As possiveis 'saídas' no elenco alviverde
02/12/2022 - 18h29
O Palmeiras já teria definido quatro nomes de seu elenco que considera negociáveis para a próxima temporada: o goleiro Vinicius Silvestre, o zagueiro Kuscevic, o lateral-esquerdo Jorge, e o atacante Wesley. Segundo o diário Uol Esporte, esses quatro são os primeiros tripulantes da barca alviverde.
Cada um tem suas particularidades para ter entrado na barca de saída. Mas, em comum, todos têm a avaliação da comissão técnica de que possuem mercado e futebol para se firmar em outros clubes —e de que haverá pouco espaço para eles no elenco.
Alguns jogadores das categorias de base também serão promovidos com potencial de crescimento dentro do elenco, o que pode tornar a vida destes quatro atletas ainda mais complicada.
Alguns jogadores das categorias de base também serão promovidos com potencial de crescimento dentro do elenco, o que pode tornar a vida destes quatro atletas ainda mais complicada.
Vinícius Silvestre seria quarto goleiro: Formado nas categorias de base, o goleiro Vinícius é o jogador há mais tempo no Palmeiras. Junto com Dudu, é o único remanescente da conquista do Campeonato Brasileiro de 2016.
Mas, com a chegada de Marcelo Lomba em 2021, que renovou seu contrato para mais uma temporada, a tendência é que o goleiro siga com pouco espaço. Em 2022, por exemplo, ele entrou em campo apenas uma vez.
A promoção do goleiro Kaique, campeão da última edição da Copinha, também já está definida, o que tornaria a concorrência no setor ainda maior. Clube e estafe de Silvestre entendem que um empréstimo é o formato ideal de negociação. O arqueiro já foi sondado por clubes que vão disputar a Série A-1 do Paulistão e a Série A do Brasileiro.
Kuscevic quer ser titular: Selecionável de seu país, o chileno quer jogar regularmente, algo complicado para ele num elenco que tem Gustavo Gómez, Murilo e Luan. Para complicar a situação do defensor, Kaiky Naves, também campeão da Copinha, será promovido e vai participar da pré-temporada dos profissionais.
Kuscevic já comunicou à diretoria que gostaria de ser negociado. O atleta tem mercado em seu país e outros territórios da América do Sul. Mas uma negociação para mercados da Europa também é vista como possível, já que ele possui passaporte comunitários como descendente de croatas.
O jogador custou US$ 1,5 milhão —(R$ 7,7 milhões pela cotação atual)— por 50% de seus direitos econômicos em 2021. Seu contrato com o Verdão termina em 2025.
Jorge perdeu disputa com Vanderlan: O lateral-esquerdo chegou ao clube junto com Piquerez, de graça, em agosto de 2021. O jogador assinou contrato até dezembro de 2025, e o Palmeiras passa a deter 50% dos seus direitos econômicos, em sociedade com o Monaco (França).
Jorge precisou de dois meses para estar 100% fisicamente e recuperado da cirurgia de reconstrução de ligamento cruzado anterior do joelho direito. Mas nunca ameaçou o lugar do uruguaio.
Em 2022, deixou até mesmo de ser a primeira opção para a lateral-esquerda, perdendo a disputa para Vanderlan, promovido do sub-20. No campo, após falha no empate em 1 a 1 com o Fluminense pelo 1º turno do Brasileiro, caiu em desgraça com a torcida.
O jogador foi vítima de um ataque com pedra de torcedores nas proximidades da Academia de Futebol. Por conta de todo esse cenário, ele não se oporia a uma saída. Seu nome tem sido vinculado ao Santos e ao Cruzeiro, mas não houve propostas concretas.
Como empecilho para a saída, está o seu alto salário, que inclui as luvas pela assinatura de contrato diluídas mensalmente.
Wesley teve queda acentuada de produção: Desde o fim da temporada 2020, o atacante só vem perdendo espaço no Palmeiras. Recém-recuperado de uma lesão de menisco em novembro daquele ano, já foi titular de Abel Ferreira na final da Copa do Brasil em março de 2021, por exemplo.
Mas Wesley não evoluiu dentro do esperado. Viu Veron passar na sua frente, e mesmo após negociação do hoje atacante do time português Porto, Wesley não voltou a ter protagonismo.
Com as chegadas de Merentiel e López, além da promoção de Endrick, o deslocamento de Rony para a ponta passou a tornar quase inviável a escalação do atacante. Na reta final da temporada, ainda viu Breno Lopes ultrapassá-lo.
Com Giovani iniciando 2023 entre os profissionais, a situação é ainda pior. E como o jogador tem mercado no exterior —esteve perto de uma transferência para o New York City (EUA) em 2021—, o Palmeiras entende que chegou a hora de Wesley atuar em outro clube.
Breno Lopes também pode sair: A situação do herói da conquista da Libertadores de 2020 não é de iminente saída, mas é um caso que pode vir a ser estudado, em caso de propostas.
Breno teve um crescimento na reta final de 2022, tornando-se a primeira opção vinda do banco para a ponta, após a saída de Veron. Ainda em 2021, o jogador recebeu uma proposta do futebol japonês, mas a comissão técnica preferiu ficar com o jogador no elenco. A avaliação é de que ele tem possibilidade de seguir jogando, mas que também tem mercado.
Comentários