Weverton comentou sobre o desempenho defensivo, e a importância do trabalho coletivo no Palmeiras
04.08.2021 - 12:34
O Palmeiras encerrou o mês de julho com um saldo quase perfeito: em 10 jogos a equipe venceu 9 e empatou somente, um. Outro fator importante é que o Alviverde vem com uma solidez defensiva muito grande, não tendo sofrido gol nos últimos cinco embates - desde o retorno de Weverton a equipe.
O goleiro titular do Verdão foi convocado para a disputa da Copa América e, por isso, ficou fora por nove jogos. O goleiro comentou que, mesmo à distância, acompanhou as partidas e até que rolou uma pressão dos companheiros devido ao bom momento palmeirense sem o arqueiro.
-Eu acompanhei todos os jogos do Palmeiras, torcendo bastante e fiquei muito feliz com o desempenho da equipe. Quando você está de fora, acaba tendo mais responsabilidade. Toda vez que eu assisti jogo com o Jesus, ele me dava essa pressão e falava que o Jailson estava jogando bem, não estava tomando gol, que a equipe era líder. É uma brincadeira, mas a gente sabe da responsabilidade de jogar no Palmeiras e o quanto é prazeroso. Voltei, procurei fazer o que vinha fazendo, ajudando a equipe, respeitando os companheiros e ajudando o Palmeiras, que é o objetivo.
Desde seu retorno, na primeira partida das oitavas de final da Libertadores diante da Universidad Católica, a equipe realizou cinco jogos e não foi vazada. Sobre esse feito, o camisa 21 falou que sabe o peso que tem ser goleiro de uma equipe como o Palmeiras e que, para se manter, tem que ter alto nível.
-É muito importante, desde o primeiro dia que eu cheguei aqui, eu falei que um goleiro, para ficar muito tempo num grande clube como o Palmeiras, que nunca teve problemas na posição. Você tem que ter uma regularidade muito grande e isso se passa pelo número de gols que você toma. Ficar sem sofrer gols é um objetivo alcançado para mim, eu vivo um momento muito especial na minha vida. Nunca imaginei chegar ao Palmeiras e ter números tão expressivos. Sou muito privilegiado, toda vez que eu entro em campo eu agradeço, porque é para poucos estar aqui, então eu procuro me dedicar sempre.
Por fim, Weverton destacou a importância de todos os companheiros nesse objetivo, não é algo apenas do setor defensivo, ainda mais com o estilo de jogo que Abel Ferreira prega.
-Cada setor tem sua fundamental importância. Às vezes, quando uma equipe fica sem sofrer gol, o mérito vai para o goleiro, vai para a zaga e a gente, que está aqui no dia a dia e sabe de futebol, sabe que a realidade é totalmente diferente. Todos têm importância, o ataque pode dificultar ao máximo a chegada da bola com qualidade na parte defensiva. Isso é importante e a gente tem feito isso muito bem, temos nos dedicado ao máximo. Quando a gente não sofre gol, é um conjunto, é a equipe que atua bem.
Os meias Scarpa e Zé Rafael, e o zagueiro Benjamín Kuscevic (E-D), em semana de treinamentos no CT Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco) |
Em maio deste ano, o clube revelou seu balanço financeiro, e o plantel contou desde então com reforços e saidas, fato que alterou o número de jogadores, e 11 dos 31 jogadores do elenco são 100% do Palmeiras. O demonstrativo financeiro foi aprovado em julho pelo COF do clube (Conselho de Orientação e Fiscalização). E dos últimos 'reforços' são Dudu (100%), Deyverson (70%) Matheus Fernandes (70%), Jorge (50%) e Joaquim Piquerez (80%).
Dos que sairam do elenco, o clube ainda tem 70% de Lucas Esteves, emprestado ao Colorado Rapids; Alan Empereur, 0%, foi devolvido ao Hellas Verona; Rafael Elias Papagaio, que ainda é do Palmeiras mas está emprestado ao Cuiabá, e o lateral uruguaio Viña, que se transferiu para a Roma, 57,5% era do Verdão, e 70% do atacante Borja, que foi emprestado ao Grêmio.
As porcentagens dos jogadores do elenco principal do Palmeiras:
Weverton – 80%
Jailson – 100%
Vinicius Silvestre – 100%
Kuscevic – 50%
Gustavo Gómez – 100%
Luan – 60%
Renan – 100%
Marcos Rocha – 90%
Mayke – 100%
Joaquín Piquerez – 80%
Jorge – 50%
Victor Luis – 60%
Danilo – 60%
Danilo Barbosa – 0% (emprestado pelo time francês Nice)
Felipe Melo – 100%
Gabriel Menino – 80%
Gustavo Scarpa – 80%
Lucas Lima – 100%
Matheus Fernandes – 70%
Patrick de Paula – 100%
Raphael Veiga – 65%
Zé Rafael – 100%
Breno Lopes – 50%
Deyverson – 70%
Dudu – 100%
Gabriel Veron – 60%
Luan Silva – 15% (emprestado pelo Vitória)
Luiz Adriano – 100%
Rony – 50%
Wesley – 70%
Willian – 50%.
- Próxima Partida: Palmeiras vs Fortaleza│Brasileirão - 15ª Rodada│07 de agosto, sábado ás 21:00 horas, Allianz Parque. (Transmissão de TV: Premiere, e TNT)
Comentários