Sem Veiga, Scarpa é o protagonista da Meia / Twitter do Palmeiras volta ao ar em campanha no Dias Das Crianças




 
Gustavo Scarpa (de branco) em disputa com o jogador Arthur Henrique, do Atlético-GO, em empate válido pela 31ª rodada do Brasileirão Série A, no Estádio Antônio Accioly. (Foto: Greco/SEP)

12/10/2022 - 09h00
Após a grave lesão de tornozelo do meia Raphael Veiga durante o duelo no ultimo mês de agosto com o Athletico-PR, pela mata-mata da semifinal da Taça Libertadores 2022, o técnico Abel Ferreira precisou lidar com a ausência do meia titular na montagem da equipe alviverde, e como o recente contratado Bruno Tabata ainda parece não ter agradado, coube ao Gustavo Scarpa se tornar o protagonista do meio campo, e conduzir as armações do setor ofensivo do verdão, na decisiva reta final da temporada.

Enquanto esteve em campo, Veiga somou dezenove gols, e seis assistências. E além disso, era um dos artilheiros até então, ao lado do Rony. Porém, após sua lesão no tornozelo, em agosto, o camisa 23 teve de ser submetido a uma cirurgia de artroscopia. Neste momento ele continua sob tratamento no departamento de saúde e performance do clube palmeirense, e a expectativa é a de que, ele retorne 100% em condições para voltar a jogar pelo Palmeiras, no Campeonato Paulista 2023.

Como Tabata não foi bem o suficiente para integrar a escalação titular, Abel optou por retirar o Scarpa da ponta direita, para escalá-lo na função de meia armador —que inclusive, é sua função de origem, além de já ter atuado pela lateral-esquerda antes da chegada do uruguaio Joaquin Piquerez. E mais recentemente, o técnico português vem escalando Mayke na ponta direita.

Em oito partidas a partir das modificações, desde a lesão de Veiga, o camisa 14 participou diretamente de seis gols (duas bolas na rede e quatro assistências) até o momento.

Scarpa agora, é o meia com mais participações diretas na temporada, 28x, com 11 gols e 17 assistências. Tornou-se o grande garçom na temporada, de acordo com números do Footstats, no brasileiro, Scarpa deu 13 passes para gols.

Embora esteja longe do talento de outros meias da historia grandiosa do Palmeiras, as atuações do meia campineiro (revelado no Desportivo Brasil de Porto Feliz, clube da série A3 do Paulista) foram importantes para a grande ''gordura'' de dez pontos que o Palestra vem acumulando na ponta nacional.

Scarpa está realizando suas ultimas partidas pelo Palmeiras. E o iminente titulo nacional deve ser seu ultimo com a camisa alviverde, até a sua despedida. Pois ao fim do vínculo desta temporada-2022, o meia vai se transferir ao clube inglês Nottingham Forest, a partir do inicio do ano novo 2023.

Scarpa foi contratado junto ao Fluminense em 2018, e acumula pelo Palmeiras 227 partidas com 42 gols marcados. E já participou das conquistas dos títulos do Brasileirão Série A 2018, Paulista 2020 e 2022, Copa do Brasil 2020, Libertadores 2020 e 2021, e Recopa Sul-Americana 2022. Todos pelo Palmeiras.
 
Desde as 20h30 da noite de terça-feira, o perfil oficial do Palmeiras no Twitter, estava inativo. A rede social mostrava a mensagem “Essa conta não existe”. O suposto sumiço agitou os torcedores nas redes sociais.

O motivo do mistério porém, foi explicado quando a conta voltou ao ar fazendo postagens na manhã desta quarta-feira, 12 de outubro. Trata-se de uma ação de caridade neste feriado, para dar visibilidade à busca por crianças desaparecidas.

“Se você ficou angustiado com o meu desaparecimento no Twitter, imagine como se sentem os pais que não conseguem encontrar seus filhos. Neste Dia das Crianças, estamos juntos com a ONG Mães da Sé”, postou o Twitter oficial do Palmeiras.

O time se juntou à ONG Mães da Sé, que atua em setores público e privado na busca por pessoas desaparecidas, principalmente crianças e adolescentes. A atual presidente do clube, Leila Pereira, explicou a campanha, no video abaixo.

O goleiro Vinicius e os jogadores Wesley, Tabata, Atuesta, Endrick, Zé Rafael e Navarro (E/D em pé) e Rony, Merentiel, Dudu, Flaco López e Breno Lopes (E/D agachados) no gramado do CT Academia de Futebol. (Foto: Greco/SEP)

Desde a sua estreia na goleada de 4-0 sob o Coritiba, no Allianz Parque, pela 30ª rodada do nacional, na equipe principal de futebol profissional do Palmeiras, o jovem atacante Endrick de 16 anos, acumula grande expectativa por parte da torcida palmeirense, espalhada em todo o planeta Terra. Apesar do seu indiscutível talento, o discurso por dentro do clube é o de cautela com o garoto. Pelo menos de acordo com a visão do técnico Abel Ferreira. Devido ao acumulo de cartões, o atacante titular Rony está fora do clássico Choque-Rei contra o São Paulo, no próximo domingo 16. E um dos concorrentes mais pedidos pela torcida pela vaga no ataque, é justamente o Endrick.

