BRASILEIRÃO SÉRIE A — CUIABÁ X PALMEIRAS





05/11/2022 - 17h30
Após o hendecacampeonato brasileiro confirmado na derrota do vice lider Internacional, para o América-MG por 1-0, o Palmeiras chega para o jogo deste domingo, ainda em clima leve pelo titulo e vindo de vitória com goleada sob Fortaleza, no Allianz Parque por 4-0, com gols de Rony (2x), Dudu e Endrick.

O Palmeiras tem 77 pontos, restando somente três rodadas para o fim do nacional. Enquanto os mandantes deste domingo, o Cuiabá por sua vez está em #16 lugar, com 37 pontos e vem de bom resultado, pois venceu o Botafogo por 2-0 em pleno estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Com o 11º título brasileiro garantido formando nova Triplice Coroa com o 24º titulo Paulista, e Recopa Sul-Americana, hoje em dia poucos se recordam que o Palmeiras já sofreu um jejum de 22 anos sem levantar o troféu🏆do principal campeonato do futebol brasileiro até voltar a conquistá-lo em 2016, e desde então não mais deixou de figurar entre as primeiras posições. Dois anos depois, com Felipão foi campeão em 2018, e repete o feito com Abel Ferreira em 2022.

O título nacional coroa o trabalho longevo de Abel Ferreira, que sonhou com o titulo do torneio em seus primeiros dois anos no alviverde, e agora na terceira temporada, tem o prazer de ser campeão brasileiro.

Agora, o técnico palmeirense pode se dar ao luxo de poupar seus principais jogadores nas três rodadas restantes do nacional. E além disso, tem dois desfalques confirmados para o jogo com o Cuiabá, neste domingo, às 18h30 (Horário de Brasília) pela 36ª rodada, na Arena Pantanal. O meia Scarpa e Zé Rafael receberam o terceiro cartão amarelo contra o Fortaleza, e deverão cumprir suspensão automática.

Scarpa, com seis gols e 16 assistências, é um dos principais destaques na campanha do hendeca brasileiro. Embora divida opiniões entre os torcedores, Scarpa é um dos favoritos ao prêmio de craque do campeonato. Seu contrato encerrará no fim deste ano e já está acertado com o time inglês Nottingham Forest, atual lanterna da Premier League.

Para as vagas, Abel tem o colombiano Atuesta, Bruno Tabata, Fabinho e Gabriel Menino. Além disso, os pendurados por cartão são: Dudu, Piquerez, Gómez, Flaco López, Wesley, e Luan.

Além dos desfalques de Zé Rafael e Scarpa, o volante Jailson (transição física) e o meia Raphael Veiga (artroscopia no tornozelo direito) seguem sob cuidados do Núcleo de Saúde e Performance.

O volante Danilo concedeu entrevista ao canal TV Palmeiras: “A mensagem do Abel é para que todos estejam amanhã focados e preparados para o jogo e que ainda não acabou o Brasileiro. Ele só acaba depois do Inter. Então, temos de ir lá no domingo, fazer uma bela partida e sair de lá vitoriosos”.

A delegação palmeirense desembarcou na capital mato-grossense na tarde sábado com mais desfalques: Piquerez e Endrick foram poupados por Abel Ferreira e sua comissão técnica, e não viajaram.

Os relacionados do Palmeiras para o jogo deste domingo:

-Goleiros: Weverton, Marcelo Lomba e Vinicius Silvestre
-Laterais: Mayke, Marcos Rocha, Vanderlan e Jorge
-Zagueiros: Murilo, Luan, Gustavo Gómez e Kuscevic
-Meio-campistas: Danilo, Gabriel Menino, Tabata, Atuesta
-Atacantes: Flaco López, Merentiel, Breno Lopes, Wesley, Navarro, Dudu, e Rony

No lado dos mandantes, Cuiabá quer vencer para escapar do rebaixamento. E o técnico português António Oliveira conta com dois ex-palmeirenses para tentar a ''Lei do Ex''. O zagueiro Alan Empereur, que nesta temporada ainda não encontrou o caminho das redes, e o irreverente Deyverson, herói do Tri da Libertadores do Palmeiras em 2021, o atacante chegou em pouco tempo e garantiu a titularidade no ataque do time auriverde. Fez sete gols até o momento, caindo nas graças do torcedor auriverde.

