Gustavo Scarpa se despede do Palmeiras // As palestrinas encaram a Ferroviária na Arena Barueri





15/11/2022 - 18h05
O meia Gustavo Scarpa foi contratado pelo Palmeiras em 2018, e nesta terça-feira o camisa 14 se despediu da Academia de Futebol. Em 2023, será jogador do time inglês Nottingham Forest. Pelo alviverde, o meia atuou em 233 jogos e 136 vitórias, 44 gols, e os títulos de bicampeão da Libertadores 2020 e 2021, bicampeão brasileiro 2018 e 2022, bicampeão paulista 2020 e 2022, campeão da Copa do Brasil 2020, e Recopa Sul-Americana-2022. (As informações são do Departamento de Comunicação)

Um dia depois de ser premiado com Bola de Prata de melhor meio-campista, e Bola de Ouro de melhor jogador do Brasileirão Série A 2022, Scarpa foi a Academia de Futebol se despedir dos funcionários, e dar seu ultimo recado à família Palmeiras. 
 
Ao lado de sua esposa, Gustavo Scarpa foi homenageado em sessão de fotos com os troféus conquistados no Palmeiras (Foto: Greco/Palmeiras/by Canon)

“Para mim é muito gratificante olhar para todos esses troféus e taças, e conseguir lembrar de todos os momentos que passei em cada competição. Em algumas comecei bem, e depois tive momentos mais difíceis. Mas, é legal olhar o que consegui construir aqui no Palmeiras, com todos os meus companheiros e funcionários. Isso aqui é uma coroação de todo um trabalho muito bem feito ao longo destes cinco anos” -disse Scarpa.

Com sua esposa, Gustavo Scarpa foi homenageado em sessão de fotos com os troféus conquistados no Palmeiras (Foto: Greco/Palmeiras/by Canon)

O meia Raphael Veiga, o lateral-direito Mayke, e o lateral-esquerdo Piquerez estiveram presentes no último dia de Scarpa.
“Hoje, eu vi que está ficando sério esse negócio de despedida (risos). Antes, era algo mais romantizado, mas agora é a despedida mesmo! E a ficha está começando a cair, é difícil expressar em palavras a gratidão que tenho a Deus e por todos os amigos que fiz aqui. Estou um pouco mais triste do que ontem, mas são ciclos e esvaziar o quarto foi embaçado e tenso” -revela o meia.

Ao todo, Scarpa concedeu 59 assistências e sua temporada de maior destaque foi a de 2022: 58 duelos (a que mais atuou), 13 gols (ao lado de 2019, a que mais balançou as redes) e 20 assistências, disparadamente o maior garçom da temporada alviverde. Com os 233 embates, ele se despede do clube como o 62º atleta com mais partidas na história e com os 44 tentos como o 66º jogador que mais marcou.

Considerando apenas o Século XXI, Scarpa está no Top 10 de jogos do período (#9), no Top 5 de vitórias (em #5) e Top 10 de gols (em #6). Do atual elenco, é o quarto com mais jogos, pois só não registra mais partidas do que Dudu (401), Weverton (267) e Marcos Rocha, e o quarto goleador, já que só não pontuou mais vezes do que Rony (46), Veiga (64) e Dudu (85). Scarpa se despede ainda como o segundo garçom geral do grupo vigente: 59 passes, atrás só de Dudu, com 95 assistências desde 2015.

Dos 233 jogos de Scarpa pelo Palmeiras, 112 foram no Allianz Parque. Portanto, o #3 palmeirense que mais atuou pelo alviverde desde que a arena fora inaugurada em 2014 (atrás só de Weverton, com 116 jogos, e Dudu, com 175).
 
As palmeirenses foram campeãs pela 1ª vez da Libertadores de America, ao derrotar as argentinas do Boca Jrs, por 4-1 na final (Foto: Staff Images Woman/Conmebol)

A equipe feminina do Palmeiras vai jogar na próxima quarta-feira,16, contra a Ferroviária, às 21h30 (Horário de Brasilia) na Arena Barueri, em jogo válido pela 9ª rodada do Paulista Feminino. A transmissão será dos canais SporTV, e, Paulistão Play.

