PAULISTÃO 2023: NO CHOQUE-REI, PALMEIRAS FICA NO EMPATE EM 0-0 COM O SÃO PAULO




22 Janeiro 2023 - 18h50
O primeiro Choque-Rei da temporada terminou sem gols. Na tarde deste domingo, Palmeiras e São Paulo se enfrentaram no Allianz Parque pela 3ª rodada do Campeonato Paulista e não saíram do 0 a 0. O clássico foi marcado pelo equilíbrio e por nervos quentes dentro de campo.

Com o resultado, as duas equipes chegam a cinco pontos somados até aqui. No grupo D, o Verdão ainda lidera a chave, mas pode ser ultrapassado pelo São Bernardo e Santo André até o fim da rodada. Já o São Paulo tem a liderança do Grupo B garantida.

As equipes voltam a campo no meio de semana. Antes de encarar o Flamengo pela Supercopa do Brasil, o Palmeiras visita o Ituano na quarta-feira, às 19h30. Já o São Paulo joga no dia seguinte, quinta-feira, quando enfrenta a Portuguesa, no Morumbi, às 21h30 (de Brasília).

O Choque-Rei -  Jogo iniciou elétrico no Allianz Parque com possiveis gols já nos minutos iniciais. A primeira chance foi dos visitantes aos 3' minutos em cobrança de falta de Wellington Rato, que exigiu intervenção de Weverton. Em seguida, Raphael Veiga respondeu com uma bomba de fora da área, mas o goleiro Rafael espalmou, mandando para escanteio.

O duelo seguiu quente, com muitas disputas intensas entre as equipes. Assim, as chances claras de gol diminuíram, apesar do bom volume de jogo das duas equipes. Quem voltou a assustar, aos 26 minutos, foi o Palmeiras, com um novo chute perigoso de fora da área, desta vez de Gabriel Menino, para outra boa defesa de Rafael.

Em seguida o alviverde até obteve melhor posse de bola e construía bem as jogadas, mas falhava nas finalizações ou parava na linha defensiva rival. Do lado visitante, Calleri era a referência, ou o costado dos laterais alviverdes para acelerar as jogadas. No lance final do primeiro tempo, os jogadores ainda reclamaram de pênalti em Endrick, mas a árbitra Edna Alves Batista não marcou.

2º Tempo - Sem alterações do intervalo, as equipes voltaram iguais e o São Paulo quase marca com Deivid invadindo a área, mas finalizou sem direção aos 9' minutos. No lance seguinte, Rony Rústico marcou um gol para delírio da torcida, aproveitando o lançamento de Endrick, mas o VAR detectou o impedimento do camisa dez por uma perna a frente, e anulou o gol.

O gol reacendeu o ataque palmeirense, que reclamou de mais um *pênalti, desta vez de Arboleda em Piquerez, aos 13'. A árbitra não viu infração e novamente não marcou. Em seguida, nos 16', Dudu rolou para Rony, que teve chance de gol clara, mas cabeceou para fora, para desespero da torcida.

Os visitantes do São Paulo conseguiram resistir a pressão alviverde e temendo sofrer gols, passou a tentar esfriar a partida. E desta forma, os são-paulinos voltaram a assustar aos 29', quando David fez jogada pela esquerda e chutou de canhota, forçando Weverton a trabalhar em mais uma defesa.

Em cobrança de falta ensaiada aos 32' minutos, David rolou para Nestor da entrada da área, e o camisa 11 finalizou pra fora. No minuto seguinte, o alviverde respondeu com Breno Lopes, que parou na defesa de Rafael. Durante o 2T, os dois técnicos mandaram substituições visando remediar a queda fisica das equipes, mas as mexidas surtiram pouco efeito, e o 1º Choque-Rei do ano travou no empate sem gols. Com o resultado, o Palmeiras chegou a 17 partidas seguidas sem revés no Allianz Parque.
 
Segundo matéria divulgada há pouco no geglobo, Palmeiras enviará um ofício à Federação Paulista de Futebol questionando possível pênalti no lance com lateral Piquerez, e o zagueiro Arboleda.

O clube alega que quer entender como foi a análise do lance. A árbitra Edna Alves marcou tiro de meta na jogada, que não teve sequer, recomendação de revisão do VAR, comandado por Jose Claudio Rocha Filho. Pouco tempo após o lance, a árbitra paralisou o jogo apontando problema na comunicação da arbitragem. O Palmeiras também quer entender o que ocorreu.

Para o Sálvio Spínola, houve falta do zagueiro são-paulino Arboleda, na disputa com o lateral palmeirense na área: ''Tem um contato. Essa imagem esclarece. Arboleda não consegue tirar o pé. Piquerez chega primeiro e o zagueiro não tira o pé. Pra mim, pênalti'' - disse Sálvio, comentarista de arbitragem.

Os conceitos do time alviverde, no Choque-Rei deste domingo (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo):
Weverton [GOL]: Bom 
Marcos Rocha [LD]: Regular
Gustavo Gómez [ZAG]: Bom 
Murilo [ZAG]: Bom 
Piquerez [LE]: Regular
Gabriel Menino [VOL]: Regular
(Atuesta [VOL]): Péssimo
Zé Rafael [VOL]: Bom 
Veiga [MEIA]: Bom 
(Tabata [MEIA]): Péssimo
Dudu [ATA]: Bom 
(Flaco López [ATA]): Péssimo
Rony [ATA]: Regular
(Rafael Navarro [ATA]): Péssimo
Endrick [ATA]: Bom 
(Breno Lopes [ATA]): Péssimo

A equipe de arbitragem, o atacante Calleri (SPFC) e o zagueiro Gustavo Gómez (Palmeiras) em clássico Choque-Rei válido pela 3ª rodada do Paulista Série A1, no Allianz Parque. (Foto: Greco/Palmeiras/by Canon)
FICHA TÉCNICA
Jogo: Palmeiras 0 - 0 SPFC │ Paulistão 2023 - 3ª Rodada
Data: 22 janeiro 2023
Horário: 16h00 (Hora de Brasília)
Local: Allianz Parque, em SP
Árbitra: Edina Alves Batista
Assistentes: Neuza Ines Back e Fabrini Bevilaqua Cost
Árbitro de Vídeo: Jose Claudio Rocha Filho
Público: 40.196 pessoas
Renda: R$ 2.301.182,60
Cartões amarelos: Dudu e Breno Lopes (SEP); Rafael (SPFC)
Cartão vermelho: Nenhum

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabrie Menino (Atuesta, 18'/2T), Zé Rafael e Raphael Veiga (Bruno Tabata, 35'/2T); Rony (Rafael Navarro, 35'/2T), Endrick (Breno Lopes, 25'/2T) e Dudu (Flaco López, 35'/2T). 
Técnico: Abel Ferreira.

SÃO PAULO: Rafael; Rafinha (Orejuela, 21'/2T), Arboleda, Ferraresi (Beraldo, 35'/2T) e Welington; Jhegson Méndez (Marcos Paulo, 44'/2T), Rodrigo Nestor e Luciano; Wellington Rato (Pedrinho, 35'/2T), Calleri e David (Luan, 44'/2T). 
Técnico: Rogério Ceni.

  • Jogo: Ituano x Palmeiras│Paulista 4ª Rodada│25/01 Quarta-feira ás 19h30, estádio Novelli Jr. (Transmissão: YouTube, Premiere, e Paulistão Play)

Comentários