Cuiabá Esporte Clube (acrônimo CEC), tem o dourado como maior símbolo. Suas cores são o amarelo e verde. Em seu escudo tem o obelisco do Centro Geodésico da América do Sul, símbolo presente na bandeira da cidade. Costuma mandar jogos na Arena Pantanal, que foi utilizado na Copa do Mundo-2014. Entre as principais conquistas, destacam-se o bicampeonato da Copa Verde, e 11 títulos de campeão Mato-Grossense. É um dos quatro times que ainda não foram rebaixadas na história do Brasileirão Série A.

O time do Cuiabá foi fundado no dia 12/12/2001 pelo ex-centroavante Luís Carlos Tóffoli, mais conhecido como Gaúcho. Outro ex-palmeirense, passou pela base e time principal do Flamengo, e também teve passagens por Tokyo Verdy, Boca Jrs, US Lecce, Fluminense, Atlético-MG e outros. 

Falecido em março de 2016, o centroavante Gaúcho atuou pelo Palmeiras entre 1988-1989 e marcou 31 gols em 79 jogos pelo alviverde, onde protagonizou um dos grandes momentos da história do futebol em um jogo da Copa União (Brasileirão de 1988)

Numa noite de 17/11/1988 no Maracanã, após o goleiro Zetti quebrar a perna em dividida com Bebeto do Flamengo, Gaúcho teve de atuar como goleiro. Mauro abriu o placar para o verdão aos 16'/1T, e Bebeto empatou para os cariocas, aos 46'/2T. 
Fim de jogo, empate em 1-1. O regulamento da competição exigia a decisão por pênaltis. Gaúcho defendeu os pênaltis de Zinho e Aldair, e ainda marcou um gol nas cobranças, garantindo a histórica vitória ao Palmeiras.

Cuiabá quer vencer em casa neste domingo, para fugir da zona do rebaixamento. Sendo a primeira equipe fora do Z4 em #16º lugar, com 37 pontos. São três a frente do #36 colocado, o Ceará, que perdeu para o Corinthians na noite de sábado. No 1º turno, o Palmeiras recebeu a visita do Cuiabá no Allianz Parque, e venceu pela 17ª rodada por 1-0, com gol de Gabriel Veron.

Arena Pantanal, em Cuiabá, Mato Grosso

FICHA TÉCNICA:
Jogo: Cuiabá x Palmeiras │ Brasileirão Série A 2022 - 36ª Rodada 
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data: 06, novembro, 2022 - Domingo
Horário: 18h30 (Hora de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Árbitro Assistente 1 e 2: Henrique Neu Ribeiro (SC); Fernanda Nândrea Gomes Antunes (FIFA/MG)
Quarto Árbitro: Rodrigo da Fonseca Silva (MT)
Analista de Campo: Rilmar Ribeiro Primo (MT)
Árbitro de Vídeo: Rafael Traci (SC)
AVAR: Charly Wendy Straub Deretti (FIFA/SC)
Observador de VAR: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ)
Transmissão de TV: Globo, Premiere

Escalações (Prováveis times)
CUIABÁ: Walter; João Lucas, Marlon, Joaquim e Igor Cariús; Marcão Silva, Danilson e Pepê; Felipe Marques, André Luís e Deyverson.
Técnico: António Oliveira.

PALMEIRAS: 21-Weverton, 2-Marcos Rocha, 26-Murilo, 15-Gustavo Gómez©, 36-Vanderlan, 28-Danilo, 20-Atuesta, 27-Tabata, 7-Dudu, 10-Rony, e 18-José López
Banco de reservas:
1-Vinicius, 42-Marcelo Lomba, 4-Kuscevic, 6-Jorge, 9-Merentiel, 11-Wesley, 12-Mayke, 13-Luan, 19-Breno Lopes, 25-Gabriel Menino, 29-Rafael Navarro
Técnico: Abel Ferreira

Comentários