Palmeiras vence o Botafogo com um belo gol de Veiga




19/01/2023 | 23:50
O Palmeiras obteve seu primeiro triunfo oficial na temporada 2023 na noite desta quinta-feira. Em jogo da segunda rodada do Paulista, o alviverde bateu o Botafogo-SP por 1-0 em Ribeirão Preto, com golaço de Veiga.

Com o triunfo somado ao empate da estreia, Palmeiras chega a quatro pontos no Grupo D, junto com o São Bernardo, que leva vantagem no saldo de gols e lidera a chave. Já o Botafogo-SP conhece a sua primeira derrota e segue com três pontos, na segunda colocação do Grupo A, ultrapassado pelo Red Bull Bragantino, que chegou a quatro pontos.

Atual campeão paulista, o Palmeiras volta a campo domingo, às 16h00 (Hora de Brasília), em clássico contra o São Paulo no Allianz Parque.

A partida - Sem grandes chances para os dois times no inicio, apesar da posse de bola, o Palmeiras pouco ameaçou o gol adversário nos minutos iniciais mas passou a se manter no terreno ofensivo até o Veiga marcar um golaço.

Nos 24' minutos, Veiga dominou a sobra na intermediária, saiu da pressão da marcação e finalizou do meio do campo, encobrindo o goleiro Rafael Pascoal marcando um golaço e colocando os palmeirenses em vantagem.

O Botafogo-SP tentou a resposta de maneira imediata e chegou com perigo aos 26', quando Guilherme Madruga completou o cruzamento de Felipe Soutto, e obrigou Weverton a fazer uma boa defesa para impedir o empate.

Na reta final no 1T, quem teve as melhores chances foi a equipe da casa. Aos 40', Osman desarmou Jailson na entrada da área e finalizou rasteiro, mas a bola passou tirando tinta da trave defendida por Weverton e saiu pela linha de fundo.

2T - Na volta do intervalo, o Palmeiras contou com Atuesta na vaga de Jailson, enquanto Robinho entrou no lugar de Guilherme Madruga no Botafogo-SP. Essas substituições não surtiram efeito, e o ritmo foi lento nos minutos iniciais.

O mandante da noite, Botafogo-SP esteve perto de marcar aos 14', quando Salatiel arrancou pela direita e tocou para Osman na saída de Weverton, mas Zé Rafael chegou a tempo de travar a finalização e evitar o gol.

Minutos depois, o Palmeiras foi evoluindo no jogo atrás do segundo gol, mas parou no goleiro botafoguense. Aos 17', Endrick tentou de bicicleta, e no minuto seguinte Marcos Rocha surgiu no costado da defesa e também forçou a defesa do goleiro. Seis minutos depois, aos 23' foi vez de Breno Lopes chutar cruzado.

Após momentos de sufoco para o alviverde, a reta final no 2T foi de poucas chances de gols. Os dois técnicos fizeram modificações para tentar melhorar o trabalho ofensivo em seus times, mas faltou criar chances de gols nos dois lados. Com a vantagem mínima no placar, o alviverde esteve mais tranquilo do que o adversário nos acréscimos, e conseguiu segurar o placar para garantir a sua primeira vitória no estadual.

Os conceitos dos jogadores, após o triunfo desta quinta-feira (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo):
Weverton [GOL]: Bom 
Marcos Rocha [LAD]: Péssimo
(Garcia [LD]): Regular
Gustavo Gómez [ZAG]: Bom 
Murilo [ZAG]: Regular
Piquerez [LE]: Regular
Jailson [VOL]: Péssimo
(Atuesta [VOL]): Péssimo
Zé Rafael [VOL]: Bom 
Raphael Veiga [MEIA]: Bom 
(Gabriel Menino [VOL]): Regular
Dudu [ATA]: Bom 
(Breno Lopes [ATA]): Regular
Rony [ATA]: Regular
Endrick [ATA]: Regular
(Rafael Navarro [ATA]): Péssimo
 
Raphael Veiga comemora seu golaço contra o Botafogo, pela 2ª rodada do Paulista no estádio Santa Cruz. (Foto: Greco/SEP/by Canon)

FICHA TÉCNICA
Jogo: Botafogo-SP 0-1 Palmeiras │ Paulistão 2023 - Fase de Grupos 2ª Rodada
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto SP
Data: 19 de janeiro de 2023 - quinta-feira
Horário: 21h30 (Hora de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Luis Marques
VAR: Thiago Duarte Peixoto
Cartões amarelos: Endrick, Gustavo Gómez (SEP)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gol: (SEP) Raphael Veiga aos 24'/1T

BOTAFOGO-SP: Rafael Pascoal; Cristiano Vidal (Thássio), Lucas Dias, Marcel, Diogo Silva e Jean Victor; Tárik, Felipe Soutto (Lourenço) e Madruga (Robinho); Salatiel (Caio Dantas) e Osman (Carioca).
Técnico: Paulo Baier.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Garcia), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Jailson (Atuesta), Zé Rafael e Veiga (Gabriel Menino); Dudu (Breno Lopes), Rony e Endrick (Navarro).
Técnico: Abel Ferreira.

Comentários