Para entrar na arena, os torcedores precisam resgatar o seu ingresso gratuito no site ingressospalmeiras.com.br. O Palmeiras também fará arrecadação de brinquedos em bom estado, na entrada da Arena Barueri (Observação: o brinquedo não é obrigatório).

No último jogo, as palmeirenses venceram o time de Araraquara por 3-1, pela 6ª rodada do Brasileiro Feminino, em abril. Os gols foram das atacantes Patrícia Sochor (2x) e Bia Zaneratto.

Em #4 lugar na tabela do estadual, as alviverdes somam 19 pontos em oito jogos (seis triunfos, um empate e um revés), somando 23 gols-pró e sete contra.

Na última partida do Paulista, o Palmeiras venceu o Taubaté pelo placar de 2-1, e alcançou a marca de dez vitórias seguidas: foram quatro pelo Paulista (São José, SCCP, Portuguesa e Taubaté) e seis pela Libertadores (Libertad Limpeño(Paraguay), Independiente Dragonas(Equador), Universidad(Chile), Santiago(Chile), América(Colômbia)e Boca Jrs(Argentina), e 32 gols-pró e apenas cinco contra.

O regulamento do Paulistão Feminino
A 1ª fase do Paulista tem 12 times, que se enfrentarão entre si em turno único. Os quatro melhores avançam as semifinais e serão divididos em dois grupos, que jogarão dentro das respectivas divisões em turno e returno. Os vencedores decidem o título também, em jogos de ida e volta.

Além do Palmeiras, estão na disputa do estadual as equipes do Taubaté, Realidade Jovem, Portuguesa, SPFC, EC São Bernardo, Pinda, Red Bull Bragantino, São José, SCCP e Santos.

É a 14ª participação do Palmeiras no Campeonato Paulista de Futebol Feminino. A melhor colocação das jogadoras palmeirenses no estadual foi em dezembro de 2001, quando se sagraram campeãs após derrotar a Matonense pelo placar de 1-0 – o gol palmeirense foi marcado por Zangão. O retrospecto geral é de 171 jogos, 78 triunfos, 31 empates, 62 reveses, 427 gols-pró e 262 contra.

Abaixo, o calendário das palmeirenses na 1ª fase do Paulista Feminino:
11/08 – Palmeiras 6-0 Pinda – Estádio do Canindé
Gols: Bruna Calderan, Bia Zaneratto (2x), Ary Borges (2x) e Evelin

17/08 – Realidade Jovem 0-2 Palmeiras – Estádio João Mendes Athayde
Gols: Patrícia Sochor e Bia Zaneratto

24/08 – Palmeiras 2-2 Santos – Arena Barueri
Gols: Julia Bianchi e Camilinha

07/09 – Palmeiras 0-3 Red Bull Bragantino – Estádio do Canindé

15/09 – São José 1-4 Palmeiras – Martins Pereira
Gols: Bia Zaneratto, Duda Santos e Ary Borges (2x)

21/09 – SCCP 0-2 Palmeiras – Estádio Francisco Ribeiro Nogueira
Gol: Poliana e contra

29/09 – Palmeiras 5-0 Portuguesa – Estádio Bruno José Daniel
Gols: Duda Santos, Bia Zaneratto, Ary Borges, Bruna Calderan e Patrícia Sochor

03/11 – Taubaté 1-2 Palmeiras –Joaquim de Morais Filho
Gols: Bia Zaneratto (2x)

17/11 – 21h30 – Palmeiras x Ferroviária – Arena Barueri
Transmissão: SporTV e Paulistão Play

20/11 – 19h30 – São Paulo x Palmeiras – Arena Barueri
Transmissão: Estádio TNT Sports, Paulistão Play e YouTube

23/11 – 19h00 – Palmeiras x São Bernardo – Allianz Parque
Transmissão: SporTV e Paulistão Play
 

Comentários