Dudu 400 jogos // Abel fala sobre a ''unidade'' da equipe





 
Diretoria, comissão técnica e jogadores do Palmeiras, comemoram a conquista do Brasileirão Série A 2022, após jogo contra o América-MG, dia 09/11/2022 no Allianz Parque. (Foto: Greco/Palmeiras/by Canon)

10/11/2022 - 17h30
Após a partida em que finalmente, recebeu da taça de campeão brasileiro 2022, e com vitória de virada sob o América-MG por 2-1, na ultima quarta-feira 09, pela 37ª rodada.

A equipe comandada por Abel Ferreira venceu o Coelho por 2-1, com gols de Scarpa(pênalti) e Murilo, de virada, em um lotado Allianz Parque. Com este triunfo, o Palmeiras chegou aos 81 pontos conquistados no brasileiro, e atinge sua maior pontuação na história dos nacionais por pontos corridos, desde 2003. E na coletiva pós-jogo, o técnico Abel Ferreira falou sobre seu orgulho pelos jogadores.

“O que me vem à cabeça é a categoria como fizemos este Brasileirão. É uma equipe com mentalidade muito forte, que sabe jogar muito bem. Uma equipe europeia em todos os níveis, está sempre ligada, não relaxa em nenhum momento. Isso me enche de orgulho por ser treinador destes jogadores. Gostaria de dividir este título com toda a estrutura do futebol do Palmeiras”, disse Abel.

O técnico Abel Ferreira na coletiva pós-jogo (Foto: TV Palmeiras)

Abel Ferreira também explicou o que pensa da despedida do meia titular Gustavo Scarpa, um dos grandes destaques da competição que rendeu o 11º título brasileiro aos palmeirenses. E inclusive, o técnico justificou o êxito afirmando que foi "mais time" ao longo do ano, algo como ''mais coletivo'' do que ''individual''.

Scarpa se despede do Palmeiras no fim desta temporada, e já tem apresentação agendada rumo ao clube inglês Nottingham Forest. Aos 28 anos, viveu sua melhor fase com o Abel, técnico que desembarcou ao país em novembro de 2020.

“Não quero compartilhar o que eu disse a ele (Scarpa) pessoalmente. A única coisa que eu acho é que devemos seguir os nossos sonhos, independentemente do que vai acontecer depois. Ele foi extremamente bem tratado por mim e pela diretoria, ao ponto de estar em final de contrato e sair com esse reconhecimento. Um jogador que chegou aqui e passou muito mal, estava encostado. 
Aos poucos, pelo trabalho dele, foi adquirindo confiança, percebendo que valorizamos todos os jogadores por mérito próprio. Tivemos vários conversas, lembro de no meio deste ano ele me ligar. Disse que se aparecesse alguma proposta de um clube ou campeonato com outra qualidade e dimensão, aí tínhamos que deixá-lo ir. 
Mas ele também percebeu que ficar aqui, poderia conquistar mais títulos para a carreira dele. Ouvindo todo mundo, acabou tomando a melhor decisão. Agora, a decisão dele é ir para a Inglaterra. 
Eu também já lhe disse para se preparar, porque lá, vai ter que defender mais do que já defende aqui. Que já se prepare desde agora, porque vai tocar muito menos vezes na bola. Mas quando queremos muito alguma coisa, tudo é possível"- explicou Abel na coletiva.

"Teve mais qualidade, mais organização, foi mais time. Teve mais vontade, mais equilíbrio, teve mais mentalidade, fez mais gols, tomou menos. Um grande trabalho da nossa equipe. Fica aqui atravessadas as duas competições, a Libertadores e a Copa do Brasil. Não sei se iríamos ganhar, mas fica a sensação de que algo não ocorreu como deveria ter ocorrido. 
Nós mantivemos o nosso foco. Fiquei muito contente que os jogadores, nos momentos de dificuldade, eles entenderam que só havia um caminho: continuar confiando um nos outros. Ficou bem evidente neste campeonato, jogando onde for, contra quem for, jogando quem jogar, jogar para ganhar. Não foi um ou outro jogo de virada, foram sete nesta temporada. O que demonstra muito a capacidade desta equipe. Não sei se temos os melhores jogadores, o melhor treinador, mas sei que juntos somos muito fortes"- prosseguiu Abel.

