Palmeiras fará homenagem aos campeões de 1993// Alviverde supera maratona de maio com apenas um revés





02/06/2023 - 09h31
O Palmeiras convidou ex-atletas participantes da histórica conquista do Campeonato Paulista 1993, para realizar uma cerimônia especial em homenagem ao título que marcou a quebra de um longo jejum de quase 17 anos sem conquistas do clube alviverde – o evento está agendado para domingo, dia 04/junho, antes do jogo com o Coritiba, que começará às 18h30 no Allianz Parque, pelo Brasileirão 2023. 

A final do Paulistão 1993 foi em um dia 12 de junho, data conhecida como o Dia da Paixão Palmeirense, em referência também, ao Dia dos Namorados.

''Temos muito orgulho do que estamos vivendo com o Palmeiras no presente, mas também valorizamos o nosso passado vitorioso. O título do Paulista de 1993 é um dos momentos mais marcantes da história do clube, e nós não poderíamos deixar passar em branco os 30 anos desta conquista tão representativa. Ficarei muito orgulhosa em receber os heróis daquela vitória inesquecível'' — disse Leila Pereira, atual presidente.

No dia 12/junho/1993, enfrentando o mais longo e árduo jejum de títulos de toda a sua história, o Palmeiras goleou o arquirrival Corinthians por 4-0 na finalíssima, e garantiu a taça de campeão paulista daquela temporada que ainda terminaria com o titulo do Rio-SP dia 7/agosto, também contra os rivais, e o titulo de campeão brasileiro após 20 anos, na final contra o Vitória, da Bahia, dia 19/dezembro/1993 no Morumbi. No estadual, também no estádio do Morumbi lotado com 104.401 pessoas, além das transmissões de TV da época, assistiram ao ponto final de uma longa historia. O tabu de quase 17 anos sem gritar “é campeão” estava encerrado.

O Verdão se sagrou campeão com 26 vitórias em 38 jogos – com seis empates e seis derrotas – e, ao todo, balançou a rede dos adversários 72 vezes, garantindo o melhor ataque do torneio.

Em relação aos ex-atletas confirmados para o próximo domingo 04/06, o clube não citou nomes, mas um deles tem presença certa: o ex-zagueiro Antonio Carlos Zago, que é o atual técnico do Coritiba, adversário do dia pela próxima rodada do Brasileiro.

Atual classificação do Brasileirão 2023:

Alviverde supera maratona de maio com apenas um revés 
Verdão é vice-líder do Brasileirão, tem vaga encaminhada na Libertadores, e está garantido nas quartas de final da Copa do Brasil; veja como foi a sequência — geglobo 02/Junho/2023

O Palmeiras encerrou a maratona de nove jogos e o mês de maio com um saldo que pode ser considerado muito positivo. O alviverde venceu cinco jogos, empatou três e foi derrotado apenas uma vez, tendo aproveitamento de 66%, garantindo sobrevida em todas as competições que disputa.

Ao todo, foram cinco jogos válidos pelo Brasileirão, dois pela Conmebol Libertadores e outros dois pela Copa do Brasil. O Palmeiras ocupa a vice-liderança do Brasileirão, tem vaga encaminhada para as oitavas de final do torneio sul-americano e se garantiu nas quartas de final da Copa do Brasil.

A maratona de nove jogos em um espaço de apenas 28 dias começou com uma viagem até Guayaquil, no Equador. Lá, o Verdão venceu o Barcelona em confronto direto por uma das duas vagas do Grupo C da Conmebol Libertadores.

Na sequência, o Palmeiras goleou Goiás fora de casa, e Grêmio, no Allianz Parque, em compromissos pelo Brasileirão. Ainda na sequência de três jogos atuando como mandante, o alviverde empatou com o Bragantino, também pelo Brasileiro, e derrotou o Fortaleza por 3-0 abrindo vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Nos quatro jogos seguintes, todos fora de casa, o Palmeiras encerrou a maratona do mês de maio. O Verdão empatou sem gols o clássico contra o Santos, na Vila, pelo Brasileirão, antes da viagem ao Paraguai para mais um compromisso pela Conmebol Libertadores.

Em Assunção, o Palmeiras venceu o Cerro Porteño por 3-0, e encaminhou uma das vagas do Grupo C à próxima fase do torneio sul-americano. Restando apenas mais dois jogos na fase de grupos, ambos no Allianz Parque, o Verdão precisa de apenas um ponto para carimbar a classificação.

O mês terminou com derrota, mas com mais uma classificação. O Palmeiras foi superado pelo Fortaleza por 1 a 0, no Castelão, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Apesar do revés, o Verdão garantiu a classificação por ter vencido o confronto por 3-1 no placar agregado dos dois jogos.

O Palmeiras agora se prepara para o calendário de junho, que pode ter menos jogos. Até o momento, o Alviverde tem seis duelos definidos, podendo aumentar em virtude da definição de datas das quartas de finais da Copa do Brasil, pela CBF.

Veja abaixo, como foi o mês de maio do Palmeiras:

03/05: Barcelona SC 0 - 2 Palmeiras (Libertadores)
07/05: Goiás 0 - 5 Palmeiras (Brasileirão)
10/05: Palmeiras 4 - 1 Grêmio (Brasileirão)
13/05: Palmeiras 1 - 1 Bragantino (Brasileirão)
17/05: Palmeiras 3 - 0 Fortaleza (Copa do Brasil)
20/05: Santos 0 - 0 Palmeiras (Brasileirão)
25/05: Cerro Porteño 0 - 3 Palmeiras (Libertadores)
28/05: Atlético-MG 1 - 1 Palmeiras (Brasileirão)
31/05: Fortaleza 1 - 0 Palmeiras (Copa do Brasil)

  • Próximo Jogo: Palmeiras x Coritiba │ Brasileiro Série A 2023 9ª Rodada │ Data: 04/06 Domingo Hora: 18h30 (de Brasília) Allianz Parque (Transmissão: SporTV e Premiere)

Comentários