Após ser promovido no meio deste ano da equipe Sub-20 do Palmeiras, ele vem naturalmente se adaptando ao time principal. E o técnico Abel Ferreira é bastante cauteloso, quando é perguntado sobre o garoto prodígio.

“Já falei muito sobre o Endrick. Nós temos que ter cuidado. Vocês estão sempre fazendo perguntas sobre o Endrick. Vocês viram a ansiedade que ele entrou para fazer gols. Ele próprio reconheceu isso. Portanto, temos que ter calma.” - explicou Abel quando foi perguntado sobre a chance do jovem atuar no clássico.

Na sua estreia como profissional do Palmeiras, Endrick ganhou a oportunidade através do auxiliar-técnico João Martins, porque Abel cumpriu suspensão por cartão na ocasião. Aos 23' da etapa final contra o Coritiba, na noite do dia 06/10 no Allianz Parque, o João sacou Rony para promover a primeira participação do atacante Endrick de 16 anos, com a camisa 16.

Depois dos ótimos desempenhos do garoto nas categorias de base, Endrick já é um dos idolos recentes do clube alviverde. Apesar da equipe de base já ter conquistado a histórica Supercopa São Paulo de Futebol Júnior '1995, ainda faltava a tradicional Copa São Paulo de Futebol Juniores. E a 1ª conquista veio em janeiro deste ano, 2022 com Endrick sendo um dos protagonistas.

Segundo informações do site oficial do Palmeiras, Endrick se tornou naquela noite, o mais jovem a jogar no time profissional em toda a história do clube, indo a campo com 16 anos, dois meses e 25 dias.

A marca anterior era do atacante Vinicius, com 16 anos, 7 meses e 21 dias, no empate 2-2 contra o Rio Branco, pelo Paulistão no dia 24/03/2010.

Caso marque um gol em algum jogo dos próximas rodadas, além de ser o mais jovem a ter jogado pelo Palmeiras, Endrick pode se tornar o mais novo a marcar gol na história palestrina.

Apesar da grande expectativa, o Palmeiras não costuma acelerar a adaptação dos novatos. Endrick só passou a treinar com o elenco de Abel, quando completou 16 anos em julho, podendo finalmente, assinar o seu primeiro contrato profissional.

Nos últimos meses, passou a integrar também, o elenco Sub-20, que participa dos treinos da equipe principal, regularmente. E já figurou no banco de reservas em três partidas antes de estrear contra o Coritiba. O técnico Abel Ferreira já revelou que acredita no sucesso do jovem, mas voltou a explicar que vai escalar ''quando for preciso para a equipe''.

“É um grande jogador. Está treinando conosco há um mês e meio de forma regular, portanto, já falei o plano que nós temos para ele. Quando for preciso ele vai ser utilizado, como foi no último jogo, quando eu quiser e entender que for o melhor para a equipe” - disse Abel na coletiva pós-jogo em Goiânia, na última segunda-feira.

Na vaga titular do suspenso Rony, concorrem Navarro, o uruguaio Merentiel -que atuaram no 2T contra o Atlético-GO, e o centroavante argentino José Manuel ''Flaco'' López. Este ultimo, não joga há mais de um mês.

Resta ao jovem Endrick, aguardar o Choque-Rei. Mas até lá, ele tem de demonstrar que merece jogar ao acumular boas performances nos treinamentos. A partir desta quarta-feira de feriado, dia de Nossa Senhora Aparecida, o elenco se reapresenta no CT Academia de Futebol.

Abaixo, a lista do site do clube, com as ''Crias da Base'' que jogaram pelo alviverde, nesta Temporada 2022
Danilo – 47 jogos
Wesley – 46 jogos
Gabriel Menino – 38 jogos
Gabriel Veron – 35 jogos
Vanderlan – 11 jogos
Fabinho – 6 jogos
Gustavo Garcia – 5 jogos
Patrick de Paula – 4 jogos
Giovani – 4 jogos
Renan – 2 jogos
Pedro Bicalho – 2 jogos
Gabriel Silva – 2 jogos
Naves – 2 jogos
Jhonatan – 1 jogo
Endrick – 1 jogo

As crias da Academia Alviverde, com mais minutos jogados, na Temporada 2022:
Danilo – 4126 minutos
Wesley – 1829 minutos
Gabriel Veron – 1719 minutos
Gabriel Menino – 1519 minutos
Vanderlan – 541 minutos
Patrick de Paula – 221 minutos
Giovani – 188 minutos
Renan – 163 minutos
Gustavo Garcia – 162 minutos
Fabinho – 122 minutos
Naves – 51 minutos
Gabriel Silva – 30 minutos
Endrick – 26 minutos
Pedro Bicalho – 17 minutos


  • Próxima Partida: Palmeiras vs São Paulo │ Brasileirão 32ª Rodada │ 16 de Outubro, Domingo ás 16h00 (Horário de Brasília), Allianz Parque (Transmissão Premiere)

Comentários