Só que nos 32' foi o Barcelona que abriu o placar. Zé Rafael errou passe na saída de bola e presenteou Corozo. O atacante puxou contra-ataque e serviu Fydriszewski, que chutou cruzado, sem chances para Weverton, 0-1.
Logo praticamente, ao lance seguinte do gol, Palmeiras quase iguala o placar. Piquerez recebeu pela esquerda e lançou na medida certa para Veiga que, livre na grande área, subiu para cabecear. A bola, entretanto, explodiu no travessão dos visitantes.
Cinco minutos depois do primeiro gol, o Barcelona surpreende e amplia a vantagem. Pressionado, o lateral-direito Mayke errou no setor defensivo quando tentou iniciar saida de bola com chute longo, mas a bola sobrou para Ortiz, que livre de marcação, o camisa 7 dos visitantes equatorianos teve tempo suficiente para pensar e lançar a bola na medida para cabeceio de Fydriszewski. Weverton ainda defendeu, mas no rebote o atacante não perdoou: 0-2.
O Palmeiras chegou muito perto do gol, quando Dudu recebeu passe de Veiga e lançou Artur na outra ponta. De primeira na frente do gol, o camisa 14 encheu o pé mas a bola passou por cima do gol de Mendoza.
Segundo tempo — O técnico Abel Ferreir a substituiu Gabriel Menino no intervalo. Ele se recuperou de lesão recente mas foi para jogo — e colocou Flaco López em campo, para obter uma estratégia mais ofensiva devido ao placar adverso. Com menos de um minuto do 2º tempo, finalmente a torcida pode gritar o 1º gol do jogo: em cobrança de escanteio, Gómez cabeceou firme para o fundo das redes. Festa da torcida alviverde no Allianz Parque: 1-2.
No lance seguinte, Damián Díaz recebeu na intermediário e enfiou uma pancada de fora da área, que estampou o travessão de Weverton. No rebote, novo chute do camisa 10 e novo susto para os palmeirenses presentes no Allianz Parque. Susto, este, que virou gritou de 'quase' logo após, quando Artur fez o mesmo.
A pressão alviverde virou gol aos 12'. Dudu cruzou para a área, Rony brigou em cima com a marcação do Barcelona e, na sobra, Piquerez não pensou duas vezes: carregou chute de primeira e estufou as redes, deixando tudo igual; 2-2.
O Palmeiras continuou pressionando em busca da vitória: Rony, Veiga, Gómez e Piquerez criaram ótimas chances até que, aos 24', a virada finalmente aconteceu. O lateral-esquerdo Piquerez lançou para a grande área, e Rony 'Rùstico' não fugiu da dividida e da tentativa de arremate. No rebote, Artur, de cabeça, mandou para o fundo das redes para explosão da torcida na arena: 3-2.
Neste momento, o alviverde controlou as ações do jogo. Inofensivo e meio abatido pela virada, os visitantes do Barcelona do Equador assistiram ao time mandante trocar passes. Aos 40', em pouquíssimos minutos depois de entrar em campo, o jovem Endrick de apenas 16 anos, fechou a goleada! A Cria palmeirense aproveitou rebote de cabeceio no travessão, de Flaco, após o escanteio, e fez o quarto e último gol alviverde na noite: 4-2.
Os conceitos dos jogadores no triunfo desta quarta (Péssimo, Regular, Bom, ou Ótimo):
21-Weverton [GOL]: Regular
12-Mayke [LD]: Regular
15-Gómez [ZAG]: Bom
13-Luan [ZAG]: Regular
22-Piquerez [LE]: Bom
8-Zé Rafael [MEI]: Péssimo
(30-Jailson) [VOL]: Péssimo
25-G.Menino [MEIO]: Péssimo
(18-Flaco López) [ATA]: Regular
23-Veiga [MEIA]: Bom
14-Artur [ATA]: Bom
(11-Tabata) [MEIA]: Regular
7-Dudu [ATA]: Bom
(19-Breno Lopes) [ATA]: Regular
10-Rony [ATA]: Regular
(9-Endrick) [ATA]: Bom
Standings provided by Sofascore
FICHA TÉCNICA
Jogo: Palmeiras 4 - 2 Barcelona SC │ Libertadores 2023 - 5ª Rodada
Local: Allianz Parque, em SP
Data: 07 junho 2023 - quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Renda: R$ 3.362.583,50
Público: 33.602
Árbitro: Andrés Rojas(Colômbia)
Assistentes: Alexander Guzmán(Colômbia) e David Fuentes(Colômbia)
VAR: Jhon Perdomo (Colômbia)
Cartões amarelos: (SEP)Gómez; (BSC)Adonis Preciado e Damián Díaz
Gols: (BSC)Francisco Fydriszewski, aos 32' , 37'/1T; (SEP)Gómez 01'/2T, Piquerez 12'/2T, Artur 24'/2T Endrick 40'/2T
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gómez, Luan, Piquerez; Zé Rafael (Jailson), G.Menino (Flaco López) e Veiga; Artur (Tabata), Dudu (Breno Lopes) e Rony (Endrick)
Técnico: Abel Ferreira
BARCELONA SC: Mendoza; Portocarrero, Luca Sosa, Quiñonez (Piñatares), Pineida (Adonis Preciado); Gaibor, Leonai Souza, Ortiz (Rodríguez) e Damián Díaz; Francisco Fydriszewski e Corozo
Técnico: Segundo Castillo (interino)
- Próximo Jogo: São Paulo x Palmeiras │ Brasileirão Série A 2023 10ª Rodada │ Data: 11/06 Domingo. Hora: 16h00 Morumbi (Transmissão: Premiere)
Comentários