Marcos vs Marcelinho Carioca: noite histórica do Palmeiras na Libertadores, completa 20 anos
06.06.2020 -08:45
O dia 6 de junho de 2000 representa um dos capítulos mais comemorados pela torcida do Palmeiras. A defesa do goleiro São Marcos na cobrança de pênalti de Marcelinho Carioca classificou o Verdão, e eliminou o rival da Libertadores pelo 2º ano consecutivo.
A noite histórica do Palmeiras na Libertadores completa 20 anos neste sábado e teve, além de Marcos, outros protagonistas menos lembrados. Antes da decisão nas penalidades, dois personagens foram fundamentais para a vitória do Verdão por 3 a 2 no tempo normal: Luiz Claudio e Galeano.
Com a camisa 2, herdada do machucado Arce, o ex-atacante entrou no lugar de Pena na segunda etapa para dar mais força ao jogo aéreo do Verdão.
Galeano disputa jogada com Vampeta no histórico Derby pela Libertadores 2000 Foto: Estadão Conteúdo |
Com 1,92m, Luiz Claudio havia sido contratado pela diretoria palmeirense por empréstimo do Vasco. Aos 25 minutos do segundo tempo, longe da área, ele sofreu falta do corintiano Adilson Batista (Hoje, treinador), do lado direito do ataque do Verdão.
Na cobrança, Alex cruzou para a área. E... Galeano relembra:
– Foi importantíssimo... Jogo empatado, e eu estava na hora certa, e no lugar certo para fazer aquele gol.
– Foi importantíssimo... Jogo empatado, e eu estava na hora certa, e no lugar certo para fazer aquele gol.
Gol heroico de Galeano para o Verdão, que decretou mais uma eliminação do rival na Libertadores |
Com 479 jogos com a camisa palmeirense, Galeano nem precisou participar das cobranças para ficar eternizado na história palmeirense. Do meio de campo, ele viu Marcos brilhar contra Marcelinho Carioca.
– Tenho certeza de que a maior conquista foi a Libertadores, e aquele jogo que fiz o gol contra o Corinthians, nosso maior rival na Libertadores. E pelo segundo ano consecutivo, foi algo muito especial. Foi a consagração de tudo o que já tinha feito pelo Palmeiras. O reconhecimento do torcedor foi 100%. Foi um dos jogos mais importantes da minha vida. É o que sempre falo, o gol só fortaleceu toda minha passagem pelo Palmeiras – afirmou.
O Palmeiras defende bom retrospecto contra o Corinthians na Libertadores. Os rivais se enfrentaram seis vezes nas edições de 1999 e 2000, com três vitórias para cada lado. Pesa a favor do Verdão o desempenho no mata-mata: os palmeirenses eliminaram os corintianos nas duas temporadas.
Comentários