A busca pela melhor formação

O técnico Luxemburgo ainda busca a melhor forma para montar o time do Palmeiras, com o elenco que tem à disposição. E apesar de já ter tentado várias formações, o técnico ainda não está satisfeito. O empate com sabor de derrota contra a Inter de Limeira no último sábado, aumentaram as dúvidas do técnico. 

No início deste ano, Veiga e Lucas Lima brigavam pela vaga de meia armador no time, enquanto Scarpa estava prestes a se transferir para o exterior (mas a negociação, porém, não foi concretizada). E com a chegada de Rony, o técnico passou a apostar em uma ideia de jogo com quatro atacantes. E, sem a dependência da figura do clássico "camisa 10" -uma característica de jogador difícil de encontrar no atual mercado do futebol brasileiro.


Empate sem gols em Limeira, aumenta incertezas na formação da equipe do Palmeiras

Dudu, que sempre jogou pelos lados do ataque, passou a jogar por dentro, liberando Willian bigode, e Rony, para jogarem pelas pontas. Na vitória sobre o Guaraní do Paraguai, na última quarta-feira, a ideia funcionou. 
O camisa 7 fez bom jogo, e a equipe dominou a Inter de Limeira. No entanto, o esquema tático não foi suficiente pra fazer o ataque acertar a pontaria e furar a retranca adversária. Os quatro jogadores de frente tiveram chances de marcar, mas não aproveitaram. 

Além disso, os atacantes ficaram longe dos meio-campistas, o que teria prejudicado a transição entre defesa e ataque. Outro ponto importante desse quebra-cabeça que o treinador do Palmeiras precisa resolver diz respeito ao meio. Mais uma vez, Luxa apostou nos experientes Bruno Henrique e Ramires, que começaram os dois últimos jogos como titulares.

No Limeirão, no entanto, os dois foram substituídos no intervalo. Bruno Henrique saiu para a entrada de Patrick de Paula, e Ramires deu lugar a Zé Rafael. Vendo que o sistema com quatro atacantes não funcionava, Luxa resolveu mudar outra vez: tirou o atacante Luiz Adriano e colocou Lucas Lima, na esperança de melhorar a criação e fazer a bola chegar com mais qualidade à frente, e apostando na velocidade de Rony. 

Mesmo com um jogador a mais, a equipe não conseguiu chegar ao gol. E apesar do domínio, teve menos chances claras no 2º tempo, e mostrou que Luxa ainda não conseguiu encontrar a melhor forma de fazer o Palmeiras ser efetivo. 


Agora, com a possível paralisação do Campeonato Paulista a partir desta segunda-feira por conta da pandemia do coronavirus, o técnico pode ter muito mais tempo livre para -durante os treinamentos e possíveis chegadas de ''reforços pontuais'' segundo a diretoria- finalmente encontrar uma equipe titular ideal. O presidente Galiotte nesta segunda-feira, 16, em reunião da Federação Paulista de Futebol, deve informar que apoia que o Campeonato Paulista seja imediatamente interrompido.

Comentários