Palmeiras empata com o Botafogo no Allianz, e dá adeus a Libertadores 2024




22 Agosto 2024 - 00h27
O Palmeiras buscou o empate, até virou o placar mas por uma decisão do VAR o terceiro gol do time alviverde foi anulado nos minutos finais no Allianz Parque, mantendo o empate em 2-2 na noite desta quarta-feira, 21. O resultado garantiu vaga ao alvinegro nas quartas de final da Libertadores da América. Os cariocas já tinham vencido na ida por 2-1.

O Botafogo abriu o placar no início do segundo tempo, e ampliou quase dez minutos depois; Igor Jesus e Savarino marcaram os 2 primeiros gols, enquanto Flaco López e Rony empataram para o Palmeiras, na reta final, aos 40' e 44' minutos.

No penúltimo minuto de jogo, Gustavo Gómez virou o placar para o Palmeiras, mas a arbitragem checou o lance polêmico no VAR, alegando um suposto toque de mão do zagueiro, antes do chute ao gol. Em bola na área, Lázaro chutou, ela bateu em Gómez e voltou para Gabriel Menino chutar novamente em cima de Gómez, que virou e fez o gol, mas a bola teria tocado em sua mão. O VAR acionou o árbitro, que anulou o gol que levaria a decisão aos pênaltis.

O adversário do Botafogo nas quartas de final será definido nesta quinta-feira (22) na partida entre São Paulo e Nacional (URU). A final da competição está marcada para 30 de novembro. 

Antes do duelo contra o time alvinegro do Rio, a torcida do Palmeiras pendurou nas arquibancadas do Allianz a frase 'time da virada'. Em verde, branco e vermelho, as faixas combinavam com as bandeiras distribuidas nos degraus abaixo e agitadas na entrada do time ao gramado. A música tema foi cantada, ecoando por todo o Allianz Parque. 

Em campo, o Botafogo não se intimidou e buscou jogo. Savarino acertou a trave em lance trabalhado pelo time alvinegro na intermediária ofensiva. Aos 20' o time alviverde finalmente acordou, e voltou a assustar em jogadas com Estêvão. O garoto que foi constantemente acionado no jogo, foi travado na primeira tentativa e, depois achou Ríos no fundo, e o chuveirinho na árena se tornou uma chance absurda perdida por Flaco, que cabeceou muito mal. Apesar disso, o time alviverde seguiu encurralando o adversário, forçando-os a tirarem a bola da defesa por várias vezes no chutão. 

Segundto tmepo — O time alviverde acionou Estêvão constantemente enquanto o Botafogo se fechava no resultado e buscava os contra-ataques. Em lance de desatenção alviverde, a bola escapou de um lateral, passou por Matheus Martins que escapou da marcação e sobrou com Savarino que no chão, cruzou para Igor Jesus abrir o placar; 0-1. 

O time alviverde tentou reagir, mas foi o Botafogo que voltou a balançar as redes em apenas quase dez minutos depois do 1º gol. Savarino escapou e penetrou a grande área de frente para o Weverton, e acertou no gol para os visitantes: 0-2. 

O time alviverde busca a igualdade: Aos 40', Gabriel Menino cobrou falta na área, e Flaco finalmente conseguiu superar o goleiro John, cabeceando no gol: 1-2. Já aos 44', Rony pegou uma segunda bola dentro da área, e tocou para o gol empatando o duelo: 2-2. 

¡Adiós libertadores!
No apagar das luzes do Allianz, Gustavo Gómez virou o placar e fez o Allianz Parque explodir em festa, mas não por muito tempo. O VAR alegou toque de mão e anulou o gol. No reinício do jogo, Gabriel Menino acertou um chute no travessão, em seguida o juiz apitou o fim do jogo.

Os conceitos da equipe nesta quarta (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo):

Weverton [GOL]: Regular
Marcos Rocha [LD]: Regular
Gabriel Menino [MEIO]: Regular
Gustavo Gómez [ZAG]: Regular
Vitor Reis [ZAG]: Regular
Caio Paulista [LE]: Regular
Zé Rafael [MEIO]: Regular
Aníbal Moreno [MEIO]: Regular
Richard Ríos [MEIO]: Regular
Rony [ATA]: Regular
Raphael Veiga [MEIA]: Péssimo
Maurício [MEIA]: Péssimo
Estêvão [ATA]: Regular
Flaco López [ATA]: Péssimo
Felipe Anderson [MEIO]: Péssimo
Lázaro [ATA]: Péssimo

Gómez marcou o terceiro gol alviverde do duelo no Allianz, mas o lance foi anulado após revisão no VAR (Foto: Palmeiras/Canon)

FICHA TÉCNICA: 
Jogo: Palmeiras 2-2 Botafogo │ Libertadores - Oitavas de Final 2/2
Data: 21 Agosto 2024 - Quarta-feira
Local: Allianz Parque, em São Paulo 
Público: 40.269 
Renda: R$ 4.706.504.52 
Arbitragem: Facundo Tello 
Assistentes: Juan Pablo Belatti e Cristián Navarro 
VAR: Silvio Aníbal Trucco 
Gols: (BFR) Igor Jesus (10'/2T), Savarino (18'/2T); (SEP) Flaco (40'/2T), Rony (44'/2T) 
Cartões amarelos: (SEP) R. Ríos; (BFR) A. Barboza, Gregore e Mateo Ponte 

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (G.Menino), Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista; Zé Rafael (Aníbal), Richard Ríos (Rony) e Raphael Veiga; Estêvão, Felipe Anderson (Lázaro) e Flaco. 

BOTAFOGO: John; Ponte, Bastos, Barboza e Cuiabano (Hugo); Gregore (D.Barbosa), Marlon Freitas, Luiz Henrique (M.Martins) e Savarino; T.Almada (Tchê Tchê) e Igor Jesus (Tiquinho Soares) 


  • Próximo jogo: Palmeiras x Cuiabá │Brasileirão 24ª Rodada │ Data: 24/08 Hora: 18h30 Estádio Brinco de Ouro [Transmissão: Premiere]

Comentários