Nova função, inspiração em Zé Roberto e chances no Palmeiras: o ano de 2020 de Zé Rafael





Depois de pouco mais de dois meses de jogos em 2020, Zé Rafael pode ser considerado hoje a principal mudança tática do Palmeiras para este início de temporada. Com Vanderlei Luxemburgo, o antes meia-atacante foi recuado para uma função um pouco mais defensiva e assim vem jogando desde o Torneio da Flórida. 


Como volante que tem liberdade para sair para o jogo, o camisa 8 do Verdão foi titular em metade dos jogos oficiais no ano. Mas ainda precisa de tempo para se adaptar melhor.

É uma novidade para mim, uma questão de tempo para me adaptar 100%, mas já me sinto muito bem nessa posição. Sempre atuei do meio para frente, recebendo a bola para criar ou concluir as jogadas de ataque. Como volante, preciso destruir a jogada do adversário e começar a construir a nossa. É diferente, mas sempre tive facilidade para roubar bolas e acho que tenho uma boa visão de jogo e um bom passe, o que me ajuda nesse posicionamento – disse o palmeirense.

Zé Rafael não teve tanto tempo de estudar a posição por causa do calendário apertado entre jogos do Campeonato Paulista e Libertadores. Mas um ídolo recente do Palmeiras foi uma inspiração.

Foi tudo tão rápido que fui pegando o ritmo nos treinamentos mesmo. Claro que com o tempo a gente vai observando alguns jogadores da posição e vendo no que podemos melhorar. O próprio Zé Roberto, que jogou aqui, era um meia que às vezes jogava mais recuado para começar as jogadas do time, e isso serve de inspiração – contou.

Contratado em 2019, Zé Rafael soma 53 jogos e oito gols marcados com a camisa palmeirense. O atleta de 26 anos tem contrato até o fim de 2023, mas já se sente realizado por atuar pelo clube que torcida na infância.

É um sonho que realizei e trabalho todos os dias com muita força de vontade para dar o meu melhor com a camisa do Palmeiras. Minha família ficou muito feliz quando vim para cá, mas a cobrança também aumentou. Sei da responsabilidade de vestir a camisa de um clube gigante como o Palmeiras e isso me faz ter sempre mais vontade de conquistar coisas importantes aqui.

O elenco do Palmeiras não tem previsão de reapresentação na Academia de Futebol, como protocolo para evitar a propagação do coronavírus. As rodadas do Campeonato Paulista e da Libertadores estão suspensas. 

Os atletas têm seguido cartilha elaborada pelo Núcleo de Saúde e Performance do Verdão para o período de isolamento, com recomendações de exercícios e alimentação.

– É um período muito complicado que estamos vivendo, nunca tinha passado por algo parecido. Estamos acompanhando tudo o que está sendo falado e seguindo as recomendações para ficar em casa, evitando contato e contágio. Ter a família por perto é fundamental, pois um acaba fazendo companhia para o outro de forma segura. É importante essa conscientização social para que possamos passar logo por essa situação – afirmou Zé Rafael, que mandou recado aos torcedores.

Acho que a mensagem principal é para que todos fiquem em casa, respeitem as orientações para que possamos passar por esse momento o mais rápido o possível. Sei que estão ansiosos para voltarem ao estádio, assim como nós estamos para voltar a jogar, mas precisamos nos resguardar agora e lá na frente voltar com tudo para comemorarmos grandes conquistas juntos – completou.

Comentários