FELIZ ANO NOVO 2023 🎉





31/12/2022 - 23h59
Habituado as conquistas nos últimos tempos, o Palmeiras viveu mais uma temporada feliz em 2022. Mais três títulos garantidos com Abel Ferreira em um ano de grandes momentos. E concluiu a temporada com o protagonismo de Endrick, nova joia da base.

O alviverde iniciou o ano disputando o mundial de clubes, que ocorreu com o paulistão já em andamento. Como tricampeão da Libertadores 2021, o alviverde foi ao torneio intercontinental com o intuito de superar a campanha frustrante de 2020, quando ficou em #4 lugar.

Espantando a zebra, o alviverde venceu o Al-Ahly na semifinal, e na final do mundial encarou o Chelsea. Após o 0-0 no 1º tempo, o clube campeão europeu abriu o placar no início do 2º tempo. Com Raphael Veiga, o alviverde buscou o empate, de pênalti, mas os ingleses marcaram o gol do título já na prorrogação, com Kai Havertz, também de pênalti, com a polêmica discussão de ''bola na mão'' no zagueiro.

Após voltar ao Brasil, Palmeiras se focou no Paulista, mas teve outro torneio a frente. O Palmeiras encarou o Athletico-PR pela Recopa Sul-Americana. Após empate disputado de 2-2 na Arena da Baixada, o alviverde triunfou no jogo de volta, por 2-0 no Allianz Parque.

Foi o primeiro e inédito título celebrado na temporada, no início de março. A conquista embalou ainda mais o time no Paulista, e fase de grupos com a melhor campanha, com 30 pontos, nove vitórias e três empates em 12 jogos.

No mata-mata estadual, o Palmeiras passou por Ituano e Red Bull Bragantino até ter o São Paulo na final. Na ida, a equipe viu o rival marcar 3-0 no Morumbi, mas o gol de Veiga, nos últimos minutos garantiu um fio de esperança.

Na volta o Palmeiras entrou determinado no Allianz Parque, e obteve uma virada histórica com gols de Danilo, Zé Rafael e Veiga (2x), goleando o SPFC por 4-0, e descontou a derrota do ano anterior.

Apesar disso, a temporada alviverde não teve só triunfos. Após as conquistas no 1º semestre, o sofreu eliminações na Copa do Brasil, e Libertadores. Na competição nacional, o alviverde saiu cedo, antes do esperado, nas oitavas de final. Novamente o rival levou a melhor na ida no Morumbi, ao vencer por 1-0. 

Na volta no Allianz Parque, Palmeiras abriu 2-0, placar que daria a vaga, até que de forma inédita, Veiga perdeu um pênalti que daria o 3º gol. Em seguida, o SPFC diminuiu o placar com gol irregular ignorado pelo VAR, levando a decisão para a dura disputa de pênaltis, onde mais uma vez, o o alviverde foi eliminado.

Na Libertadores, o Palmeiras defendia o bicampeonato consecutivo e seguia rumo a mais uma final. O time de Abel Ferreira fez a melhor campanha da história da 1ª fase e superou Certo Porteño e Atlético-MG nos mata-matas. Na semifinal, enfrentou o Athletico-PR em dois jogos parelhos. Na ida, o time paranaense saiu em vantagem por 1 a 0.

Na volta, mais um roteiro dramático no Allianz Parque. O Palmeiras fez 2-0, mesmo com um a menos desde o fim do 1º tempo, após a expulsão do zagueiro Murilo. Porém, o Athletico-PR buscou o empate, e o alviverde se despediu da competição continental em casa.

Consistência e título incontestável no Brasileirão O discurso após a Libertadores foi um só: restam “13 finais”. Foi o número de rodadas restantes no Brasileirão, já liderado pelo alviverde desde a 10ª rodada.

A campanha alviverde foi consistente do início ao fim. No início da temporada, a conquista da competição nacional era avaliada como um dos principais objetivos, internamente. O titulo Brasileiro veio de forma antecipada, na 34ª rodada. No fim, o Palmeiras somou 81 pontos, 23 triunfos, 12 empates e só três derrotas. Foram 66 gols marcados e só 27 contra, sendo o melhor ataque e melhor defesa.

Endrick, nova revelação da Academia Em meio a conquistas e alguns percalços, 2022 também ficou marcado pelo surgimento de nomes promissores. Endrick iniciou o ano com protagonismo na inédita conquista da Copinha, aos 15 anos. No fim da temporada, foi integrado ao time principal, e fazendo gols na campanha do hendeca. Vendido ao Real Madrid por 72 milhões de euros, ainda terá uma temporada e meia no alviverde, até partir ao velho continente em julho de 2024, quando terá 18 anos.

Números gerais Em 2022, Palmeiras disputou 74 jogos, com 48 vitórias, 19 empates e somente sete derrotas, com um aproveitamento de 73,4%. Neste período, foram 142 gols marcados e 50 sofridos.
 

FELIZ ANO NOVO 2023
Fim de ano é tempo de festa e celebração, mas também de reflexão, de análise e de recomeços. Para trás fica um ano que agora acaba, e dele devemos guardar o bom e esquecer o que não foi tão bom.

Do sofrimento e das lágrimas guardemos apenas a certeza de que, a elas sobrevivemos. Dos erros guardemos a aprendizagem, e das dificuldades guardemos o momento de superação.

Devemos sentir alegria e gratidão por mais um ano vivido, e apesar de tudo que tenha acontecido, o importante é que chegamos até aqui. E hoje somos mais experientes, mais fortes e mais sábios.

Hoje é tempo de encher o coração de otimismo, esperança e sonhos, é tempo de recomeçar, e renovar, pois um novo ano vai começar, e podemos vivê-lo e aproveitá-lo ao máximo. Que todos tenham um feliz e próspero Ano Novo 2023! 🥂🍾

Comentários