Dudu 400 Jogos:
Dudu obteve a grande marca de 400 jogo pelo Palmeiras, no jogo com o América-MG, pela 37ª rodada, e no jogo da entrega de medalhas e troféu de campeão brasileiro 2022. O atacante é um dos maiores colecionadores de títulos da história alviverdes, com nove: venceu a Copa do Brasil 2015, os Brasileirões 2016, e 2018, e agora 2022, e as Libertadores 2020, e 2021, os Paulistas 2020 e 2022, e a Recopa Sul-Americana '2022. Desde 2015 atuando no clube, o único título dos quais não jogou desde que foi contratado durante a gestão Paulo Nobre e Alexandre Mattos foi a campanha da Copa do Brasil 2020, quando passou um período emprestado ao Al-Duhail Sports Club - clube dos Emirados Árabes Unidos, entre 2020-21
A expressiva marca de 400 jogos não era alcançada por nenhum jogador no Palmeirasm há 14 anos: em 2008, com Marcos (533 jogos): o ex-goleiro completou seu jogo de número 400 mais precisamente no dia 14 de setembro de 2008, triunfo por 1-0 sob o Cruzeiro, no Mineirão pelo Brasileiro daquele ano.

Apenas cinco jogadores foram mais vezes campeões do que o atual camisa 7, em 108 anos de Palestra: seu xará dos tempos de Academia, o volante Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), que ganhou dez títulos quando jogou entre 1964 e 1976 no Palestra; Waldemar Fiume  e Lima, com 11 títulos cada, dividindo o #3 lugar ; e os recordistas Ademir da Guia, e Junqueira, com 12 troféus cada um.

Dudu também respondeu sobre a ausência de seu nome na lista de convocados da Seleção Brasileira para o mundial de seleções Catar '2022. Ele é constantemente lembrado em discussões como uma alternativa para o ataque da seleção.

“A gente tem que estar sempre preparado. Venho fazendo um bom trabalho aqui no Palmeiras. Se não aconteceu agora, bola para frente. O meu foco é o Palmeiras. A Seleção é consequência de um trabalho bom que você faz, e eu venho fazendo esse trabalho bom. Não aconteceu agora, é torcer para os jogadores que vão disputar a Copa" - respondeu Dudu após a vitória da ultima quarta-feira 9/11


Embora contando mais uma ''Tríplice Coroa'' garantida após as conquistas do Paulistão e da Recopa Sul-Americana, o ano do Palmeiras não foi só de alegrias. 

Houve sentimento de frustração após a eliminação precoce nas oitavas-de-final da Copa do Brasil para o SPFC, e nas semifinais da Libertadores, perdendo a vaga da grande final para o Athletico-PR treinado pelo Felipão, após ter eliminado o Atlético-MG de Cuca, um dos então favoritos ao titulo continental. Abel falou sobre os piores momentos de 2022.

"Já falei da regra das 24 horas. Para mim, não há outra forma. Para mim, me custa muito perder. Durmo mal, custa-me digerir a derrota, mas são 24 horas e depois estou pronto para o próximo desafio. Não vou mentir, fiquei muito triste, mas também muito orgulhoso com os nossos torcedores, quando fomos eliminados da Copa do Brasil. A mesma coisa na Libertadores. E não estou falando dos nossos adversários. Tem a ver com uma terceira equipe que não esteve à altura das outras duas. São fatos. Há coisas que não podem acontecer no futebol de alto nível", disse Abel, , critico da arbitragem nessas partidas decisivas.

O elenco alviverde ganhou um dia de repouso após triunfo da última quarta-feira:
O elenco palmeirense se reapresenta nesta sexta-feira 11/11, durante a tarde. E também treinarão no sábado. Ou seja, um dia antes de visitar o Beira-Rio em Porto Alegre para duelo com o Internacional, pela última rodada do nacional. A expectativa é de que, Abel escale a campo um time totalmente alternativo na Região Sul, já antecipando as férias dos principais atletas.

Após a partida com o colorado gaúcho, o elenco alviverde sairá de férias, e a diretoria da presidente Leila Pereira dará inicio ao planejamento para a Temporada-2023. Com pensamento conservador nas aquisições, os dirigentes não pretendem ser ousados no mercado de transferências de jogadores, e dizem que visam manter a espinha dorsal do elenco que foi multicampeão nacional e continental, tentando se manter competitivo nos campeonatos da próxima temporada.
 
  • Próxima Partida: Internacional x Palmeiras │ Brasileirão Série A 2022 - 38ª Rodada │ 13, Novembro, domingo ás 16h00, Beira-Rio (Transmissão: Premiere)

Comentários