Palmeiras fica a 2 jogos de disputar sua 6ª final da Libertadores; Dudu voltar a marcar gol
18.08.2021 - 12:00
O Palmeiras conseguiu derrotar o rival SPFC por 3-0 ontem a noite, terça-feira 17, e foi o primeiro time a garantir seu lugar na semifinal da Libertadores de America. O fato aproxima o Verdão, atual campeão do continente, a se juntar a um seleto grupo de equipes que conquistaram o torneio por 02 anos consecutivos.
Na história, somente sete equipes conseguiram o feito desde a criação da competição, em 1960, sendo metade dessas nos primeiros seis anos, com Peñarol; 1960 e 1961, Santos; 1962 e 1963, e Independiente; 1964 e 1965.
O Rey de Copas, inclusive, é o único time a conseguir o feito em duas oportunidades, uma vez que, entre 1972 e 1975, os argentinos conquistaram quatro títulos em sequência.
O único clube que chegou próximo do feito foi o Estudiantes entre 1968 e 1970, com o tricampeonato. Em uma das conquistas, o vice-campeão foi o próprio Palmeiras.
O Palmeiras seria o terceiro clube brasileiro a atingir essa marca. Além do Santos de Pelé e cia, o SP conseguiu o bicampeonato em 1992 e 1993. Os dois times, assim como o Grêmio, possuem três taças em seu museu.
O último bicampeão se sagrou em 2001. O Boca Juniors venceu as finais contra Palmeiras e Cruz Azul em sequência, para ganhar a taça.
Abaixo, todas as finais disputadas pelo Palmeiras na Taça Libertadores
1961 - A 1ª decisão do Verdão na competição continental ocorreu durante a 2ª edição, que ainda era chamada de Copa dos Campeões da América. Na ocasião, o Palmeiras foi superado na final pelo Peñarol, do Uruguai após duas partidas; 1-0 para os uruguaios e empate por 1-1.
1968 - Em sua 2ª participação, a competição foi decidida em três partidas. Naquele ano o título ficou com o Estudiantes, da Argentina; 1º jogo 2-1 para os argentinos, 2º foi 3-1 para o Palmeiras no Pacaembu, e na partida de desempate; 2-0 para os argentinos em Montevidéu.
1999 - Após 30 anos fora da lista dos finalistas, o Alviverde superou o River Plate da Argentina na semifinal, e chegou à final. Em 16 de junho de 1999, o Palmeiras venceu o Deportivo Cali por 2-1, levando a partida aos pênaltis. Nas penalidades, o Verdão conquistava seu 1º título da Libertadores da América.
2000 - No ano seguinte a equipe chegava mais uma vez à final do torneio, agora contra o Boca Juniors. No entanto, os argentinos levaram o título para casa na disputa por penaltis, após 2 empates emocionantes no tempo regulamentar; 2-2 em La Bombonera e 0-0 no Morumbi.
2020 - Em final única da competição no estádio do Maracanã, dia 30 de janeiro de 2020, o Palmeiras sagrou-se bicampeão da Libertadores após derrotar o Santos por 1-0.
Na noite da terça-feira, o atacante Dudu foi titular novamente no Alviverde, e marcou seu 1º gol desde o retorno ao Alviverde.
Dudu pôde finalmente, voltar a celebrar um tento, e em grande estilo com um golaço depois de 544 dias. A última vez que Dudu havia balançado as redes pelo Verdão foi dia 2 de fevereiro do ano passado, quando fez o único gol da vitória sobre o Guarani, pelo Campeonato Paulista 2020.
Contra o SP, terça-feira ontem, Dudu chegou ao seu 8º jogo desde que retornou ao Alviverde, sendo que foi titular em três deles. A primeira vez que começou jogando uma partida em que Abel utilizou a força máxima, foi justamente no confronto com o rival no Morumbi, na semana passada.
Nos dois jogos contra o rival, Dudu atuou como meia, tendo muita liberdade para circular por toda a faixa central e apoiar os atacantes de lado. Veiga saiu da direita para dentro, enquanto Wesley ocupou a parte esquerda do campo.
Após a classificação, o Palmeiras aguarda a definição do confronto desta quarta-feira a noite no Mineirão, entre Atlético-MG x River Plate, para saber qual será o seu adversário na semifinal da Taça Libertadores.
- Próxima Partida: Palmeiras vs Cuiabá │ Brasileirão 2021 - 17ª Rodada │22 de agosto, domingo ás 11h00, Allianz Parque (Transmissão de TV: Canal Premiere)
Comentários